Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Uma celebração de aniversário que é tradição

Festa Pomerana chega à sua 36ª edição, comemorando sempre a emancipação política de Pomerode

ff3d260059c9aa200bc6f9e0d245e2c0.jpg Foto: Daiana Kopsch/JP

A Festa Pomerana foi criada no ano de 1983 em comemoração aos 25 anos de Emancipação Político-Administrativa do Município. Planejada, desde o início, para ser a festa oficial da cidade, sempre é realizada em janeiro, para comemorar o aniversário de Pomerode, aproveitando, também, a temporada de turistas que visitam o litoral catarinense nas férias.

A primeira Festa Pomerana aconteceu nas dependências da Sociedade Esportiva Floresta e o Prefeito idealizador foi Eugênio Zimmer.

A cidade de Pomerode diferencia-se de outros municípios por sua identidade étnica e cultural, muito própria dos seus habitantes, que preservaram a língua alemã, a gastronomia e as construções enxaimel. A festa busca retratar as manifestações culturais pomeranas que foram trazidas pelos imigrantes que colonizaram o Vale do Rio do Testo, um dos afluentes do Rio Itajaí-Açu. Graças às manifestações, ainda bem genuínas, se comparadas com o que existe na Alemanha hoje, a cidade assumiu o slogan: “Unser Kleines Deutschland” (Nossa Pequena Alemanha).

A festa foi planejada seguindo os modelos de organização dos Clubes de Caça e Tiro com as competições típicas, que elegem reis e rainhas de cada modalidade. Para divulgar essas tradicionais festas, a Pomerana oferece uma amostra do Vogelstechen (Pássaro ao Alvo) e o Scheibenschiessen (Tiro ao Alvo). Já para representar o trabalho dos imigrantes pomeranos, em sua chegada à nova colônia, foram criadas as competições típicas do Schneidemüller (Serrador de Lenha) e do Holzhacker (Lenhador).

Hoje, a festa oferece novas atrações, que são aperfeiçoadas todos os anos, para melhor receber a população pomerodense e os turistas.

Considerada como a maior do estilo alemão realizada em janeiro, no estado de Santa Catarina, a comemoração oferece atrações culturais e gastronômicas para todas as idades e gostos. Difícil não se encantar por ela!



Localização:

Pavilhão de Eventos de Pomerode

Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg