Jornal de Pomerode


Uma escola feita de parceria

A Escola José Bonifácio atende hoje mais de 600 alunos e valoriza a participação de pais na vida escolar do aluno

Uma das mais antigas instituições de ensino pomerodense, na qual a maioria dos munícipes já fez parte do educandário da Escola de Educação Básica José Bonifácio. Localizada no Centro de Pomerode, a escola conta hoje com cerca de 680 alunos cursando o ensino médio.


Estivemos na escola e fomos recebidos pela diretora Ana Sueli Piske Borges, que está na direção da escola desde 2012. No mês de março deste ano foi realizada a nova eleição da APP para a gestão 2016-2018, onde foi eleito como presidente o senhor Thiago Cândido e vice-presidente, Adriano Alessandro Kriesing. A diretora revela que apesar do pouco tempo de posse, alguns projetos e ações já vêm sendo estudadas pela APP e direção da escola. "A posse da nova diretoria da APP ocorreu no início do mês de abril e estamos apenas aguardando a mudança do estatuto para dar início aos trabalhos. Nossa principal meta para esse ano é a troca da fiação elétrica, pois ela é muita antiga e precisa urgentemente ser trocada. Para conseguir essa verba, estamos trabalhando com a venda de uma rifa que será sorteada alusiva ao Dia das Mães e outras ações de arrecadações que acontecem no decorrer do ano", explica.


A escola conta hoje com uma ampla estrutura, mas que, segundo a diretora, necessita de ampliação e melhorias. "A nossa luta maior é pela ampliação e melhoria da estrutura. Estamos nessa luta desde que eu assumi a direção da escola em 2012, mas até agora não obtivemos nenhum sinal positivo. A APP já encaminhou vários requerimentos aos órgãos competentes, mas até agora nada. Alegam problemas na licitação, que vai acontecer, mas, enquanto isso, estamos esperando, pois não podemos fazer nada", lamenta.


A diretora ainda comenta que devido à baixa arrecadação da APP por ser uma entidade sem fins lucrativos, faz com que grandes obras como a de ampliação da escola se tornem impossíveis de ser concretizadas com verbas próprias. "A APP é uma entidade sem fins lucrativos, fica difícil fazer uma obra tão grande como essa, pois a nossa arrecadação é baixa e depende de contribuição espontânea e pequenas ações que realizamos durante o ano que servem apenas para complementar aquilo que nos é repassado do governo", explica.


A participação dos pais dentro da escola é um dos grandes diferenciais, mas, segundo a diretora, ainda é pouca. "Temos muitos pais que fazem parte da APP, até os que não fazem são bem participativos quando precisamos, no caso de mutirões de limpeza, ações de melhorias, etc. Estão sempre preocupados com os materiais didáticos, de higiene e limpeza, para que não faltem e quando há eventos, sempre participam como voluntários. Porém, quero aqui deixar meu apelo aos outros pais para que participem um pouco mais da vida escolar de seus filhos. As nossas portas estão sempre abertas para recebê-los, seja para sanar dúvidas, receber sugestões ou até mesmo conhecer melhor nosso trabalho, nossa escola".


No decorrer do ano, vários eventos sem fins lucrativos são realizados na escola para que haja uma integração maior entre séries e o ensino seja um pouco mais descontraído. "Durante o ano realizamos eventos diversos para que haja uma integração maior entre alunos e professores. Em agosto temos o passeio ciclístico, a noite cultural e a festa junina que são realizados em parceria com o Grêmio Estudantil, que vem realizando um ótimo trabalho em nossa escola, mostrando que estão aqui para realmente somar. Além disso, temos outros projetos na escola como o Sempre Viva Teen, aulas de capoeira, Escola de Direitos e Cidadania de Pomerode (Geazi), fanfarra, os treinos de Futsal e Voleibol, entre outros.


Além do Ensino Médio regular, a escola tem uma turma de Ensino Médio Inovador, onde os alunos permanecem duas vezes por semana, o dia inteiro na escola. "Além da grade normal, eles têm aulas extras de esporte e cultura, artesanato, informática, e estão trabalhando neste ano em um projeto do valor nutricional da alimentação", explica a diretora. Além dos projetos educacionais, a escola trabalha com projetos sociais, é o caso da campanha de doação de sangue, onde a escola, em parceria com empresas de transporte, levam alunos, professores e comunidade para efetuar a doação no HEMOSC, em Blumenau.


A diretora finaliza agradecendo aos pais e professores que integram a nova formação da APP e todos que contribuem para que a escola se mantenha em funcionamento. "No mais, só tenho a agradecer ao excelente quadro de funcionários, professores, administrativo e os alunos também, que sempre são bem participativos em nossas atividades", finaliza.

 



Veja também:
Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: Foto: João Danilo Almeida / JP Foto: João Danilo Almeida / JP









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg