Jornal de Pomerode


Zoo Pomerode inicia obras para novo recinto dos elefantes, uma área de mais de 10 mil m²

Começaram nesta semana as obras do novo recinto dos elefantes do Zoo Pomerode. O espaço está sendo preparado nos fundos do Zoo, em uma área de mais de 10 mil m². Esta é uma das maiores obras já realizadas pelo zoológico, sendo a parte dos muros de contenção uma das maiores da cidade.

4235dae01e7aa4263207bbd3aaebcea7.jpg Foto: Bob Gonçalves/JP

Começaram nesta semana as obras do novo recinto dos elefantes do Zoo Pomerode. O espaço está sendo preparado nos fundos do Zoo, em uma área de mais de 10 mil m². Esta é uma das maiores obras já realizadas pelo zoológico, sendo a parte dos muros de contenção uma das maiores da cidade. 

O espaço para os elefantes terá piso feito de macadame, que precisa estar bem compactado para não permitir a existência de microorganismos que possam prejudicar a saúde dos animais. Também haverá dois galpões pré-moldados, com 300 e 150 m², que servirão como dormitório e abrigo, um deles, e o outro específico para a maternidade, caso venham a ter filhotes, e para cuidados médicos. 

A barreira de contenção da encosta que delimita o recinto já está em fase de execução e deve estar pronta em duas ou três semanas. Serão cerca de 100 metros de muro, todo feito com pedras, no mesmo estilo de barreira de contenção de encostas em rodovias.

“Toda esta obra está sendo executada com recursos próprios e será feita de acordo com as nossas possibilidades, no nosso ritmo. Temos um planejamento bastante organizado para que tudo corra da melhor maneira possível, sem comprometer o nosso orçamento”, explica Maurício Bruns, diretor do Zoo Pomerode.

Ele revela, ainda que, a meta é chegar ao número de 1,5 milhão de visitantes por ano, dentro de um prazo de 15 a 20 anos e, para isso, o investimento em infraestrutura é necessário. Na continuidade do terreno onde estará o recinto dos elefantes, futuramente, será feito um espaço integrado para os elefantes, girafas e zebras, divididos por pequenos “fossos”.

Ainda na parte estrutural, uma nova bilheteria está sendo finalizada, bem como o estacionamento com entrada pela Rua dos Imigrantes, que possui mais de 25 mil m². A bilheteria só precisa, ainda, das instalações elétrica, hidráulica e de sistema para estar concluída. 

Outra obra que está sendo executada pela equipe do Zoo é a remoção e contenção da encosta que deslizou na Rua Jerusalém. Todo o barro úmido e cheio de resíduos que cedeu será retirado e uma base de pedra será feita, com um muro de contenção. Posteriormente, à Prefeitura só caberá a finalização dos reparos na parte superior da encosta. 

O Zoo Pomerode é considerado, hoje, um exemplo de gestão em nível nacional, uma vez que mantém e aprimora a sua infraestrutura sem depender de recursos públicos. 



Tags:
Veja também:
Galeria de fotos: 2 fotos









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg