Domingo, 25 de Agosto de 2019

facebook_icon

Hoje: Máx 22Cº / Min 12°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Dicas essenciais para o cuidado da pele durante o inverno

O inverno já está chegando, então, devemos estar preparados para uma rotina de cuidados diários, para evitar os possíveis danos à saúde e beleza da nossa pele

68842eab07292f8d443446ca67c5ee16.jpg Foto: Divulgação

O inverno já está chegando, então, devemos estar preparados para uma rotina de cuidados diários, para evitar os possíveis danos à saúde e beleza da nossa pele. Nesta estação, precisamos de atenção e cuidados redobrados. O clima fica mais seco por causa da baixa umidade do ar e das temperaturas mais frias, levando à diminuição da transpiração corporal. 

Isso acaba ressecando muito a pele e pode deixá-la com um aspecto seco, áspero, mais esbranquiçada e sem o seu brilho natural, ocasionando coceiras, rachaduras e desconforto. Também é comum, as pessoas aumentarem a temperatura dos banhos, e isso provoca uma remoção mais intensa da oleosidade natural, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele. 

Com o frio, todo o corpo sofre, não somente o rosto. Se não cuidarmos adequadamente, com uma efetiva hidratação da pele, as chances de causarmos um desiquilíbrio e doenças são altas. Entre as doenças dermatológicas que pioram neste período, destaco os eczemas (inflamações com lesões vermelhas e coceira, tanto alérgicas quanto por irritação) como a dermatite atópica e a seborreica; a rosácea (doença que causa vermelhidão e aumento dos vasinhos do rosto) e a psoríase (doença que causa lesões vermelhas e descamativas). 

Separei cinco dicas para cuidar e manter a pele bonita e saudável nesta estação:

Alimentação saudável e a ingestão hídrica

O ideal é comer legumes, hortaliças e frutas, alimentos que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele. As frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a mexerica, o limão e a cereja, entre outras; e vegetais, como o brócolis, o repolho e a cenoura.

Adicione, também, castanhas, nozes e amêndoas, que são ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, importantes aliados para manter a pele saudável e bonita. Devemos manter uma adequada ingestão de água para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo que, naturalmente, fica debilitado por causa do clima frio. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica.

Para pessoas que têm dificuldade em tomar água durante esta estação, uma dica: ingerir chás claros ou de frutas, dividindo a quantidade indicada para um dia, totalizando dois litros.

Hidratação facial e corporal profunda

O seu corpo precisa de uma hidratação intensa nesta estação para evitar o ressecamento, coceiras, descamação e as dermatites. É importante procurar um dermatologista se você ainda não tem ou não sabe qual o produto ideal, observando o seu tipo de pele. 

Para fazer uma hidratação mais profunda, é necessário um produto específico, como, por exemplo, os cremes e loções com ativos à base de ceramidas, ureia, ácido lático e hialurônico, PCA-Na, alantoína, manteiga de karité e cupuaçu, óleos minerais, D-pantenol, entre outros. Vale lembrar que a pele do rosto é mais fina e mais exposta às agressões externas do meio ambiente, então, ela requer um produto adequado para esta região.

Nesta época do ano, devem-se evitar os banhos muito quentes e demorados, e utilizar sabonetes hidratantes e suaves, não ensaboar-se demais e nem usar esponjas ou buchas, que contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico que protege a pele. Outra dica é aplicar o seu hidratante logo após o banho - ainda no banheiro com aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda a obtermos uma absorção mais rápida e eficaz.

Cuide das suas extremidades

É importante prestar atenção nas extremidades da sua pele durante o inverno, principalmente, os cotovelos e joelhos. Nessa área, ela é mais enrugada e cheia de dobras. A pele, nesse local, é importante para proteger as articulações e garantir a amplitude dos movimentos, mas precisa de muita atenção, pois tem menos glândulas sebáceas e não produz, adequadamente, o óleo natural que a lubrifica.

O ideal é fazer uma hidratação intensiva, com cremes ou pomadas, nestas áreas mais secas do corpo.

Dê atenção para os seus lábios

Os lábios, geralmente, são os primeiros a reclamar do frio, eles ficam ressecados e craquelados e não ficam nada bonitos. A dica é usar hidratantes específicos para os lábios. Existem vários produtos no mercado em forma de bastões ou pomadas, como por exemplo, os ativos derivados do petróleo, vitamina A, vitamina E e óleos, como o de framboesa e macadâmia.

Durante o dia, de preferência, use aqueles produtos que contem na sua composição filtro solar para proteção contra as radiações ultravioletas (UV), já que a incidência de câncer de pele, nesta área do corpo, é grande. 

O uso do protetor solar

No inverno, mesmo nos dias nublados e chuvosos, também há sol, então, você fica exposto às radiações ultravioletas, portanto, precisa se proteger. Os danos solares são cumulativos durante toda a nossa vida. 

O filtro solar deve ser de amplo espectro, oferecendo proteção contra as radiações UV-A e UV-B, com fator de, no mínimo 30, e a escolha deve ser realizada de acordo com seu tipo e patologias de pele. Ele vai ajudar a prevenir o câncer de pele, e, ainda, evitar a formação de manchas, rugas, flacidez e o fotoenvelhecimento cutâneo precoce.

Lembrando que, o protetor solar deve ser o último produto a ser aplicado na pele, depois do hidratante, para que as propriedades de cada um sejam aproveitadas plenamente. 

O inverno, devido a menor exposição solar, é uma boa época para realizar procedimentos dermatológicos, tais como, os peelings, lasers e a indução percutânea de colágeno (IPCA®) com ou sem drug delivery para a remoção de manchas, cicatrizes, rejuvenescimento cutâneo, entre outros.

A pele é o maior órgão do corpo, a nossa capa protetora, e que devemos cuidá-la em todas as estações do ano. A visita regular ao médico dermatologista deve ser feita, pelo menos, uma vez ao ano, e é tão importante quanto qualquer outra consulta médica de rotina - deve fazer parte do seu check up.

O dermatologista atua de forma integral na manutenção da saúde e beleza da pele, cabelos e unhas, tanto na prevenção, como no diagnóstico e tratamento das doenças, além de orientar sobre os cuidados gerais, solucionar problemas estéticos e melhorar a qualidade de vida.

 

Dra. Cíntia Prolo - CRM-SC 20.887 RQE 15.445 e 14.027.
- Médica especialista em Dermatologista e Clínica Médica pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre/ UFRGS. Pós-graduada em Cosmiatria, Laser e Procedimentos pelo Hospital Israelita Albert Einstein, SP. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
- Contato: Instituto Integra - Tel: 3380-4911 ou WhatsApp: 99142-0629 e Hospital e Maternidade Rio do Testo (HMRT) - Tel: 3395-3892.



Veja também: