Domingo, 18 de Agosto de 2019

facebook_icon

Hoje: Máx 28Cº / Min 17°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Carnês do IPTU já podem ser baixados na internet

Por meio do Portal do Cidadão, o contribuinte pode baixar as suas guias, definindo a forma de pagamento. O usuário deve selecionar a forma de pagamento desejada, sendo cota única ou em cinco parcelas, e clicar na opção imprimir vias

4c842d88685e46675cfb2a5baabe0d46.jpg Foto: Matheus Martins/JP

Desde segunda-feira, 11 de fevereiro, foi disponibilizado para download, na internet, o carnê de Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2019 em Pomerode. O documento pode ser acessado no site da Prefeitura, no Portal do Cidadão.

Para que seja feita a emissão das guias do IPTU, é necessário que o cidadão possua um cadastro, criando um login e uma senha de usuário. Após o cadastro, será enviado um e-mail automático para confirmar a solicitação do acesso e, logo depois, um novo e-mail, confirmando a liberação. 

Com o acesso liberado, o contribuinte deve entrar com login e senha no campo “Emissão de Guias IPTU”. O sistema, então, irá listar os imóveis vinculados ao seu CPF. O usuário deve selecionar a forma de pagamento desejada, sendo cota única ou em cinco parcelas, e clicar na opção imprimir vias.

Para os contribuintes que optarem por retirar o carnê do IPTU presencialmente, a Secretaria de Gestão Administrativa e Fazendária já divulgou os locais e datas de distribuição das guias.

O Pavilhão de Eventos terá atendimento para distribuição dos carnês a partir do dia 18 de fevereiro. Este atendimento acontece das 8h às 19h, sem fechar para o almoço e é destinado a pessoas de todos os bairros que desejem retirar o carnê.

Também no dia 18, inicia a distribuição das guias no Clube Primavera, seguindo com o serviço até o dia 22 de fevereiro, sempre das 8h às 12h e das 13h às 19h. No local, moradores das localidades de Testo Rega, Testo Alto, Alto da Serra e Wunderwald podem retirar os seus carnês.

A Capela Santo Antônio atenderá, entre os dias 25 e 27 de fevereiro, das 8h às 12h e das 13h às 19h, moradores de Testo Central, Vale do Selke Pequeno/Grande e Ribeirão Souto/Luebke que necessitem retirar os seus carnês do Imposto. Um dia depois, os moradores de Pomerode Fundos podem comparecer à Unidade de Saúde da Família Carlos Ramthun, para receber suas guias do IPTU. Neste bairro, o atendimento acontece entre 28 de fevereiro e 03 de março, das 8h às 12h e das 13h às 19h.

Já a partir do dia 06 de março, a Praça do Cidadão começa a atender quem ainda precisar buscar o seu carnê do IPTU. O local funcionará das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h, atendendo a todos os bairros.

No mesmo molde de 2018, o IPTU pode ser parcelado em até cinco vezes. Quem optar por quitar o Imposto em cota única, tem até 15 de março para efetuar o pagamento, tendo direito a 10% de desconto. De acordo com a Secretaria Municipal de Administração e Fazenda, devem ser arrecadados cerca de R$ 5,2 milhões com o Imposto, o que corresponde a cerca de 3,5% da receita.

Confira os vencimentos:

1ª parcela e pagamento à vista, com 10% de desconto: 15 de março

2ª parcela: 15 de maio

3ª parcela: 15 de julho

4ª parcela: 16 de setembro

5ª parcela: 18 de novembro



Veja também: