Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2019

facebook_icon

Hoje: Máx 26Cº / Min 16°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Museu Mundo dos Brinquedos é inaugurado em Pomerode

Local conta com um acervo de mais de 3 mil itens, das mais diversas épocas. O Museu fica localizado no centro de Pomerode

a0f98bd52da3c2b842501cd1fe6aab88.jpg Foto: Tatiane Hansen / Jornal de Pomerode

Poder voltar a infância e reviver as memórias de uma das épocas mais puras da vida. Ao passar pela entrada do Museu Mundo dos Brinquedos, o visitante já embarca em uma viagem ao passado e ao bater os olhos com os mais de 3 mil itens do acervo, revive o tempo em que passava o tempo brincando.

O local fica ao lado do Museu do Automóvel de Pomerode e conta com um vasto acervo com brinquedos das mais diferentes épocas, Desde bonecas dorminhocas dos anos 1920 até os brinquedos mais populares dos anos 1960 e 1970. O acervo contém itens curiosos, como o primeiro pedal car de 1938 e os estreantes bonecos do Mickey e da Minnie, de 1940. Entre os que fizeram parte da infância nas décadas de 1970 e 1980, estão o Forte Apache, os Autoramas e o Genius. Para os mais novos, bonecas como a Susi estarão visíveis.



(Foto: Tatiane Hansen)

Apesar da exposição ser contemplativa, será possível brincar com alguns jogos nostálgicos no espaço do café, como vareta, jogo da velha, xadrez, damas e trilha, além de bolinhas de gude.

A ambientação do Museu Mundo do Brinquedo reúne as referências da cidade mais alemã do país com personagens que fizeram parte do imaginário infantil em vários momentos: princesas, bruxas e super-heróis foram esculpidos em tamanho real especialmente para compor o espaço.

O acervo pertence ao engenheiro civil Adolar Ferreira Filho, que mora em Florianópolis e trabalha hoje na recuperação da ponte Hercílio Luz. Ele conta que desde criança gosta de colecionar brinquedos e outros artigos e por isso sempre foi presenteado com muita coisa. Até carros, motos e bicicletas antigos ele tem muito bem guardados na capital do Estado.

 

“A inauguração deste espaço é um sonho realizado. Juntar tudo isso, não foi fácil, porém, o que a gente percebeu, é que os visitantes entram no museu e comentam ‘nossa, eu tinha um desses!’. Sei que várias pessoas vão vir aqui, relembrar a infância, matar a saudade desse tempo bom”, relata.

 

De acordo com Jairo Albuquerque, sócio proprietário do local, explica que a cidade ganha com a inauguração do novo empreendimento, no centro de Pomerode.

“O povo daqui é maravilhoso, o comércio, indústria e turismo, são excepcionais. Acho que Pomerode é a bola da vez, a cidade vem crescendo, há muitos projetos para novas atrações. Com isso, a população irá garantir empregos, sem a necessidade de trabalhar fora. E, o Museu, é mais uma peça nessa engrenagem, e vem para colaborar com esse povo magnífico”, comenta.

O museu vai funcionar de segunda a segunda, sempre das 9h às 18h. No local haverá também um café e uma lojinha. O ingresso vai custar R$ 25, com meia-entrada para aqueles que têm direito.

Quer receber as notícias de Pomerode e região pelo WhatsApp? Clique aqui.



Veja também: