Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2020

facebook_icon

Hoje: Máx 33Cº / Min 23°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Inicia 2ª etapa da vacinação contra o Sarampo

Objetivo é vacinar os adultos entre 20 e 29 anos, faixa etária com o maior número de casos em todo o País

5ffcb747bbd625983d2e2eace71eabba.jpg Foto: Arquivo Jornal de Pomerode

Começou nesta semana, no dia 18 de novembro, a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que segue até o dia 30 de novembro, quando será realizado o “Dia D” de vacinação contra o Sarampo. Este segundo momento na Campanha tem o objetivo de vacinar o público alvo que tem entre 20 e 29 anos.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
https://jornaldepomerode.com.br/novo/midia/banners/banner_808x164/906dd0914713bf0c60baa626ec8a4857.jpg

 

Na quarta-feira, dia 20 de novembro, a Unidade de Saúde Alwin Klotz teve o horário de atendimento estendido, das 16h às 20h, para a aplicação da vacina. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, este primeiro dia não foi tão efetivo, portanto será repetido, em 27 de novembro, também das 16h às 20h, na Unidade Alwin Klotz.

Já no “Dia D”, 30 de novembro, todas as unidades de saúde irão atender dar 8h às 17h, a fim de realizar a vacinação. “Há uma faixa etária que é o alvo desta campanha, mas outras pessoas que não se encaixam nela, podem procurar para tomar a vacina e também verificar se estão em dia com o esquema vacinal”, acrescenta Simone Steffens da Silva, técnica em enfermagem da Vigilância Epidemiológica de Pomerode.

 

Há uma faixa etária que é o alvo desta campanha, mas outras pessoas que não se encaixam nela, podem procurar para tomar a vacina e também verificar se estão em dia com o esquema vacinal.

A primeira etapa da Campanha foi destinada às crianças que tem um ano de idade, e a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é manter 95% desta população vacinada. Em Pomerode, a primeira etapa da vacinação contra o Sarampo alcançou 98,56% de cobertura vacinal do público alvo (crianças com um ano de idade).

A meta de 95% também vale para o restante da população e o Ministério da Saúde decidiu realizar esta segunda etapa, com a faixa etária determinada, porque identificou que os adultos entre 20 e 29 anos são a parcela da população com o maior número de casos confirmados de Sarampo, de acordo com o boletim epidemiológico do órgão. São mais de nove milhões de pessoas nesta idade, que não receberam a vacina.

Em Pomerode não houve casos confirmados e nem suspeitos de Sarampo neste ano, apenas dois pacientes foram monitorados, mas a análise dos sintomas logo descartou a possibilidade do Sarampo. Porém, isso não descarta a necessidade da imunização.

“A vacina é muito importante, porque tem eficácia comprovada. Além disso é uma vacina tríplice viral, que protege também contra a Rubéola e a Caxumba. Há muito tempo não temos casos de Rubéola em Pomerode, mas é uma doença que sempre pode voltar, porque ainda é endêmica em alguns países”, ressalta Simone.

 

Sarampo em SC

De acordo coma Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), em Santa Catarina, no ano de 2019, foram notificados 470 casos suspeitos. Neste período foram descartados 333 casos, 94 confirmados e 43 estão em investigação e/ou reteste, conforme protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde.

Entre os 94 casos confirmados, 3 foram em tripulantes de um navio que atracou no litoral catarinense no mês de fevereiro de 2019. Outros 91 casos estão distribuídos geograficamente nos municípios de: Joinville (25), Florianópolis (23), Palhoça (7), Jaraguá do Sul (7), Concórdia (5), São Bento do Sul (4), Barra Velha (3), São José (2), Governador Celso Ramos (2), São Francisco do Sul (2), Guaramirim (1), Balneário Camboriú (1), Schroeder (1), Guabiruba (1), São João Batista (1), Imbituba (1), Tubarão (1), Monte Castelo (1), Mafra (1), Jaborá (1) e Araquari (1).

 

Sarampo

É uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que pode causar complicações à saúde e, em casos mais graves, levar à morte. O sarampo é extremamente contagioso, o vírus se espalha facilmente pelo ar e permanece no ambiente por até duas horas. A transmissão ocorre através da respiração, tosse ou espirros. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca tenham sido expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única maneira de evitar o sarampo é com a vacinação.

 

Alguém infecctado pelo vírus pode contaminar até 18 outras pessoas. (Fonte: Dive/SC)

 

Quer ser o primeiro a receber as notícias de Pomerode e região pelo WhatsApp? Clique aqui.



Tags:
Veja também: