Sábado, 07 de Dezembro de 2019

facebook_icon

Hoje: Máx 31Cº / Min 20°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Semana do Imigrante traz atividades gratuitas no Centro Cultural

Diversas atividades serão realizadas no Centro Cultural, local onde era a sede da Indústria Weege, que inspirou a temática da Semana

3fd0f8d29d2c1aa66d211b9196ebdc33.jpg Foto: Arquivo Heike Weege

De 25 a 29 de junho, a Fundação Cultural de Pomerode promoverá uma programação inédita em comemoração ao Dia do Imigrante, celebrado em 25 de junho. Desenvolvendo a temática “Indústria Weege: Empreendedorismo da Imigração Germânica”, as atividades serão gratuitas e abertas a todos os pomerodenses, envolvendo visitação guiada ao Centro Cultural, aulas de culinária e até um passeio ciclístico com piquenique.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
https://jornaldepomerode.com.br/novo/midia/banners/banner_808x164/906dd0914713bf0c60baa626ec8a4857.jpg

 

“É uma iniciativa para valorizarmos a troca de experiências, saberes e costumes herdados dos nossos imigrantes, uma oportunidade para renovarmos o olhar sobre a nossa história local e os nossos espaços cotidianos. Queremos, acima de tudo, estimular nossos moradores a virem ocupar o Centro Cultural”, destaca a diretora executiva da Fundação Cultural, Ivone Lemke. 

As inscrições, sem custo, acontecem pelo telefone (47) 3306-6234 ou WhatsApp (47) 9273-8029.

De terça a sexta-feira, dias 25 a 28, a comunidade é convidada a participar dos chamados “tours culturais”, nos períodos matutino e vespertino, a partir das 8h30min ou das 13h30min. Oficinas gastronômicas distintas ocorrerão a cada dia, sendo ministradas pela culinarista Vitória Lenzi. São previstas aulas para se aprender o passo a passo das receitas das tradicionais cucas (no dia 25), pães (dia 26), Schmierbrot (dia 27) e bolacha de natal (dia 28).

A programação será encerrada no sábado, dia 29, com um passeio ciclístico, de dificuldade leve, aberto a todas as idades. A largada está marcada para às 9h, com saída defronte o Teatro Municipal, sendo estimulado o uso de traje típico ou de roupas coloniais entre os ciclistas. O roteiro seguirá pela Rua dos Imigrantes, Rua Mato Grosso e Rua dos Atiradores.

Após o trajeto, cada participante será convidado a compartilhar seu “Früstück” em um animado piquenique de integração no pátio do Centro Cultural. Haverá decoração temática e apresentações culturais, além de exposição dos atrativos das rotas turísticas “Rota do Enxaimel”, “Rota do Imigrante” e “Rota Raízes Germânicas”. No caso de chuva, a atividade será cancelada.



Veja também: