Geral

Samae Pomerode monitora situação dos rios, por conta da estiagem

Presidente da autarquia salienta que o momento é de uso consciente da água.

22 de abril de 2020

O período de seca e os dias de sol, que vêm sendo registrados em Santa Catarina, principalmente, nos últimos 15 dias, começam a ligar o alerta sobre a falta de água. Como as condições permanecerão até, pelo menos, o fim do mês, segundo a Epagri / Ciram, recomenda-se o uso consciente da água no estado.

No entanto, segundo o presidente do Samae de Pomerode, Ricardo Campestrini, por enquanto, a situação está normalizada em nossa cidade, mas é preciso ter a consciência de que a água deve ser utilizada de maneira racional. “Estamos começado a perceber isso nos rios, devido ao longo tempo sem chuva. Mas, até agora, as nossas principais captações – ETA II, em Testo Alto, e ETA I, no Ribeirão do Salto -, a princípio, estão sob controle. Somente percebemos que a captação do Ribeirão Clara diminuiu um pouco, mas também, por enquanto, se encontro tudo normal”, destaca.

Só que a situação já está mais crítica, principalmente, no Oeste Catarinense. “Em conversa com vários presidentes de Samae’s e outras empresas fornecedoras de água, algumas cidades já estão declarando estado de emergência, pela falta de água, que começou a afetar essas localidades. Ainda, outras tiveram que mudar suas captações, o que gera mais custos para os cofres públicos. Por isso, o nosso trabalho, no sentido do uso consciente da água, deve ser intensificado, lógico, com o apoio da população, para que Pomerode não sofra com os efeitos da estiagem”, frisa Campestrini.

O presidente acrescenta que o Samae está monitorando toda a situação e tomará as medidas, necessárias, caso seja necessário. “Peço, mais uma vez: economize água, pois assim todos sairão ganhando”, finaliza.

 

Notícias relacionadas