Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2019

facebook_icon

Hoje: Máx 34Cº / Min 21°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Exposição destaca reintrodução de aves na natureza

Mostra fotográfica De Volta à Floresta possui painéis que contam a história de 80 animais da espécie papagaios-de-peito-roxo e seu retorno ao habitat natural

876a96e6105c80eea6d11095b200b30d.jpg Foto: Priscila Weber Maciel

Durante todos os fins de semana do mês de setembro, quem visitar o maior zoológico de Santa Catarina poderá conferir a exposição De Volta à Floresta. O objetivo é chamar a atenção para o trabalho de reabilitação de papagaios-de-peito-roxo, feito pelo Instituto Espaço Silvestre em Santa Catarina. Na mostra, o público pode prestigiar imagens e histórias de 80 aves da espécie e seu retorno à natureza. As fotos estão expostas na área de visitação do zoológico da cidade mais alemã do Brasil.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
https://jornaldepomerode.com.br/novo/midia/banners/banner_808x164/29f51f06e48d9e702fd26857397d83d9.jpg

 

Para Tays Daiane Izidoro, bióloga do Zoo Pomerode, o papel do zoológico deve ser o de informar e educar a população sobre projetos como este. “Muitas pessoas não têm ideia de quantas espécies catarinenses estão em perigo, por causa da ação humana. Uma das principais funções do Zoo é mostrar como podemos conviver com a natureza de forma pacífica, sem desmatamento, poluição, caça ou captura de animais silvestres”, comenta.

 

Papagaios-de-peito-roxo

Há alguns anos, era muito comum encontrá-los no Parque Nacional das Araucárias - unidade de conservação nos municípios catarinenses de Passos Maia e Ponte Serrada. Hoje, a espécie quase não é mais vista na região. Ações humanas, como desmatamento, tráfico e captura ilegal, fizeram com que o número dessas aves reduzisse drasticamente. Com o objetivo de trazer esta questão à tona, em setembro, o Zoo Pomerode promove o “Mês do Papagaio”, com diversas ações para a preservação da espécie. 

 

Sobre o Instituto Espaço Silvestre

Trata-se de uma ONG sem fins lucrativos, localizada em Itajaí, que reabilita, solta e monitora aves no seu habitat natural. Cerca de 100 papagaios já foram devolvidos ao meio ambiente desde 2010 – ano em que deu início aos trabalhos.  A criação é uma parceria entre o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Escritório do Parque Nacional da Serra do Itajaí (ICMBio) e Polícia Ambiental.

 

Quer receber as notícias de Pomerode e região pelo WhatsApp? Clique aqui.



Veja também: