Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Um pedacinho da Itália em Santa Catarina

Um dos pontos mais visitados em Nova Veneza é a praça Humberto Bortoluzzi, na qual fica exposta uma gôndola doada pela cidade italiana de Veneza. Além da embarcação de Nova Veneza, há apenas outras três embarcações desse modelo, que são legítimas, fora da Itália

2a84901446028e5ae22692d69d66f4cd.jpg Foto: Divulgação

A cultura italiana é apreciada por muitas pessoas, devido à sua gastronomia e pela sua arquitetura característica. E, aqui em Santa Catarina, é possível visitar um município que traz traços de uma cidade conhecidíssima no turismo mundial. Estamos falando de Nova Veneza, que fica localizada no sul do estado, e a Volkstur Agência de Viagens trará os atrativos dessa cidade que lembra o município italiano de Veneza.

O nome “Nuova Venezia” surgiu como forma de honrar o lugar de origem dessas pessoas que fundaram a cidade e que, até hoje, mantêm os costumes e tradições italianas, seja por meio da culinária, da arquitetura ou das artes. De geração em geração, a cultura vai sendo mantida.

Um dos pontos mais visitados em Nova Veneza é a praça Humberto Bortoluzzi, na qual fica exposta uma gôndola doada pela cidade italiana de Veneza. Além da embarcação de Nova Veneza, há apenas outras três embarcações desse modelo, que são legítimas, fora da Itália.

Os turistas que chegam na cidade, também se encantam com as edificações centenárias que são: as Casas de Pedra da Família Bratti, construídas no ano de fundação da colônia e fazem parte do Patrimônio Histórico do Estado. Ainda falando em arquitetura, o casarão antigo na Rua Nicolau Pederneiras também chama a atenção. 

A pequena cidade preserva outra herança: o dialeto vêneto.  Além dele, quase todos os 14 mil habitantes falam o italiano, que é ensinado nas escolas. Com uma bela paisagem e muitos atrativos naturais, Nova Veneza está rodeada de montanhas da Serra Geral catarinense. Rios cristalinos correm entre montanhas de matas nativas. Também podemos visitar a Vinícola Borgo, que pertence a uma família tradicional da cidade. Lá é possível comprar vinhos, cachaças, doces, massas caseiras e diversos produtos coloniais.

A gastronomia se baseia no macarrão rústico, polenta, puína (queijo pré-fermentado), queijos coloniais, salames, carnes e galinhas ensopadas, saladas de batatas com ovos, saladas de “radicio”, pães e tantos outros pratos que podem ser encontrados em restaurantes e “cafés coloniais”, abrindo um grande leque. No interior do município, rios cristalinos e puros ainda correm entre montanhas de matas virgens das encostas da Serra Geral, proporcionando um inigualável e exuberante espetáculo da natureza.

Volkstur Turismo 

Localizada na Rua Presidente Costa e Silva, 729, em Testo Rega. Aberta das 8h às 12h e das 13h às 17h30min, a agência preza pelo planejamento conjunto, no qual, o cliente planeja sua viagem com tranquilidade. Para mais informações,  os interessados devem acessear www.volkstur.com.br ou (47) 3394-8700. Boa viagem! 

 



Localização:

Rua Presidente Costa e Silva, 729, em Testo Rega

Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg