Jornal de Pomerode - Viajar-de-onibus-ou-aviao-quais-os-pros-e-contras-65734 
Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Viajar de ônibus ou avião: quais os prós e contras?

Pensando nisso, resolvemos analisar as principais vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções. Descubra se vale mais a pena viajar de avião ou ônibus na próxima oportunidade!

852ae1a245c980a2f59724a182f48e86.jpg Foto: Divulgação

O ônibus é reconsiderado como meio de transporte para trechos de distância média. Descubra as vantagens e desvantagens dele em relação a viajar de avião!
Com o aumento do preço das passagens aéreas e as novas regras das companhias quanto ao despacho de bagagens, muitas pessoas voltaram a considerar o ônibus como meio de transporte para trechos com distância média (500 km).

Pensando nisso, resolvemos analisar as principais vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções. Descubra se vale mais a pena viajar de avião ou ônibus na próxima oportunidade!

O que você precisa saber sobre as viagens de avião: 

Vantagens: 

Rapidez no transporte -  Mesmo com aquela recomendação de chegar com antecedência ao aeroporto, o processo de check-in e o aguardo para o embarque, viajar de avião continua sendo uma opção muito mais rápida.

É claro que distâncias inferiores a 500 km podem ser percorridas com a ajuda de um ônibus, sem que isso interfira, de maneira significativa, nos seus planos. Mas quem tem pouco tempo à disposição, deve mesmo recorrer ao avião.

Variedade de destinos - De avião, você pode conhecer qualquer destino com o qual sempre sonhou, mesmo que ele fique no nordeste brasileiro ou no sudeste asiático!

Já viagens de ônibus têm como principal objetivo conectar as cidades de determinado país umas às outras e a alguns destinos em países vizinhos. Portanto, são mais limitadas.

Desvantagens:

Valor alto - É claro que as vantagens que uma viagem de avião oferece têm um preço. Tirando as empresas low cost – muito comuns em outros países –, as passagens aéreas costumam ser mais caras que as de outros meios de transporte.

As dicas para quem quer economizar são conhecer o valor médio do trecho desejado, programar a viagem com antecedência e ficar de olho nas promoções. É realmente difícil encontrar passagens baratas perto da data de embarque!

Limitações com bagagens - Por muito tempo, os viajantes brasileiros tiveram a possibilidade de levar uma mala de mão na cabine do avião e despachar suas demais peças para o porão. No último caso, a quantidade dependia de seu destino e de sua classe tarifária.

Essas regras mudaram de forma drástica, ainda no primeiro semestre de 2017. Atualmente, os passageiros que optam pelas tarifas mais básicas têm o direito de levar apenas uma bagagem de mão, as demais são cobradas à parte.

E sobre viajar de ônibus:

Vantagens:

Valor baixo - As passagens de ônibus costumam ser bem mais em “conta” que as de avião. Basicamente, isso significa que esse é o melhor meio de transporte para quem não pode ou não quer gastar muito!

Outra vantagem é que os preços das passagens de ônibus não tendem a flutuar. Você pode deixar para comprar as suas perto da data em que deseja embarcar, sem maiores contratempos.

Conforto em viagens longas - Uma coisa é certa: o espaço dos aviões comerciais está cada vez menor. Aqueles que desejam ter uma viagem confortável, só podem fazer isso em destinos internacionais que contam com as classes business e premium.

Por outro lado, muitos modelos de ônibus contam com assentos do tipo leito. Caso sua viagem seja longa, você pode programar seus horários para viajar durante a noite e aproveitar para descansar com todo o conforto que merece!

Desvantagens:

Demora no transporte - Dependendo do destino, os passageiros podem passar muitas horas no ônibus. E a situação fica ainda pior se o itinerário prever a parada em várias rodoviárias e o tráfego estiver intenso!

Viajar de ônibus é uma boa opção apenas para quem tem muito tempo à disposição, deseja economizar um pouco com o deslocamento ou planeja bem o seu tempo a bordo (lendo, dormindo ou observando a paisagem, por exemplo).

Este texto foi publicado, originalmente, no blog da Turismo Rodocide. Acesse e veja mais!



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: Divulgação Divulgação
Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg