Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Vereadores Mirins participam de encontro estadual

O evento foi realizado no auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa. A programação teve início às 9h com um debate sobre o livro “Constituição em miúdos”, de Maria do Carmo Freitas Macedo, que palestrou sobre a obra

fab81878d63ce387a583b490cd9789c0.jpg Foto: Divulgação

Os vereadores Mirins de Pomerode e o presidente da Câmara, Amarildo da Silva e a coordenadora do Projeto, Cleide Rauber, participaram nesta quarta-feira, dia 21, do 9º Encontro Estadual de Vereadores Mirins em Florianópolis.

O evento foi realizado no auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa. Reuniu mais de 500 estudantes catarinenses, com idades entre 9 e 15 anos, para promover a troca de experiências entre os vereadores integrantes das 75 câmaras-mirins inscritas de Santa Catarina.

A programação teve início às 9h com um debate sobre o livro “Constituição em miúdos”, de Maria do Carmo Freitas Macedo, que palestrou sobre a obra, e Florian Madruga, presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas.

“Falta a participação mais ativa do cidadão, porque o cidadão, para participar, ele precisa conhecer, então, como você vai jogar xadrez se você não sabe o que a dama faz, o cavalo faz, por isso a aprendizagem é muito importante, para poder saber o que eu vou cobrar do meu vereador, do meu deputado, do prefeito, do presidente”, frisou a autora e palestrante.

O encontro também promoveu o programa Vereador-Mirim, da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira em parceria com as Câmaras Municipais, com o objetivo de contribuir para a formação política dos estudantes, tornando conhecidas as funções e atividades desenvolvidas no Parlamento Estadual.

“É um sinal concreto que o projeto aqui no nosso estado é consolidado e a tendência é que a gente faça com que ele só cresça. Agora ele tem mudado um pouco as características. Temos um crescimento muito grande de câmaras jovens, então temos que pensar também em câmara juvenil porque ela antes era um número bem menor e hoje tem um número bem significativo”, afirmou a gestora do núcleo de gestão para a cidadania da Escola do Legislativo, Léa Medeiros.

“Participar deste encontro é extremamente engrandecedor. Podemos ver na prática o papel dos jovens no cenário político. O quanto antes ingressamos, mais poderemos colaborar para uma sociedade justa e igualitária. Agradeço muito pela oportunidade”, frisou o presidente da Câmara Mirim, Michel Thiago Küster.

É muito importante promover aos jovens e incentivá-los na formação de novas lideranças, fazendo com que sejam mais participativos na comunidade em que vivem. Eles tiveram a oportunidade de conhecer mais em relação ao meio político e administrativo o que é muito importante”, destacou Amarildo da Silva.



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: Divulgação Divulgação
Veja também:









Publicidade

  • 
    eb224b55631b8f403d168a912e1f6fb6.jpg4b580c53dad677f2141dea5ad908465d.jpg