Terca-Feira, 25 de Junho de 2019

facebook_icon

Hoje: Máx 21Cº / Min 9°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Programa Observador Social Mirim será implantado nas escolas de Pomerode

Alunos do 6º ano das escolas públicas e do 4º ano das escolas particulares terão um incremento na grade curricular.

d9b25b7b9862414fa8038732ee91ad2b.jpg Foto: Divulgação

Neste mês de junho, os alunos do 6º ano das escolas públicas municipais e do 4º ano das escolas particulares de Pomerode terão um incremento na grade curricular: a aprendizagem sobre a importância social dos tributos, como instrumento para a construção de uma sociedade mais justa. Com a aplicação nas escolas do Programa Observador Social Mirim - Educação Fiscal e Cidadania, assuntos como corrupção, cidadania, transparência, responsabilidade e controle social serão tratados de forma lúdica.

A iniciativa, encabeçada pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), em parceria com a Prefeitura e o Observatório Social de Pomerode, serve de apoio pedagógico e complemento educacional, objetivando implantar a cultura do controle social nas novas gerações.

Durante a interação com os alunos, serão abordados temas relacionados às atividades do Observatório Social, organização política do Brasil, cidadania e respeito, educação fiscal, voto consciente, planejamento público e democracia. Os assuntos serão apresentados de forma dinâmica, utilizando-se jogos e brincadeiras, com o intuito de instigar os alunos a tirar dúvidas e consolidar o conteúdo. Além disso, os alunos receberão o Caderno de Educação Fiscal e Cidadania.

A expectativa é que sejam contemplados cerca de 430 estudantes, em 16 turmas do 4º e do 6º ano do Ensino Fundamental, atingindo oito escolas públicas e duas particulares.  Conforme a controladora interna da Ammvi, Sabrina Furlani, o Programa também possui uma música, que será ensinada aos alunos: “Observador mirim, entrando em ação, respeito, disciplina e cooperação”. Ao final, os alunos receberão um certificado de Observador Social Mirim e uma lupa de brinde.

“Ficamos felizes em trabalhar este conteúdo com nossas crianças, que são o futuro de Pomerode e do País. Queremos que, a cada dia, possamos evoluir no controle social, no respeito, na disciplina e na cooperação e, programas como este, contribuem para a formação de cidadãos participativos e conhecedores de seus direitos e deveres”, finaliza o prefeito de Pomerode, Ércio Kriek.

 

OBSERVADOR SOCIAL MIRIM NO MÉDIO VALE

O Observador Social Mirim é um programa de apoio pedagógico e complemento educacional, que visa promover a cidadania, enfatizar a transparência, despertar a responsabilidade social, prevenir e combater a corrupção e reforçar atitudes individuais corretas. Ele foi criado em 2016 pelo Observatório Social de Brusque (OSBr).

Em abril deste ano, a Ammvi assinou termo de cooperação com o OSBr para estender o Programa a todos os municípios do Médio Vale do Itajaí. A partir disso, o Programa está sendo desenvolvido por meio de parceria entre Ammvi, Observatórios Sociais, entidades empresariais, Secretarias de Educação e prefeituras dos municípios.

As atividades já estão sendo aplicadas em Brusque, Botuverá, Guabiruba, Indaial e Pomerode. Neste, as atividades devem finalizar na segunda semana de julho.

Com informações da Ascom Ammvi



Tags:
Veja também: