Jornal de Pomerode


Um trabalho constante de Vigia

Em 2017, a Secretaria de Saúde de Pomerode, como forma de trazer transparência às ações desenvolvidas durante o mês, passou a produzir o Relatório de Gestão, com dados detalhados sobre o que foi feito em determinado mês. O documento é, posteriormente, entregue ao prefeito, Ércio Kriek.

2fb4b2fba7ba079b0e20c85601efdc9d.JPG Foto: Divulgação- Integrantes da equipe da Vigilância Sanitária.

Em 2017, a Secretaria de Saúde de Pomerode, como forma de trazer transparência às ações desenvolvidas durante o mês, passou a produzir o Relatório de Gestão, com dados detalhados sobre o que foi feito em determinado mês. O documento é, posteriormente, entregue ao prefeito, Ércio Kriek. 

O secretário de Saúde, Rafael Ramthun, exalta a importância de se produzir um relatório como este, para mostrar à comunidade tudo o que é feito dentro da Secretaria. “Aproximar a secretaria da comunidade, ser cada vez mais transparente com as ações e serviços prestados pela secretaria, além de valorizar o trabalho de qualidade de todos os profissionais que aqui trabalham, esse é o objetivo”, ressalta.

Para tal, será exposto à população um pouco mais sobre cada setor da Secretaria, mostrando a sua abrangência. O primeiro local a ser abordado é o setor das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica. 

Vigilância Sanitária

Segundo a Lei Orgânica da Saúde, é responsável por eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, por meio de estratégias de fiscalização. Deve intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços ligados à saúde, abrangendo o controle de bens de consumo e prestação de serviços que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendida todas as etapas e processos, da produção ao consumo. 

Os serviços detalhados da Visa estão enumerados no box ao lado. A Vigilância prepara, no início de cada ano, um cronograma para as vistorias que serão realizadas na cidade, para a emissão dos Alvarás Sanitários. Através de um planejamento mais organizado deste cronograma, foi possível alcançar bons índices de cumprimento do mesmo no mês de junho. Foi cumprido 81,35% do cronograma, uma melhora de quase 20% em relação a maio, principalmente, devido ao cronograma bem organizado

Fazem parte da equipe que atende estas situações pela Vigilância Sanitária de Pomerode os técnicos Jeancarlo Hille e Jeanne Campestrini, os fiscais Mário Xavier, Luis Harmel e Harriet Imianovsky, além de Magali Boeing, do administrativo e Eliandra da Silva Falk, gerente da Visa.  

Os alvarás emitidos pela Vigilância precisam ser renovados anualmente e esta é uma das principais funções da instituição. As vistorias são feitas regularmente, ou para concessão de alvarás ou por causa de denúncias.  É importante ressaltar que à Vigilância Sanitária não compete a fiscalização da produção de alimentos de origem animal, ou de bebidas, como em cervejarias ou em abatedouros. Esta fica sob a responsabilidade do Ministério da Agricultura

Vigilância Epidemiológica 

É definida como um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

Uma das maneiras de prevenção é através da imunização da população. É uma função que se destaca no município, pois os resultados do trabalho realizado com qualidade podem ser vistos nos balanços finais de cada campanha. A de vacinação contra a Gripe atingiu a cobertura de 91,95%, atingindo a meta proposta pelo Ministério da Saúde. E, para a campanha de vacinação contra o HPV (meninos e meninas), a cobertura foi de 87% do público alvo, sendo que, em 2016, foi destaque estadual.

As outras funções que fazem parte das competências da Vigilância Epidemiológica estão listadas no Box 2, logo ao lado. As responsáveis pelo trabalho executado pela Epidemiologia do município de Pomerode são as técnicas de enfermagem, Simone Isabel S. da Silva e Jaqueline Suzan B. Gustmann.

Funções da Vigilância Epidemiológica

• Distribuir vacinas para as unidades de saúde do município;
• Capacitar os vacinadores da rede;
• Promover as campanhas de vacinação;
• Realização de teste rápidos;
• Investigar situações de mortalidade fetal, infantil e mulher em idade fértil;
• Capacitar e fornecer orientação técnica conforme protocolos para os profissionais de saúde;
• Monitorar, junto à Secretaria da Agricultura, a ocorrência de casos de raiva e febre amarela em animais;
• Realizar alimentação periódica dos sistemas: SIM, Sinasc, Sinan, Sies, Sipni, Sivep/DDA, Vigilantos, Sislog Lab, GAL;
• Emissão do Certificado Internacional da Febre Amarela;
• Promover ações de prevenção e controle de doenças e agravos;
• Investigar doenças infecciosas, sejam casos isolados ou surtos, coletando amostras para confirmação diagnóstica;
• Notificar e investigar doenças ou agravos à saúde, conforme a Lista Nacional de Doenças de Notificação Compulsória;
• Realização de palestras em escolas e empresas, abordando Prevenção à IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Funções da Visa

- Emissão do Alvará Sanitário; Licença de Transporte para quem trabalha com alimento e medicamentos;
- Orientação e fiscalização de estabelecimentos sujeitos à Vigilância Sanitária (estabelecimento de saúde, estabelecimento de ensino, habitação rural e urbana, ópticas, clubes, academias, estabelecimentos com comercio de alimento, restaurantes e afins);
- Análise e indicação de áreas necessárias quanto ao fluxo do processo de produção do alimento;
- Realização de palestras educativas;
- Exigência do cumprimento da legislação sanitária;
- Investigação, juntamente com a Vigilância Epidemiológica, de suspeita de intoxicação alimentar;
- Realização de vistoria final do processo de consulta de viabilidade, quando esse gera Alvará Sanitário;
- Realização da coleta e encaminhamento ao Lacen, a água distribuída pelo Samae (26 pontos mensais);
- Atendimento a denúncias nas diversas áreas de atuação da Vigilância Sanitária.
 



Tags:
Veja também:
Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: Divulgação Divulgação









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg