Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Veja o que fazer para ir bem na reta final de estudos para o Enem

Confira algumas dicas para arrasar no Exame Nacional do Ensino Médio, que acontece nos dias 04 e 11 de novembro deste ano, em todo o país. A avaliação é uma prova realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia vinculada ao Ministério da Educação do Brasil

21171af731ccdf5da5558eb22c1d5d16.jpg Foto: Divulgação

Estamos há menos de um mês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com isso, vários estudantes que estão se preparando para os dois dias de prova, criam uma certa ansiedade e aquela expectativa de fazer uma boa prova.

Neste ano, o Enem será realizado em dois domingos, dias 04 e 11 de novembro, em todo o Brasil. Os portões dos locais de prova do Enem 2018 serão fechados às 13h, horário oficial de Brasília. As provas começam às 13h30min, com duração de 5h30min no primeiro dia e 5h (novidade) no segundo.

No primeiro domingo, serão 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas e a Redação.

O segundo será o dia das exatas. Serão 45 questões de Ciências da Natureza e outras 45 de matemática, totalizando 90 questões.

E, para ter um bom desempenho nos dois dias de prova, é necessário um preparo para que tudo ocorra da melhor maneira possível. O primeiro de tudo, é estar descansado. Ter uma boa noite de sono antes do dia do exame, é um bom começo para ter mais “resistência”, afinal o Enem é uma prova que pode trazer um pouco de desgaste físico e mental.

Durante o teste, é permitido que o candidato traga consigo alimentos para repor as energias. Claro, você não precisa exagerar na comida, para que a mesma não lhe cause algum desconforto intestinal bem na hora do exame. Portanto, leve uma barrinha de cereal, pacote de bolachas, chocolate e uma garrafinha de água, que vai te manter hidratado durante as provas. Procure, também, não ingerir bebidas alcoólicas antes das provas.

E, como falta, ainda, mais de 15 dias para o Enem, você pode se preparar através de resumos das disciplinas que você está estudando no Ensino Médio. Faça e refaça exercícios nos simulados que você pode encontrar, gratuitamente, na internet. Veja vídeo-aulas no Youtube e reserve um fim de semana, antes da prova, para se dedicar integralmente aos estudos. 

Uma boa dica para quem gosta de resumos, de uma maneira mais ilustrativa, recomendo o Resumeasy, da blumenauense Lara Beatriz. O @resumeasy é um perfil no Instagram e em outras redes sociais, na qual a Lara compartilha, gratuitamente, resumos de vários assuntos que podem vir a cair no Enem. Todos esses arquivos podem ser conferidos através do Google Drive, plataforma que ela disponibiliza para que os estudantes possam baixar esses resumos. 

A estudante Isabelle Staack, está tentando uma vaga em medicina na Universidade Federal. Segundo ela, a nota no exame pode ser fundamental para garantir a oportunidade de conquistar o posto.

“Não estou mais no Ensino Médio, portanto, tenho um tempo maior para estudar, tanto em casa quanto no cursinho pré-vestibular. Para mim, o Enem pode ser uma porta de entrada para que eu possa garantir uma vaga na federal. Minha expectativa para a prova, principalmente para com os resultados está bem alta, ainda mais com o apoio dos professores e colegas de sala, espero que não tenha nenhum problema com a aplicação da prova e que todos que estão se dedicando para o Enem, consigam um bom resultado”, relata.

O resultado oficial das provas, será divulgado no dia 17 de janeiro de 2019. Ele será liberado apenas para os participantes que concluíram o ensino médio ou irão concluir até o final de 2018. Quem ainda não terminou o ensino médio, terá acesso às notas apenas em março. Com o resultado do Enem, dependendo do desempenho no exame, é possível se inscrever no SiSU, ProUni e FIES.

 



Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos: Divulgação
Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg