Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2019

facebook_icon

Hoje: Máx 34Cº / Min 21°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Ibope Repucom divulga ranking digital dos clubes brasileiros

Os cinco clubes que mais cresceram no período correspondem a 718 mil inscritos, quase 61% do total de novas adesões.

6725cc8dee88cb7f6c195fbee718b432.jpg Foto: Reprodução

O levantamento deste mês, divulgado pelo Ibope Repucom nesta segunda-feira, dia 07 de outubro, destaca o crescimento das bases digitais de Flamengo, Corinthians, Internacional, Athletico-PR e Palmeiras. Os cinco clubes que mais cresceram no período correspondem a 718 mil inscritos, quase dois terços (61%) do total de novas adesões nas contas oficiais dos clubes de futebol durante o mês de setembro.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
https://jornaldepomerode.com.br/novo/midia/banners/banner_808x164/29f51f06e48d9e702fd26857397d83d9.jpg

 

O Flamengo segue ampliando sua vantagem na liderança do ranking digital e com um feito de grande destaque. Em 2019, o clube carioca já acumulou, entre janeiro e setembro, quase 3,4 milhões de novos inscritos em suas redes sociais oficiais. Este volume representa o dobro de seu resultado durante todo o ano de 2018 (1,7 milhão), uma variação de 98% na comparação dos dois períodos.

Como em todos os meses de 2019, o rubro-negro liderou crescimento absoluto mensal. Durante todo o mês de setembro, a equipe somou 405 mil novos seguidores, sendo líder em crescimento em todas as redes monitoradas: Facebook (14 mil novos inscritos), Twitter (61 mil), YouTube (98 mil) e Instagram (231 mil). Este último, foi responsável por 57% do crescimento flamenguista no período, impulsionado pela marca inédita de cinco milhões de seguidores, entre os clubes nacionais.

O Corinthians ficou em segundo lugar, com 94 mil novas curtidas em suas páginas oficiais. No Instagram, foi o segundo clube que mais ampliou seu saldo, somando 84 mil novos seguidores. A plataforma de fotos permanece sendo o principal motor do desenvolvimento digital corintiano, representando 90% do ganho alvinegro, no período.

 

Finalistas da Copa do Brasil

Possivelmente motivado por sua campanha na Copa do Brasil, o Internacional faz sua estreia no Top 5 dos crescimentos mensais em 2019, uma vez que a equipe gaúcha obteve 82 mil seguidores, durante o mês de setembro. No Facebook, o clube apresentou bons números, sendo o segundo que mais ganhou inscrições, atrás apenas do Flamengo. E no Instagram, a colorado também comemora a marca de um milhão de seguidores.

 

(Foto: Albari Rosa)

Já o campeão Athletico-PR, também faz sua estreia entre os cinco maiores crescimentos mensais, com 71 mil novos inscritos no período. No Instagram, em termos de variação, foi o time que mais evoluiu sua base, com 14% de crescimento apenas no último mês, representando 60% do ganho atleticano na plataforma.

 

Paulistas

O Palmeiras fecha o Top 5 com a soma de 66 mil seguidores. A TV Palmeiras, conta oficial do clube no YouTube, foi o segundo que mais cresceu dentre todos os canais de clubes de futebol brasileiros. Outro clube a comemorar uma importante marca foi o Santos que, neste mês, atingiu um milhão de seguidores em sua conta oficial no Instagram.

Juntamente com o Alvinegro Praiano, apenas onze clubes possuem um saldo superior a um milhão nesta plataforma, que tem sido o principal motor em termos de novas curtidas. No decorrer do mês de setembro, o Instagram foi responsável por trazer 66% do volume de novos inscritos, considerando os 45 clubes monitorados.

 

Ainda há muita oportunidade de, mesmo os clubes com maiores torcidas e bases digitais, desenvolverem e expandirem seu alcance. Obviamente, a fase do clube influencia fortemente no nível de interesse e demanda por consumo de conteúdo, por parte dos torcedores, mas gerar conteúdo de qualidade e relevante está total e exclusivamente sob o controle da gestão de comunicação dos mesmos.

 

José Colagrossi, diretor executivo do Ibope Repucom comenta que não há fronteiras no mundo digital e não há limite para o fortalecimento da cultura digital de todo o mercado. “E isso se aplica a todos os clubes ou entidades esportivas, independentemente de seu tamanho ou popularidade. Ainda há muita oportunidade de, mesmo os clubes com maiores torcidas e bases digitais, desenvolverem e expandirem seu alcance. Obviamente, a fase do clube influencia fortemente no nível de interesse e demanda por consumo de conteúdo, por parte dos torcedores, mas gerar conteúdo de qualidade e relevante está total e exclusivamente sob o controle da gestão de comunicação dos mesmos”.

 

 

Quer ser o primeiro a receber as notícias de Pomerode e região pelo WhatsApp? Clique aqui.



Tags:
Veja também: