Domingo, 18 de Agosto de 2019

facebook_icon

Hoje: Máx 27Cº / Min 18°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Comemorando mais um ano de fundação

Zoo Pomerode completa 87 anos, sendo o primeiro a ser fundado na região Sul do Brasil

27584a703af986c221851e544d7824ea.jpg Foto: Divulgação / Zoo Pomerode

O ano é 1932. Neste ano, mais precisamente, no dia 28 de maio, um dos locais mais populares de Pomerode começou a tomar forma. É claro que estamos falando do Zoo Pomerode, um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade mais alemã do Brasil.

Tudo começou com uma lagoa, nos fundos do Casarão Hermann Weege, um dos empreendedores mais influentes da cidade. Os primeiros animais eram domésticos e ficavam nesta lagoa. Com a permanência deles e a disponibilidade de alimento, animais nativos da região do Vale do Itajaí eram atraídos para o local. Nasceu, assim, a ideia de constituir o Zoológico, sendo a primeira iniciativa privada deste tipo, no Brasil.

Por muitas décadas, o Zoo Pomerode foi o único zoológico da região, sendo bastante conhecido por pessoas de todas as faixas etárias. As obras e gestão implantadas vêm incrementando o bem-estar dos animais e a qualidade da visita para o público, além de viabilizar a recente autonomia financeira do Zoológico em sua configuração atual. Atualmente, o espaço é o maior Zoo de Santa Catarina.

 


 

De acordo com o diretor Maurício Bruns, o empreendimento é um polo econômico importante para a cidade de Pomerode.

“O Zoo Pomerode é um dos grandes atrativos da cidade e ajuda a desenvolver o turismo do município. De forma direta e indireta, injeta mais de R$ 20 milhões na economia pomerodense, anualmente”, declara.

No Zoo Pomerode, nos dias de hoje, vivem, aproximadamente, 1.011 animais pertencentes a 242 espécies. Dentre as alojadas, muitas correm risco de extinção na natureza, sendo necessário o esforço de conservação. O zoológico  desenvolve atividades de reprodução destas espécies, com destaque para a jacutinga, o papagaio-charão, ararajuba, papagaio-do-peito-roxo e o gato-maracajá, entre outras.

 

 

Além de trabalhar na conservação das espécies, o Zoo Pomerode desenvolve um programa de Educação Ambiental desde 2002. Bruns reforça essas ações realizadas em prol do meio ambiente.

“O Zoo tem um papel fundamental para inúmeras espécies ameaçadas. Atualmente, fazemos parte de 16 programas nacionais e internacionais de conservação de espécies ameaçadas de extinção e mantemos 34 espécies ameaçadas de extinção. Além disso, não podemos esquecer de citar o programa de educação ambiental atualmente promovido no Zoo Pomerode. Anualmente, mais de 25 estudantes são atendidos dentro deste programa.

Agora, após comemorar os 87 anos de fundação, novidades são esperadas para os próximos anos.

“O Zoo Pomerode está passando por uma grande reformulação. Aos 87 anos de existência, estamos trabalhando arduamente em diversas frentes, entre elas, a ampliação do local. Este ano, finalizaremos todo fechamento do perímetro do Zoo Pomerode, além de dar continuidade à obra de ampliação do Zoo. Recentemente, finalizamos a montagem do galpão que abrigará a área de manejo dos elefantes e girafas. Já no segundo semestre, iniciaremos a concretagem dos tanques e lagos destes recintos, que são muito amplos. Somados, passam de cinco mil metros quadrados".

O Zoo Pomerode fica localizado na Rua Hermann Weege, 180, centro da cidade. Os preços dos ingressos você confere no site do Zoo Pomerode. Para mais informações, basta entrar em contato no 3387-2659.

 



Veja também: