Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019

facebook_icon

Hoje: Máx 26Cº / Min 16°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Casa & Construção: Leveza em evidência

A escada, por exemplo, assunto desta semana, deixou de ser simplesmente uma ligação entre pavimentos, e passou a ser considerada como um item de destaque e importância estética dentro do ambiente

08f51bde23d607cf6d4cbd8ef3a88f7b.jpg Foto: Divulgação

Já faz um tempo que os elementos arquitetônicos das edificações deixaram de ser apenas técnicos, e passaram a fazer parte de toda a composição estética dos ambientes ou fachadas. Podemos perceber isso através da evolução das tecnologias dos materiais, proporcionando opções diversas em matéria de esquadrias, tipos de fechamento, estruturas, coberturas, entre tantas outras. 

A escada, por exemplo, assunto desta semana, deixou de ser simplesmente uma ligação entre pavimentos, e passou a ser considerada como um item de destaque e importância estética dentro do ambiente. Podemos perceber isso principalmente em prédios comerciais ou institucionais, mas também em casas ou apartamentos duplex, onde normalmente ela está bem evidente.

A escada flutuante vem sendo uma opção bastante utilizada devido à sua funcionalidade, sua leveza e, principalmente, a flexibilidade de poder receber acabamentos diversos. Ela fica bem conectada visualmente com o ambiente pois seus degraus ficam apenas presos na parede lateral, de forma que pareçam estar flutuando, principalmente se o guarda-corpo for em vidro, o que ajuda a destacar ainda mais sua leveza.

Essas escadas podem ser feitas estruturalmente em concreto, sendo engatadas na parede lateral através de ferragens, ou em metal - engatado em vigas nas paredes laterais ou através de suportes individuais presos à parede.

Devido a característica de possuírem degraus soltos um do outro, os revestimentos deste tipo de escada pode ser através de um “envelopamento” de cada degrau individualmente, ou para os casos em que se usa peças metálicas para a estruturação dos degraus, o próprio material escolhido se torna o degrau. Os materiais para esses revestimentos é que garantem a versatilidade e o design necessários para a escada, podendo ser em porcelanato, granito, madeira, metal, vidro, porém, devendo estar sempre conectados esteticamente à decoração do seu espaço.

Por se tratar de estruturas com design exclusivo, é possível personalizar os seus degraus de acordo com a necessidade, tais como as ferragens utilizadas, o tipo de estruturação, espessura, largura e até iluminação, caso deseje - porém sempre atentando para as normas de ergonomia e segurança. Para qualquer uma das opções de revestimento ou design da sua escada flutuante, os projetos estrutural e arquitetônico são necessários e imprescindíveis, em função de segurança, detalhamento e planejamento de obra. Contrate um arquiteto e mãos à obra!



Veja também: