Terca-Feira, 22 de Outubro de 2019

facebook_icon

Hoje: Máx 23Cº / Min 18°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Vitalidade que atravessa o tempo

O Brejeiros F.C., atualmente, se reúne todas as terças-feiras, das 19h às 20h, no campo sintético do Top Society.

c3e7613c39744fc1d74e331534928935.JPG Foto: -Brejeiros F.C. estão na ativa há mais de 30 anosBob Gonçalves / Jornal de Pomerode

Que inúmeras patotas se reúnem semanalmente, em Pomerode, para praticar atividades esportivas, não é nenhuma novidade. E uma delas existe desde 1988, jogando sempre no mesmo local. Trata-se da turma do Brejeiros F.C. que, atualmente, se reúne todas as terças-feiras, das 19h às 20h, no campo de grama sintética do Top Society.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
https://jornaldepomerode.com.br/novo/midia/banners/banner_808x164/29f51f06e48d9e702fd26857397d83d9.jpg

 

Vários jogadores passaram pela patota durante essas mais de três décadas de existência. Hoje em dia, o grupo tem 26 participantes efetivos. E um deles, é muito especial, por se tratar de um dos fundadores e se manter ativo, aos 76 anos de idade. Trata-se de Ingomar Gruetzmacher, que completou mais um ano de vida, na última quarta-feira, dia 18 de setembro. “O atual destaque, pela sua força de vontade, espírito de integração e exemplo de vida, é o nosso estimado aniversariante, sr. Ingomar. Com seus 76 anos completos, dificilmente falta às ‘peladas’ semanais, jogando na posição de atacante e participando, ativamente, das jogadas, em meio a uma equipe com idade média de 35 anos. Ele joga os 60 minutos ininterruptos e nos surpreende com jogadas em que, muitas vezes, até resultam em gols”, revela o presidente da patota, Ricardo Fuck.

 

Aos 76 anos, Ingomar Gruetzmacher mostra qualidades que são exemplo para os mais jovens (Foto: Bob Gonçalves)

Ainda, segundo ele, é um privilégio poder dividir momentos de confraternização com essa “lenda viva”, que, além de se divertir, automaticamente, dá a todos uma lição de vida, força de vontade, persistência e qualidade de vida. “Sr. Ingomar, gostaríamos todos de lhe desejar um Feliz Aniversário, com muita saúde e vida longa. E que o sr. possa participar, por muitos e muitos anos ainda conosco, fazendo seus gols no meio dessa ‘molecada’”, homenageia Fuck.

Alguns dos integrantes também fizeram questão de deixar a sua mensagem a Ingomar Gruetzmacher, por tudo o que representa, não só para os Brejeiros, mas também, para o esporte e à cidade de Pomerode.

 

(Foto: Bob Gonçalves / Jornal de Pomerode)

Muito mais que amigo: um exemplo. O que falar dessa pessoa que nos dá a honra de compartilhar uma hora ou, às vezes, um pouco mais de entretenimento, uma vez por semana, no futebol de terças-feiras. Falo do atacante, sr. Ingomar Gruetzmacher.

A importância de ter ele conosco, dentro de campo, é de muita responsabilidade e diversão ao mesmo tempo. Sempre jogando na frente, acreditem, ele tem “faro de gol”. Alguns lances não dão certo, porém, quando é uma jogada que resulta em um gol do sr. Ingomar, é uma grande alegria para todos. Uns gritam, outros abraçam, em geral, incentivamos esse grande jogador. Agora, aqueles lances que não saíram tão bem, ficam para serem autocriticados nos bastidores, por ele mesmo e alguns jogadores que participaram das jogadas. Sim, como todo bom jogador, o sr. Ingomar faz autocríticas, para melhorar, aprender com os “erros” e não repeti-los na próxima partida.

 

A importância de ter ele conosco, dentro de campo, é de muita responsabilidade e diversão ao mesmo tempo. Sempre jogando na frente, acreditem, ele tem “faro de gol”.

 

No entanto, me pergunto: o que comentar ou criticar uma pessoa que está comprometida conosco toda semana, alegrando e nos trazendo harmonia e respeito, dentro e fora de campo, através do futebol, nos mostrando o verdadeiro sentido de equipe e companheirismo? Eu penso: vamos chegar na idade dele e jogar ou praticar um esporte?

O maior aprendizado, no pouco tempo que faço parte do grupo, é a simplicidade das nossas conversas, o cumprimento honesto, todo o seu carisma pelo grupo e o exemplo de vida que ele nos traz. É muito gratificante jogar com você, “seu” Ingomar (como te chamo), é uma honra estar com você batendo aquela bola semanalmente. Aproveito, sr. Ingomar, para te desejar um Feliz Aniversário e que Deus lhe conceda muitos anos de vida e, assim, nos repasse toda sua sabedoria, dentro e fora de campo.

Um grande abraço, amigo vizinho. Valeu por tudo, talismã ícone do BJFC!!!

Gênesis Ferreira

 

Conheço o sr. Ingomar já faz mais de 15 anos, desde a época dos Veteranos do Ribeirão Areia, onde joguei algumas partidas ao seu lado (mesmo eu não tendo idade de veterano, na época). Hoje, jogo todas as terças na patota Brejeiros e pretendo jogar muitos anos ainda ao seu lado, pois “já renovamos o contrato dele para próxima temporada”.

Seu Ingomar é lembrado, hoje em dia, por outras equipes de veteranos de outras cidades. Toda vez que temos amistosos, algum jogador pergunta sobre ele, “o ‘senhorzinho’ de cabelo de algodão”. Sempre respondo que ele está atuando ainda, rumo ao milésimo gol (acredito que este número já foi superado).

 

 Toda vez que temos amistosos, algum jogador pergunta sobre ele, “o ‘senhorzinho’ de cabelo de algodão”. Sempre respondo que ele está atuando ainda, rumo ao milésimo gol.

 

(Foto: Bob Gonçalves / Jornal de Pomerode)

Tenho muito orgulho de poder jogar ao seu lado, sempre educado, jovial e de uma energia incomparável. Difícil ele se ausentar dos jogos, acho muito legal as histórias que ele conta, sobre o Exército, pescarias, jogos e resenhas após cada jogo. Ao final de cada partida, indiferente se ele estava no meu time ou não, sempre agradeço a sua presença, desejo boa semana e peço que venha na próxima partida, com um forte abraço. Seu Ingomar é um exemplo para todas gerações, não só como jogador, mas como pessoa. Quem conhece, sabe do que estou falando. Faltam palavras para descrever, só tenho a agradecer a ele e desejar longevidade e muitos gols ainda.

Ronaldo Batista

 

Falar do sr. Ingomar Gruetzmacher é muito fácil, pois se trata de uma pessoa fantástica, sensacional, boa gente, bom de conversa, bom de parceria. Um cara “pra frente”, sempre de bom humor, alto astral e muito positivo. E como atleta, é um exemplo para a cidade, por tudo o que já fez e construiu pelo esporte de Pomerode. Ou seja: é uma unanimidade.

 

Um cara “pra frente”, sempre de bom humor, alto astral e muito positivo. E como atleta, é um exemplo para a cidade, por tudo o que já fez e construiu pelo esporte de Pomerode.

 

Dentro da nossa patota, ele é muito bem quisto, todos gostam muito dele. Achamos sensacional, uma pessoa nesta idade, conseguir ainda fazer um jogo semanal de patotas, sem faltar. Todas as terças-feiras ele está com a gente e joga por uma hora, no meio de pessoas entre 25 e 35 anos. Lógico, ele não tem a condição física de acompanhar todo mundo, mas consegue fazer a função dele de atacante, marcando gols. Dificilmente “passa em branco” em algum jogo. E nós todos oferecemos as condições para que ele participe e se envolva, inclusive, no pós-jogo. Ele é muito bacana na resenha, o que gera muitas histórias e boas risadas. Isso, com certeza, não falta, esse homem é uma enciclopédia de histórias, não só envolvendo o esporte, mas em todos os setores.

Para o grupo, é uma satisfação imensa, uma pessoa de 76 anos estar participando ativamente. Esperamos que ele possa continuar conosco por mais e mais anos. Desejo ao amigo Ingomar um excelente aniversário, saúde, muito sucesso e que continue sendo esse parceiro fantástico que ele é.

Francis Fachini

 

(Foto: Bob Gonçalves / Jornal de Pomerode)

Quer receber as notícias de Pomerode e região pelo WhatsApp? Clique aqui.



Tags:
Veja também: