Quinta-Feira, 20 de Junho de 2019

facebook_icon

Hoje: Máx 22Cº / Min 12°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Hospital de Pomerode tem três casos de Gripe A diagnosticados

Nos últimos dias, três casos foram confirmados e outros três estão sendo monitorados

1671a82d4925885a487f490f591f9fcb.jpg Foto: Divulgação

Santa Catarina registrou 95 casos confirmados de gripe em 2019 até a última sexta-feira, 31 de maio, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE-SC). Destes, 77 casos são pelo vírus A H1N1, 16 pelo vírus A H3N2, um pelo vírus Influenza B e um estava aguardando subtipagem.

Em Pomerode, três casos já foram confirmados e outros três seguem monitorados pela equipe do Hospital e Maternidade Rio do Testo. “Atualmente, o hospital tem internado três casos de pacientes que estão sendo monitorados pela equipe, aguardando o resultado dos exames coletados pela Vigilância Epidemiológica do município de Pomerode. Os outros três casos, as pessoas”, explica a Diretoria do HMRT.

Medidas de segurança e prevenção estão sendo tomadas pela instituição de saúde tanto para colaboradores, quanto para pacientes. “Está sendo disponibilizado aos pacientes e profissionais o álcool gel e mascarás a fim de evitar proliferação do vírus da influenza A. Pessoas com sintomas de gripe devem evitar contato com outras pessoas. Em caso de suspeita, o paciente deve procurar atendimento médico o mais rápido possível. O tratamento com Oseltamivir (Tamiflu) reduz tanto os sintomas, quanto a ocorrência de complicações da influenza e está disponível no Hospital e Maternidade Rio do Testo, lembrando que para aquisição do mesmo é necessário avaliação e prescrição do médico”, explica a enfermeira Gisele Sens, responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HMRT.

Devido à situação delicada e aumento considerável no número de atendimentos, a direção do Hospital solicita que as pessoas só procurem o Pronto-Socorro do Hospital em caso de urgência ou emergência. “Além disso, solicitados que, neste momento, seja evitada a visita aos pacientes internados”, reforça o Diretor Técnico do hospital, Dr. Rigobert Krueger.

Até o dia 31 de maio, foram registrados 11 casos de morte por Influenza A no estado de Santa Catarina.

 

 A vacinação

As doses da vacina contra a Gripe já não estão mais disponíveis, em Pomerode, nos postos de saúde. Após o anúncio de que a vacinação estava liberada para toda a população, no Estado, a partir de segunda-feira, Postos de Saúde da cidade registraram grande movimentação, principalmente nesta segunda e terça, dias 03 e 04 de junho. Com isso, esgotou-se o estoque de vacinas que haviam sobrado após o período de campanha de vacinação ao grupo de risco.

Agora, a vacinação contra gripe ainda pode ser feita de forma particular. Na rede pública, ainda é possível se vacinar contra a febre amarela, nas unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município.

 



Veja também: