Domingo, 25 de Agosto de 2019

facebook_icon

Hoje: Máx 22Cº / Min 12°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Trabalhando em equipe e encontrando soluções com a tecnologia

Na competição, o projeto era a Mission Moon (missão na Lua), na qual os alunos precisavam construir o que seria um modelo de base no satélite e, lá, criar soluções para a sobrevivência

910f13c0e8e5ababae2952e69f6f84e7.jpg Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

Neste fim de semana, alunos do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima estiveram em Curitiba, participando da etapa Regional da FIRST® LEGO® League Júnior, competição de robótica direcionada para crianças de seis a 10 anos. 

Após diversas provas, as equipes HI Moon e Universo Fantástico, com a tutora Alessandra Tomaselli, se classificaram para a Etapa Nacional da FLL Jr., que acontecerá no dia 30 de agosto, também em Curitiba. Entre 12 equipes participantes, para cinco vagas, os dois times pomerodenses se classificaram à etapa nacional.

Na competição, o projeto era a Mission Moon (missão na Lua), na qual os alunos precisavam construir o que seria um modelo de base no satélite e, lá, criar soluções para a sobrevivência. Cada equipe precisava mostrar como faziam para conseguir ar, água, energia e alimento, essenciais para que houvesse vida na Lua.

Também foi avaliada a solução encontrada para um problema que a própria equipe escolhia como desafio. A HI Moon escolheu resolver o problema do ar, criando um dispositivo que acionasse um alarme caso houvesse pouco oxigênio. Já a Universo Fantástico resolveu uma questão da chuva de meteoros, muito comum na Lua.

Estes aprendizados são baseados em um livro estudado em sala de aula, que trabalha questões teóricas sobre o tema.

Além da classificação para a etapa nacional, as equipes do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima conquistou dois certificados. O time HI Moon conquistou o certificado de jornada exemplar que significa que foram exemplo para todas as outras equipes. O time Universo Fantástico recebeu o certificado estrelas em ascensão, pois se destacaram entre os outros grupos. Outro ponto de destaque na campanha dos pomerodenses foi a equipe HI Moon ter sido inteiramente formada por meninas, o que ressalta a importância do aumento da presença feminina no mundo da ciência.

Equipe HI Moon

Laísa Backes Guedes

Bruna Sieva Gessner

Maytê Mikaela Maçaneiro

Victoria Catarina Erhardt

Equipe Universo Fantástico

Ian Trierveiler Krueger

Júlia Reinke

Rafaela Gallon

Gustavo Henrique Bitencourt

Isabela Trierveiler Krueger



Galeria de fotos: 3 fotos
Créditos: Divulgação / CE Nossa Senhora de Fátima Divulgação / CE Nossa Senhora de Fátima Divulgação / CE Nossa Senhora de Fátima
Veja também: