Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Um velho conhecido em um novo local

Maibaum é restaurado e reinstalado na Praça Jorge Lacerda, em cerimônia que celebrou a chegada da primavera

702b13c9ca999990afe95222e9ddeb8f.jpg Foto: Isadora Brehmer/JP

Na manhã de sábado, 22 de setembro, a movimentação no centro da cidade, mais especificamente na Praça Jorge Lacerda, chamou a atenção de quem passava pelo local. Isso porque foi realizada a reinstalação do Maibaum, marcando o início da primavera.

Os trabalhos aconteceram em meio a uma cerimônia especial, inspirada na forma como são feitos em algumas localidades da Alemanha. A partir das 10h, o Maibaum foi trazido da Prefeitura, em direção à Praça, pelo Grupo Folclórico Alpino Germânico, acompanhado da Banda Municipal Die Originalen Rega Bläser e de bailarinas do projeto Ballet Cultura.

A colocação do Maibaum, em seu novo local, foi feita somente com a força humana, sem a utilização de nenhum maquinário, conforme os moldes antigos. Com o auxílio de cordas, o Maibaum foi erguido e colocado no centro da Praça Jorge Lacerda, em local especialmente preparado para recebê-lo. Dezenas de pessoas acompanharam a cerimônia de recolocação do artefato, que passou por uma completa restauração antes de estar, novamente, exposto na cidade.

O mastro é envolvido pelas cores da cidade - azul e branco - e decorado com figuras que representam a indústria, o comércio, a cultura, o turismo e a tradição de Pomerode. As figuras, no cerimonial, foram trazidas pelas bailarinas do Ballet Cultura e, pouco antes de o mastro ser erguido, elas foram colocadas no Maibaum. 

A secretária de Turismo e Cultura de Pomerode, e vice-prefeita da cidade, Gladys Sievert, explica que a decisão de levar o Maibaum para outro local foi motivada pela preocupação com a segurança de quem para a fim de admirá-lo. “Decidimos recolocar o Maibaum no primeiro dia da primavera, conforme a tradição alemã. O Maibaum vai funcionar como vitrine de todos os pontos fortes de Pomerode, de todas as coisas que temos aqui, que tanto nos orgulham. E o turista vai ter como lembrança uma foto belíssima e tudo o que nós temos de bom aqui em Pomerode”, disse a secretária.

Gladys também destacou que a colocação do Maibaum, sem a utilização de máquinas, representa uma celebração da força humana.

O Maibaum havia sido retirado do centro da cidade no final do mês de abril e passou por uma completa restauração. As novas peças, produzidas para representar bem a nossa cidade, são uma reedição das figuras que compunham o primeiro Maibaum instalado em Pomerode.

Sobre o Maibaum 

As origens do Maibaum remontam à antiguidade, quando as tribos celtas e germânicas celebravam a fertilidade e as colheitas. O nome, traduzido, significa árvore de maio, porque na Alemanha, ele é colocado no quinto mês no ano, quando inicia a primavera no hemisfério Norte. Em Pomerode, foi feita uma adaptação da tradição alemã à nossa realidade.

Inicialmente, era utilizado o tronco de uma árvore que, no decorrer do tempo, passou a ser um mastro enfeitado. O Maibaum representa, para as comunidades, um símbolo de organização e união, principalmente porque, para haver êxito em sua colocação, isto é de suma importância. Após a Segunda Guerra, o Maibaum se tornou parte integrante permanente de muitas comunidades e cidades, com destaque às da Baviera, Baden e o oeste da Alemanha. Desde os tempos antigos, o Maibaum é um símbolo para o comércio, artesanato, comidas locais e famílias. 



Galeria de fotos: 8 fotos
Créditos: Isadora Brehmer/JP Isadora Brehmer/JP Isadora Brehmer/JP Isadora Brehmer/JP Isadora Brehmer/JP Isadora Brehmer/JP Isadora Brehmer/JP Isadora Brehmer/JP
Localização:

Praça Jorge Lacerda, Pomerode

Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg