Sexta-Feira, 15 de Novembro de 2019

facebook_icon

Hoje: Máx 28Cº / Min 15°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Vereadores Mirins visitam o Foro da Comarca de Pomerode

Na ocasião, foram recebidos pelo Juiz Diretor do Foro de Pomerode e pelo Promotor de Justiça

565d11ada17d7198ce34f17a4069b0c4.jpg Foto: Moira Petrucci / Câmara de Vereadores de Pomerode

Uma experiência única em suas vidas. Na segunda-feira 19 de agosto, os Vereadores Mirins Caio Gustavo Scheiwe, Talita Letícia Lemke, Eliabe Martinhago Koser, João Victor Schwartz, Joyce Cristina Ferreira de Oliveira, Mayara Liz, Luiza Herbstrith Bica e Maíra Daiana Koepp, acompanhados da Assessora da Câmara Mirim, Cleide Rauber, realizaram uma visita ao Foro da Comarca de Pomerode.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
https://jornaldepomerode.com.br/novo/midia/banners/banner_808x164/29f51f06e48d9e702fd26857397d83d9.jpg

 

Na ocasião, foram recebidos pelo Juiz Diretor do Foro de Pomerode, Dr. Bernardo Augusto Ern, e pelo Promotor de Justiça, Dr. José Renato Côrte. O objetivo foi o de conhecer mais sobre as ações do Poder Judiciário.

Ambos recepcionaram os visitantes e fizeram uma breve explanação sobre as atribuições de todos os Poderes constituídos – Executivo, Legislativo e Judiciário, nos âmbitos municipal, estadual e federal – para só então dar início as explicações sobre as funções atribuídas ao Poder Judiciário. Os pequenos parlamentares, encantados, escutaram atentamente as explicações e fizeram vários questionamentos.

Ambos abordaram sobre o funcionamento do Tribunal do Júri, local em que são julgados os crimes contra a vida. Falaram que em Pomerode, felizmente, ocorrem poucos juris, cerca de um a dois por ano. “Existem cidades com o mesmo índice populacional que chega a ter 30 casos por ano”, frisou Dr. Bernardo. Também falaram sobre o Ministério Público e da importância da cidadania. Dr. Côrte explicou como funciona o sistema de perícia diante de um crime. Os estudantes receberam uma verdadeira aula sobre os temas propostos.

“Todos estamos subordinados à Constituição Federal, inclusive o presidente da República. E quando o Executivo ou o Legislativo descumprem a Constituição, o único que pode salvaguardar a ordem é o Judiciário. É ele quem tem esta competência”, explicou Dr. Bernardo. Na sequência, disse que é importante que os mirins saibam o funcionamento dos três Poderes e que repassem estas informações aos seus pais e colegas, pois a grande maioria não tem conhecimento claro sobre como funcionam. Principalmente, para que saibam defender os seus direitos.

Dr. Ern fez um alerta para os jovens ao assistirem televisão e utilizarem as redes sociais, que não acreditem em tudo que veem ou leem, pois, a mídia pode ser tendenciosa. “É uma pessoa que está tendo a visão sobre determinado assunto e não que seja realmente a verdade absoluta. Não leiam a manchete de jornal e já pensem que podem dominar o assunto. Quando se depararem com temas sensíveis, procurem estudar nas mais diversas fontes. Em livros, na internet e com pessoas mais experientes, para que formem suas opiniões de forma mais aprofundada”, acrescentou.

Após, os Mirins foram convidados a conhecer a estrutura do Foro de Pomerode, onde o Chefe de Secretaria, Alexandre Antônio Pedron, conduziu-os aos ambientes explicando sobre seus respetivos funcionamentos. Durante o passeio pelas dependências, foram recebidos pela Juíza de Direito, Dra. Iraci Satomi Kuraoka Schiocchet. Em um encontro que durou mais de uma hora, os mirins receberam inúmeros aprendizados, principalmente sobre a importância de uma boa educação e disciplina. “Vocês vivem um momento importante de suas vidas. Estudem, se dediquem e façam o que for correto sempre. Definam onde querem chegar e se dediquem para isso”, frisou a Dra. Iraci Schiocchet.

 

Quer receber as notícias de Pomerode e região pelo WhatsApp? Clique aqui.



Veja também: