Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2019

facebook_icon

Hoje: Máx 26Cº / Min 16°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Pomerode realizará o 1º Encontro Internacional de Tornearia em Madeira

Um dos pontos altos será a demonstração de tornearia com Fran Ferrer, o único torneiro cego da Espanha

a7b7ca4388b03a14507325de2785b165.jpg Foto: Arquivo Jornal de Pomerode

A tornearia em madeira é muito mais que pés de mesa ou balaustres para escadas. Cada objeto é único. Em Pomerode, desde 2012 essa técnica vem sendo ensinada a pessoas dos mais distintos lugares, visto que na Cidade Mais Alemã do Brasil, é mantida a única escola em tornearia do país.

Para alavancar ainda mais essa técnica, há sete anos a Associação dos Artistas e Artesãos em Madeira (Amade), em parceria com a Secretaria de Turismo, realizam o Encontro Nacional de Tornearia em Madeira, que proporciona aos visitantes e torneiros uma verdadeira imersão.

Neste ano a novidade é o 1º Encontro Internacional de Tornearia em Madeira, que além de receber visitantes e artistas dos mais distintos lugares do mundo, terá a honra de receber o único torneiro cego da Espanha, Fran Ferrer. O evento será realizado na sede da Escola de Tornearia, no Centro Cultural.

Torneiro por hobby há mais de 20 anos, em 2016 ele começou a perder sua visão devido a uma neuropatia isquêmica óptica bilateral. Em 2018 o espanhol perdeu sua vista por totalidade, mas isso não foi impedimento para que ele deixasse de continuar seus trabalhos como torneiro em madeira. A exposição de alguns de seus trabalhos e duas demonstrações de tornearia estão na programação do evento.

A intenção, conforme explica a professora Sandra Prochnow Greuel, é fazer do evento um ponto de encontro para apreciadores da arte e para interessados em saber mais sobre o tema.

“Nós reunimos, aqui, todos os apaixonados por tornearia e por madeira e é sempre um momento de troca de experiências e técnicas, a presença do Fran Ferrer com certeza será um marco para o 1º encontro internacional, estamos todos ansiosos”, explica.

 

(Foto: Arquivo Jornal de Pomerode)

Na programação, o encontro oferece demonstrações de tornearia com profissionais de várias regiões, apresentações culturais, exposição de peças de madeira e um concurso que vai escolher qual o melhor trabalho de artesões em três níveis de experiência: iniciantes, intermediários e avançados. A votação é feita por um júri técnico e com votos do público.

Além disso, quem passar pelo evento poderá comprar obras e conhecer fornecedores, que vão expor máquinas e suprimentos para torno e outros tipos de arte em madeira. O acesso ao evento é gratuito.

 

Programação

8º Encontro de Tornearia em Madeira de Pomerode e 1º Encontro Internacional de Tornearia em Madeira de Pomerode

15 de agosto

10h - Recepção e Credenciamento

19h - Abertura Oficial

 

16 de agosto (Visitações das 10h às 20h)

10h - Demonstração de Tornearia com Fran Ferrer (Espanha)

14h -  Demonstração de Tornearia com Thomaz Brasil (Petrópolis-RJ)

 

17 de agosto  (Visitações das 10h às 20h)

10h - Demonstração de Tornearia com Sandra Greuel (Pomerode-SC)

14h -  Demonstração de Tornearia com Fran Ferrer (Espanha)

16h - Apresentação Cultural

17h Premiação do Concurso de Peças Torneadas no Teatro Municipal

 

18 de agosto (Visitações das 10h às 15h)

10h - Demonstração de Tornearia Leonardo Sokolovicz Ribas (Curitiba-PR)

15h - Encerramento do Evento

 

Quer receber as notícias de Pomerode e região pelo WhatsApp? Clique aqui.



Veja também: