Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Uma raça bovina de ouro

Touro criado em Pomerode, leva o primeiro lugar em competição na ExpoLages, uma das maiores feiras de agronegócios do Sul do Brasil e, neste ano, reuniu mais de 1,5 mil animais, entre bovinos, equinos e ovinos. Além da exposição, concursos são realizados

ac9e0be034597c53431dee7bd40f2beb.jpg Foto: Divulgação

Um touro de 1.337kg. Se formos comparar, é quase o mesmo peso de um carro popular. Mas, o animal, que é criado aqui em Pomerode e que pertence à Marcos Conrado Hass, foi o grande destaque da última edição da ExpoLages, na região serrana de Santa Catarina, no último fim de semana.

A Expolages é uma das maiores feiras de agronegócios do Sul do Brasil e, neste ano, reuniu mais de 1,5 mil animais, entre bovinos, equinos e ovinos. Além da exposição, concursos são realizados para premiar animais que se destacam em diversas categorias. 

E foi aí que o engenheiro agrícola pomerodense, Chico Hass, como é popularmente conhecido, decidiu ir para Lages com sua equipe da Cabanha JM, levando 12 animais para serem expostos e participarem dos concursos.

Desses 12, sete alcançaram o primeiro lugar, sendo quatro fêmeas e três machos. Mas, a grande estrela daquele dia, foi o seu touro de 1.337kg, o Champion da Jen, o seu xodó, que sempre se destaca em várias feiras agrícolas pelo país.

Hoje, o touro está com cinco anos de idade e essa pode ter sido uma de suas últimas competições a serem disputadas, já que, só os animais de até esta idade, participam desse tipo de evento com comissão julgadora. 

Mas, se realmente for uma das últimas do Champion, pode-se dizer que se fecha um ciclo com chave de ouro, afinal, o bovino de Hass, ficou em primeiro lugar na categoria Limousin, raça do animal.

Os critérios que são levados em conta, além do peso e do tamanho, no qual Champion se destaca bastante, são: morfologia; perfeição e beleza; origem e pureza racial e outras características corporais.

De acordo com Hass, a raça tem como característica a sua mansidão e tranquilidade. “Mesmo ele tendo um tamanho que impressiona muita gente, a Limousin é uma raça que é dócil e mansa, por isso, quando as pessoas encontram o Champion nas feiras, vão perto dele, fazem carinho, sentam e aproveitam para tirar fotos. Além disso, é uma raça que possui um ganho de peso gigantesco e possui uma carne macia e com pouca gordura”, comenta o engenheiro agrícola.

Chico também agradece o apoio de toda sua equipe da Cabanha JM.

“Todo esse reconhecimento, só é possível graças ao empenho e esforço da nossa equipe, que está, todos os dias, cuidando dos animais do Cabanha JM. Só tenho a agradecer”, comenta.

Agricultura prevalece em Pomerode 

Pomerode é uma cidade conhecida pela sua arquitetura germânica, considerada a “Cidade Mais Alemã do Brasil”. Com mais de 30 mil habitantes, o município possui mais de 214km² de extensão, mas apenas 35% é considerada zona urbana, sendo 64% em área rural. No último censo de 2010, realizado pelo IBGE, Pomerode constava 23.836 habitantes em zona urbana e 3.936 em rural.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Rural do município, Sírio Jandre, quase 1.600 pessoas estão registradas como produtores ativos, ou seja, que utilizam a agricultura para o consumo próprio, ou comércio local.



Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos: Divulgação
Veja também:









Publicidade

  • 
    eb224b55631b8f403d168a912e1f6fb6.jpg4b580c53dad677f2141dea5ad908465d.jpg