Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019

facebook_icon

Hoje: Máx 26Cº / Min 16°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Volume de chuva irá diminuir nesta terça

Previsão para os próximos dias é de sol e tira qualquer possibilidade de uma enchente na região do Vale do Itajaí. Secretário da Defesa Civil de Blumenau, também dá dicas para evitar notícias falsas

461431ad5e29d0354ea58f62477f6fa6.jpg Foto: Artes JP/Gustavo Anesi

Desde semana passada, a chuva voltou a dar as caras nesta semana em Pomerode e região. Porém, nos últimos dias, o volume aumentou de maneira considerável, principalmente nos últimos dias de agosto, chegando a registrar, em média, 52,2 milímetros no mês todo.

Porém, essa chuva que atinge nossa cidade e outras do Vale do Itajaí, está perto do fim. Amanhã a previsão é de tempo estável, sem a possibilidade de chuva na cidade. Mesmo como todo esse volume de água que caiu nos últimos dias de agosto e nos primeiros de setembro, os rios, que estavam em período de seca, devido à estiagem do mês anterior, estão com níveis normais, sem possibilidade de cheias.

O Secretário da Defesa do Cidadão de Blumenau, Olímpio Menestrina, diz que a preocupação maior são os possíveis deslizamentos em encostas, devido ao volume expressivo de chuva.

“Nossa maior preocupação, são as encostas, que podem sofrer com deslizamentos e desbarrancamentos, pois o solo está encharcado, devido à chuva que atinge nossa região. Portanto, há uma atenção maior com essas áreas e a Defesa Civil de todos os municípios da região já estão cientes desta situação. Quem mora em áreas de morro, pode entrar em contato com a Defesa Civil do seu município para que possamos averiguar o local”, comenta o secretário.

Fake News

As notícias falsas também geram preocupações para a Defesa Civil de Blumenau. Áudios como a situação crítica das barragens de Ituporanga e José Boiteux, nível alto do Rio Itajaí-Açu e previsão de mais chuva para os próximos dias podem ser consideradas como falsas. O secretário dá dicas para evitar o recebimento dessas informações e pede que a comunidade não compartilhe notícias de caráter falso.

“É importante que a comunidade veja a fonte da notícia para averiguar a veracidade da mesma. O compartilhamento de Fake News atrapalha, e muito, nosso trabalho. Em virtude disto, peço que a população verifique a informação antes de compartilha-la ou entre em contato conosco para saber da real situação da nossa cidade”, destaca

O monitoramento do nível do rio, previsão do tempo e muito mais, podem ser conferidos no site www.alertablu.com.br. As ligações para a Defesa Civil podem ser feitas através do telefone 199.



Tags:
Veja também: