Segunda-Feira, 24 de Fevereiro de 2020

facebook_icon

Hoje: Máx 29Cº / Min 17°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Resgatando as tradições natalinas

Primeira edição do “Natal do Imigrante” é realizada, e tem como objetivo, resgatar os costumes e tradições natalinas dos antepassados. O objetivo do evento, segundo Cátia Manske, presidente da Associação Rota do Imigrante, é o resgate cultural da região de Testo Central

7f9f56adc0e2af9fd11105fdce9c5b29.jpg Foto: Tatiane Hansen/Jornal de Pomerode

Na noite de sábado, dia 24 de novembro, o Clube Cultural e Recreativo e Esportivo Testo Central foi palco da primeira edição do “Natal do Imigrante”, promovida pela Associação Rota do Imigrante. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
https://jornaldepomerode.com.br/novo/midia/banners/banner_808x164/906dd0914713bf0c60baa626ec8a4857.jpg

 

O evento contou com a apresentação do Coro Misto Testo Central, da Banda Municipal Die Originalen Rega Bläser, mensagem proferida pelo pastor Ademar Kroenke, apresentação teatral e desfile de lanternas realizada pela E.B.M. Olavo Bilac, além da apresentação da história da imigração pomerana. Além disso, foi servido um café, com direito a culinária típica alemã.

O objetivo do evento, segundo Cátia Manske, presidente da Associação Rota do Imigrante, é o resgate cultural da região de Testo Central. “Nós temos cinco clubes de Caça e Tiro no bairro. E o intuito é realizar um trabalho de sensibilização da comunidade com o resgate da história da Pomerânia. E, como isso estava previsto para fazer sequencialmente em 2018 e 2019, o primeiro tema escolhido, foi o Natal. E o evento mostra como era o a data quando os imigrantes vieram, as músicas alusivas à época, as receitas utilizadas no café, vindas da região da Pomerânia, o coral com músicas cantadas em Pomerano, para, justamente, fazer esse resgate cultural, que anda se perdendo”.

Ainda de acordo com a presidente da associação, a receptividade foi positiva. Cerca de 180 pessoas estiveram presentes no Clube Testo Central, durante o evento.

“Foi ótimo o retorno do público. Tinha pessoas de todas as idades, desde crianças a idosos. É muito legal poder ver o interesse da comunidade em querer manter e resgatar, ainda mais, a cultura pomerana que se fez e se faz presente em Testo Central. Esperamos poder continuar com essa receptividade, nos outros eventos”, conclui a presidente da Associação Rota do Imigrante.

A rota do imigrante 

Criada em 2018, a Rota do Imigrante integra Testo Central, Testo Salto (Blumenau), Testo Central Alto, Ribeirão Souto, Ribeirão Luebke, Vale do Selke Grande e Vale do Selke Pequeno. O primeiro tour oficial, ocorreu no dia 14 de julho, passando por locais onde a cultura pomerana, ainda pode ser vista de perto.

Você pode entrar em contato com a Pousada Edelweiss, através do telefone 3387-2738, para tirar dúvidas sobre as possiblidades que a Rota do Imigrante oferece.



Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos: Tatiane Hansen/Jornal de Pomerode
Localização:

Clube Cultural e Recreativo e Esportivo Testo Central

Veja também: