Quinta-Feira, 20 de Junho de 2019

facebook_icon

Hoje: Máx 22Cº / Min 12°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Projeto pomerodense é reconhecido pelo Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Daiane Luchetta Ronchi, professora de Ciências, é premiada em projeto realizado na Escola de Educação Básica Municipal Duque de Caxias.

a0fdf0c79f8f90eaa2003194932c9298.jpg Foto: Divulgação

Florianópolis foi sede, no dia 29 de maio, do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. Na oportunidade, as melhores práticas, em nível estadual, foram reconhecidas. A premiação aconteceu em quatro categorias de ensino, sendo fundamental, médio, profissional e superior.

E Pomerode integra esta seleta lista. Isso porque o Projeto Bionatural Composteira, da professora de Ciências, Daiane Luchetta Ronchi, realizado na E.E.B.M. Duque de Caxias, foi finalista na categoria Ensino Fundamental, e entre todos os projetos apresentados no Estado garantiu o primeiro lugar, recebendo um troféu de ouro.

Para a professora, a conquista é resultado de muito trabalho e dedicação, além de disseminar a prática de atividades sustentáveis, sem grandes investimentos.

“Acredito que com esse reconhecimento e divulgação do trabalho um dos objetivos do projeto será alcançado, que é fazer com que várias pessoas se interessem pela compostagem, e pratiquem isso em casa, e consequentemente haja redução da quantidade de resíduos orgânicos nos aterros sanitários. Por mais que seja em meu nome, destaco a Duque de Caxias, pois somos uma equipe e os alunos são peças fundamentais neste processo”, frisa Daiane.

Os vencedores da etapa estadual estão automaticamente classificados para a etapa regional (Sul). Nessa fase, serão indicados os 60 finalistas do país, que passarão por banca avaliadora nacional, responsável por apontar os 12 ganhadores nacionais, 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria. Os melhores cases nacionais receberão, além de troféus, um convite para participar de uma missão técnica nacional (1º, 2º e 3º lugares).

Por fim, para os 1º lugares em cada uma das quatro categorias, será concedida também uma oportunidade de apresentar o seu projeto em um evento de visibilidade nacional.

 

O PROJETO

O projeto Bionatural Composteira surgiu a partir do curso “Jovens Empreendedores Primeiros Passos”- JEPP, aplicado no ano passado nas escolas públicas do município de Pomerode. As composteiras domésticas, tem como objetivo diminuir o descarte de lixo orgânico, principalmente, de cascas de frutas, legumes e restos de verduras, através da decomposição desses materiais, que se transformam em fertilizante e adubo, com o auxílio de minhocas californianas.

 

O PRÊMIO

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae/SC incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e oportunidades, além do espírito de coletividade e também avaliarem as melhores possibilidades, tanto na vida pessoal como no mercado de trabalho.



Tags:
Veja também: