Domingo, 18 de Agosto de 2019

facebook_icon

Hoje: Máx 28Cº / Min 17°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Viajando pelos sabores da Alemanha

Festival Gastronômico de Pomerode inicia no dia 03 de julho e lançamento do evento ocorreu com a presença de convidados em noite dedicada à gastronomia

8a8c4c2cf17780521b211912d740df6f.jpg Foto: Tatiane Hansen / Jornal de Pomerode

Um dos meses mais esperados do ano, finalmente chegou. Afinal, é nele que acontece o Festival Gastronômico, um dos eventos mais charmosos e renomados da região. Julho nos lembra do inverno e, com ele, as delícias das baixas temperaturas quando falamos em gastronomia.

E para já entrar no clima, na noite de segunda-feira, 24 de junho, foi realizado o evento de pré-lançamento do 15º Festival Gastronômico de Pomerode, no Restaurante Wunderwald, em Testo Central. Na oportunidade, foram apresentados os pratos destaque de cada um dos 12 restaurantes participantes da edição de 2019.

No evento, as receitas foram servidas e os presentes puderam saborear os pratos elaborados com inspiração na temática “Viajando pelos Sabores da Alemanha”. “É muito prazeroso, porque viajamos junto na temática do Festival e esta união entre a família Avip, e principalmente entre os gastrônomos, faz com que a gente apresente um novo prato e, também possa degustar das receitas de outros restaurantes, que acabam virando nossos amigos”, comenta Marlene Volkmann, vice-presidente da Avip e proprietária da Torten Paradies.

Além de todo o charme do evento, neste ano, o cardápio traz uma autêntica viagem pelos quatro cantos da Alemanha. Cada um dos restaurantes participantes do Festival traz um prato especialmente criado, que representa uma região alemã e suas tradições. 

“O tema é diferente, mas a Alemanha sempre está embutida na nossa gastronomia e não temos como fugir disso. É algo que dá certo, a nossa gastronomia é típica alemã, mas agora os restaurantes fizeram uma grande imersão, um estudo, cada um sobre a sua região. Eles descobriram coisas muito diferentes, dos alimentos, dos temperos, da localidade. É muito bacana ver o conteúdo que conseguiram trazer da cultura para a gastronomia” Rejane Koch Goede, representante da Avip.

Outra novidade da 15ª edição do Festival Gastronômico será o menu de drinks. Desenvolvidos especialmente para o evento, eles também foram inspirados na gastronomia germânica.

Um dos destaques é a bebida baseada no Apfelstrudel – uma sobremesa típica alemã – que leva maçã e especiarias. Além disso, duas cervejarias e uma carta de vinhos especial estarão disponíveis para o público.

O 15º Festival Gastronômico funcionará de segunda a sábado, a partir das 18h e aos domingos das 10h às 15h. Os ingressos terão valor de R$ 10,00 e, de segunda a quarta, pomerodenses não pagam. Entre os destaques da estrutura está a climatização do espaço, com aquecedores e mantas para os visitantes.

 

Conheça os pratos estrelas do 15º Festival Gastronômico de Pomerode

Bayerische Brotzeit - Restaurante Currywurst

Feito com salsicha artesanal branca e vermelha, Leberkäse (bolo de carne bovino/suíno) , “Obazda” típico patê de queijo Camembert, Bretzel, tomate cereja, brotos de feijão e mostardas. Tradicionalmente na Bavária, as pessoas vão ao “Biergarten” com a família e os amigos, comer uma Bretzel com salsichas ou Leberkäse.  Local de inspiração: Bayern / Bavária.

 

(Foto:William Bucholtz)

 

Forellenfillet  mit  Frankfurter Grüner Sosse,  Salzkartoffeln und Sauerkrautchips - Restaurante Cervejaria Schornstein

Filet de Truta grelhado, molho de ervas à moda de Frankfurt, batatas sautée e chips crocantes de chucrute. O molho de ervas de Frankfurt, “Grüne Sosse” ou “Gri Sos” no dialeto, traz todo o frescor de ervas fresquinhas picadas, mostardas e temperos. Destaque para os chips de chucrute – que dão um aroma todo especial ao prato. 
Local de inspiração: Hessen / Hesse.

 

(Foto:William Bucholtz)

 

Goldbroiler mit Kartoffelsalat - Wox Club

Peito de frango temperado com mostarda e páprica, num empanado crocante e dourado – chamado de “Broiler”, acompanhado de uma salada de batatas com maçã e pepino em conserva sem maionese e servida morna. Ícone da Alemanha Oriental durante o regime comunista, quando o governo incentivava o consumo de frango. Um prato que fez história e relembra os anos da Alemanha antes da sua reunificação, em 1989.

Local de inspiração: Sachsen - Anhalt  (Alta Saxônia).

 

(Foto: William Bucholtz)

 

Hunsrücker Gefüllte Klösse - Bierwein

Nhoque de batata, recheado com carne moída, bacon, linguiça e alho poró, servido na cama de chucrute ao vinho branco e molho cremoso de bacon. Dos mais tradicionais dessa região alemã, esse prato é preparado para os almoços de família – sendo que cada família tem seu segredo no recheio.  Nosso segredo: o toque especial da Linguiça Blumenau. O chucrute tem sabor único do vinho branco, remetendo aos vinhedos dessa região de onde temos os melhores vinhos brancos alemães, os “Mosel-Saar-Ruwer”.

Local de inspiração: Rheinland-Pflaz & Saarland (Renânia-Palatinado & Sarre).

 

(Foto: William Bucholtz)

 


Rheinischer Sauerbraten mit Semmelknödel und Rotkohl - Torten Paradies

Prato típico da região de Nordrhein Westfalen. Esta carne Bovina, fica durante cinco dias marinando no vinho tinto, ervas frescas e especiarias. Tem um leve sabor agridoce, pois o molho é finalizado com uvas passas e pão de mel. Acompanhado pelo famoso “Semmelknödel” (Nhoque alemão) e repolho roxo. 
Local de inspiração: Nordrhein Westfalen (Renânia do Norte-Vestfália).

 

 

(Foto: William Bucholtz)

 

Müller Stipp - Restaurante Sabor do Sul

Sardinhas fritas ao molho cremoso de bacon, batatas cozidas. Prato tradicionalmente preparado pelos marinheiros do Mar do Norte durante as pescas em alto mar, esse prato traz a essência do marinheiro alemão, que leva os ingredientes no barco – bacon e batatas – para preparar com os peixes. O molho recebe o aroma do bacon defumado, combinando de forma especial com as sardinhas. Embarque conosco em direção ao Mar do Norte.

Local de inspiração: Schleswig Holstein & Hamburg.

 

(Foto: Wiliam Bucholtz)

 

Mecklenburger Rinderbraten - Mundo Antigo

Contra-filet na chapa, molho de raiz forte e uva-passa, acompanha batatas sautée e cenourinhas cozidas. Tradicionalmente, este prato é servido em festas de família na Pomerânia. O destaque é o molho de raiz forte com uva-passa – uma combinação aromática e envolvente. 

Local de inspiração: Mecklenburg Vorpommern  (Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental)

 

(Foto: William Bucholtz)

 


Maultaschen - Restaurante Funiculì Funiculá

Prato tradicional da região da Suábia, em Baden-Württemberg. Massa artesanal tipo ravioli, com recheio tradicionalmente composto de carne moída, espinafre, migalhas de pão e cebola, aromatizado com várias ervas e especiarias. A especialidade mais amada da Floresta Negra e região.
Local de inspiração: Baden-Württenberg  (Bade-Vurtemberga).

 

(Foto: William Bucholtz)

 

Schweinerippen im Bratfond, Thüringer Klösse und Rotkohl - Restaurante Siedlertal

Costeleta Suína Frita, regada ao molho de especiarias, guarnecido com repolho roxo e  Thüringer Klösse. O Restaurante Siedlertal oferece uma autêntica receita de Thüringen, preparada e mantida pela 4ª geração da Família Schwartz. As costeletas são  marinadas, fritas  e finalizadas com um delicioso molho com especiarias, acompanhadas com os tradicionais Thüringer Klösse (nhoques típicos da Turíngia) e repolho roxo.
Local de inspiração: Thüringen (Turíngia).

 

(Foto: William Bucholtz)

 

Snirtje-Braten mit Rotkohl und Salzkartoffeln - Pop Up Burguer

Tradicional carne de porco refogada e cozida lentamente, para realçar todos os aromas ao molho, acompanhada de repolho roxo e batatas sautée. Esse prato é preparado pelas famílias enquanto estão trabalhando no campo, nos açougues regionais e deve ficar cozinhando por algumas horas. Com isso, o molho fica mais encorpado e a carne, mais saborosa. 
Local de inspiração: Bremen & Niedersachsen (Baixa Saxônia e Bremen).

 

(Foto: William Bucholtz)

 

Berliner Rauchfleisch mit Sauerkraut und Bratkartoffeln - Restaurante Wunderwald

Copa Lombo suína defumada, chucrute e Bratkartoffeln (batatas douradas). Este prato foi criado por um açougueiro de Berlin, Sr. Kassel, que teria começado a preparar este tipo de carne, no fim do século XIX. O mais clássico dos pratos da culinária alemã, hoje é mais conhecido somente por  Kassler.

Local de inspiração: Berlin & Brandenburg.

 

(Foto: William Bucholtz)

 

Schweinefilet in Biersosse - Restaurante Wunderwald

Medalhões de Filet Mignon Suíno, ao molho de cerveja escura, Leipziger Allerlei (ervilhas e cenouras na manteiga à moda de Leipzig), purê de batatas. Uma homenagem do Restaurante Wunderwald à encantadora cidade de Leipzig (Lípsia), na Saxônia, ícone da reunificação alemã, em 1989.
Local de inspiração: Sachsen (Saxônia).

 

(Foto: William Bucholtz)

 

 



Veja também: