Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019

facebook_icon

Hoje: Máx 20Cº / Min 16°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Vasectomia: procedimento é seguro e tem recuperação rápida

Planejar o tamanho da família é um assunto que, cada vez mais, tem entrado na pauta de casais de todo o mundo

4817267cfe3fb9034514b300643ff728.jpg Foto: Portal da Urologia

Planejar o tamanho da família é um assunto que, cada vez mais, tem entrado na pauta de casais de todo o mundo. Por isso, alternativas cirúrgicas para evitar uma gravidez indesejada chamam atenção de homens e mulheres e, ano após ano, consolidam-se como opções seguras e eficientes. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
https://jornaldepomerode.com.br/novo/midia/banners/banner_808x164/29f51f06e48d9e702fd26857397d83d9.jpg

 

A vasectomia é uma delas. Apesar de ainda estar cercado de dúvidas e mitos, o procedimento vem ganhando espaço. Nos anos 2000, a quantidade de cirurgias realizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) chegou a crescer mais de 300% no Brasil. Porém, em comparação com o número de laqueaduras realizadas em mulheres, ainda é inferior, mesmo sendo mais segura e barata. 

Conforme o urologista Raphael Lahr, o procedimento é simples, apenas com anestesia local, e tem recuperação rápida. “No pré-operatório, são poucos os exames necessários. Além disso, o paciente vai para casa logo após realizá-lo e pode voltar às atividades normais depois de dois ou três dias, dependendo da profissão”, explica. 

Mesmo com tamanha facilidade, muitos homens ainda se sentem inseguros em relação à vasectomia. Segundo o especialista, isso acontece por falta de conhecimento. “É interessante ressaltar que a cirurgia não deixa o homem impotente, não altera o desejo sexual e nem o desempenho sexual”, complementa. 

Ela pode ser realizada por qualquer um, desde que com mais de 25 anos de idade ou com, pelo menos, dois filhos vivos. De acordo com o urologista, o mais importante é o paciente ter certeza quanto ao desejo de não gerar outras crianças. O procedimento também é indicado em casos nos quais uma nova gestação pode trazer riscos à mãe ou ao bebê. 

 

Saiba mais:

- Todo homem com prole constituída e bem decidido quanto a não ter mais ter filhos pode fazer o procedimento.

- A vasectomia costuma ser reversível, no entanto, é importante que o homem esteja bem consciente em relação ao procedimento. Quanto mais tempo após a realização da vasectomia, menor a chance de sucesso em uma possível reversão. 

- Um estudo recente da Universidade de Frankfurt, na Alemanha, descobriu que os homens têm mais vontade de fazer sexo após serem vasectomisados.

- A vasectomia torna o homem estéril. Porém, não interfere na produção de hormônios masculinos e no desempenho sexual. 

 

Sobre o Centro Médico/ Uro Centro Jaraguá

O Uro Centro Jaraguá é especializado em cirurgia urológica minimamente invasiva. A equipe atende em todas as áreas da urologia abrangendo homens, mulheres, principalmente, em alterações genito-urinário. Para outras informações, basta entrar em contato pelos telefones (47) 3395-3892 e (47) 99703-0506.

Dr. Raphael Lahr, Urologista, CRM SC 15336



Veja também: