Domingo, 25 de Agosto de 2019

facebook_icon

Hoje: Máx 22Cº / Min 12°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Momentos de reflexão e fé

Semana de Oração pela Unidade Cristã chama a atenção para a união em torno da fé

eb5c4dbfd1919be1c41c49a03f1c9a8d.jpg Foto: Natália Takano

Nos dias 06 e 07 de junho, Pomerode sediou os cultos ecumênicos alusivos à Semana de Oração pela Unidade Cristã (Souc). A atividade, promovida pela Comissão Inter-Religiosa da cidade (Cire), ligada à Secretaria de Educação, também comemorou os 60 anos de emancipação do município.

A celebração contou com a presença das igrejas Evangélica Livre, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Evangélica Luterana do Brasil (IELB) e Católica Apostólica Romana (ICAR) - representada pelas irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo.

Durante os dois dias, foram realizados momentos alusivos à Souc em todas as unidades de ensino de Pomerode, totalizando cerca de 6,5 mil pessoas envolvidas. Também foram feitas mais duas celebrações no Teatro, uma na quinta-feira, para as crianças das escolas, e outra na sexta-feira, para pais e alunos, que contou com a presença autoridades civis e religiosas do município.

Os estudantes também fizeram apresentações teatrais e de canto, com destaque para os alunos da E.B.M. Hermann Guenther, que encenaram a passagem de Deuteronômio 16:11-20, texto-base da Souc 2019.

Na Souc, foram trabalhadas as temáticas durantes as aulas, especialmente, as de Ensino Religioso. Foram feitas exposições e decorações de espaços nas unidades escolares. Cada uma elaborou uma faixa com frases, palavras e pinturas respondendo à pergunta: O que significa justiça para todos?

De acordo como membro da Cire, Diego Barbi, a Semana é importante para reafirmar a unidade cristã na cidade. “O evento é importante para refletir e rezar pelo respeito e tolerância para com todas as pessoas e expressões religiosas. A Cire tem esse objetivo, estimular o respeito e a tolerância, começando pelas aulas de Ensino Religioso nas escolas. Mesmo que cada um trabalhe em sua comunidade religiosa, este evento lembra que somos todos filhos do mesmo Pai”, destaca.

Gesto concreto

Um dos momentos mais marcantes da celebração foi o ofertório. Todos, incluindo os pastores, fizeram doações para as obras de um centro social que está sendo construído pelas irmãs Carmelitas. Desta forma, deram um exemplo de que a caridade pode ser um dos fatores de unidade para as muitas denominações cristãs.
A entidade beneficiada foi escolhida nas reuniões da Cire que antecederam o evento, pois a organização buscava alguma entidade que realizasse algum serviço social.



Galeria de fotos: 7 fotos
Créditos: Natália Takano Natália Takano Natália Takano Natália Takano Natália Takano Natália Takano Natália Takano
Veja também: