Domingo, 25 de Agosto de 2019

facebook_icon

Hoje: Máx 22Cº / Min 12°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Iniciando a contagem regressiva para a 11ª Osterfest

Faltando pouco menos de um mês para o início do evento, preparativos estão a todo o vapor. Neste ano, a Osterfest pretende abraçar mais um título, com o maior ovo de Páscoa decorado do planeta, apresentando uma inédita escultura de 15 metros de altura e nove metros de diâmetro

de14612eaf03d6ab58984593b6058f54.jpg Foto: Arquivo JP

Coelhos por toda parte, muito chocolate e guloseimas. A Páscoa, uma das datas comemorativas mais festejadas pelo público infantil, une diversão, imaginação e gostosuras, uma receita infalível para o universo das crianças. Mas, o período também pode ser uma boa oportunidade para mostrar aos pequenos a diversidade cultural do país.

Em Pomerode, uma extensa programação alusiva garante lazer para todas as idades: assim é a Osterfest, festival de Páscoa, que acontece de 21 de março a 21 de abril, de quinta-feira a domingo. Um dos principais destaques do evento é a famosa Osterbaum. Desde 2017, a árvore de casquinhas recebeu o título de maior do mundo pelo Guinness World Records. Hoje, são mais de 100 mil cascas de ovos naturais que decoram a estrutura.

Para 2019, a Osterfest pretende abraçar mais um título, com o maior ovo de Páscoa decorado do planeta, apresentando uma inédita escultura de 15 metros de altura e nove metros de diâmetro. Só para se ter uma noção, em média, um ovo de páscoa possui 15cm de altura, ou seja, para alcançar a grande atração da 11ª Osterfest, seriam necessários 100 ovos de chocolate. Mas, para montar uma estrutura deste tamanho, é necessário tempo e uma equipe preparada, a fim de deixar tudo pronto, nos mínimos detalhes, até o início do evento.

A arquitetura do ovo foi toda projetada por João Siqueira, arquiteto e artista plástico, que já projetou carros alegóricos do carnaval do Rio de Janeiro, Porto Alegre e Uruguai, e é especializado, juntamente com sua equipe, em grandes estruturas. Para isso, toda a montagem passa por quatro fases. A primeira é a base do ovo, ou seja, a parte de baixo da estrutura, sendo considerada a peça principal de sustentação da nova atração. Depois, é criado um cilindro, todo revestido de barras de ferro, que irão formar o “corpo” do ovo gigante. A última é o topo, que irá se juntar com o cilindro e base, formando a arquitetura.  De acordo com Siqueira, é uma honra poder participar e fazer com que Pomerode entre, mais uma vez, no livro dos recordes. “É muito gratificante. Já realizei trabalhos para escolas de samba, as alegorias da Oktoberfest, de Blumenau e outros. Porém, é muito legal poder fazer história, ajudar a cidade a registrar mais um recorde. Com certeza, será um trabalho que irei lembrar e guardar com muito carinho, pois é uma responsabilidade enorme. Mas, tudo isso só pode acontecer graças à minha equipe, que tem função fundamental em todos os processos”, relata o arquiteto. 

As artes, cores e o modo de pintura do ovo, foram idealizadas pela artista plástica Silvana Pujol.

O recorde atual pertence à cidade de Alcochete, em Portugal, com um ovo de 14,79 metros de altura e 8,40 metros de diâmetro, pintado em 2008. A medição da nova atração será realizada no dia 09 de março.

Além da Osterbaum e do ovo gigante, o evento conta com atrações  como a Toca do Coelho, sucesso que será repetido neste ano, como um espaço de diversão, decorado com carinho para que os pequenos sintam o clima de Páscoa que invade a cidade. Adultos são fisgados pelas múltiplas opções de compras e gastronomia, com chocolates premiados e outras delícias típicas da culinária regional que são preparadas especialmente para a festa.

Os visitantes também poderão aproveitar atrações como apresentações de grupos folclóricos, competições típicas, contação de histórias, oficina de pintura de casquinhas naturais de ovos, passeio no trenzinho da Kyly, oficina de biscoitos, oficina  de cestas de páscoa, passeio de pônei, pintura facial, brinquedoteca e muito mais.

Neste ano, os visitantes podem trocar casquinhas de ovinhos por chocolates da Nugali. Segundo o perfil oficial da Osterfest no Facebook, é possível realizar a troca desta forma: a cada duas dúzias de casquinhas, você ganha um ovo de chocolate ao leite da Nugali, de 35g. O período de troca acontece de 21 de março a 17 de abril, na Fundação Cultural de Pomerode, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

E quem for visitar a cidade, pode aproveitar a ocasião para explorar outras atrações: a Vila Encantada e o Zoo Pomerode são apostas certeiras para divertir a criançada, além dos roteiros culturais que mostram a arquitetura e cultura dos imigrantes.

De acordo com o presidente da Associação Visite Pomerode (Avip), organizadora da festa, Manfredo Goede, a Osterfest é uma ótima oportunidade de conhecer a cidade mais alemã do Brasil. “O turismo move Pomerode. São diversas atrações que encantam visitantes de todos os lugares que vêm nos conhecer e as festas periódicas são um motivo a mais para trazer toda a família”, diz.



Localização:

Centro Cultural de Pomerode

Veja também: