Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Um passeio por Minas e Espírito Santo

Conhecida por suas construções rústicas e que fazem parte da história do Brasil, Minas Gerais é dona de uma das regiões mais antigas do nosso país, se caracterizando pela sua arquitetura, mantida desde épocas atrás

cc055fe2bd72d0820b60dc61600ecc77.jpg Foto: Trilhas e aventuras

Você já sabe onde irá passar os últimos dias no ano e os primeiros de 2019? Se ainda está em dúvida, a Volkstur oferece um passeio diferenciado pelas cidades históricas de Minas Gerais e a virada de ano em Vitória, no Espírito Santo. 

Conhecida por suas construções rústicas e que fazem parte da história do Brasil, Minas Gerais é dona de uma das regiões mais antigas do nosso país, se caracterizando pela sua arquitetura, mantida desde épocas atrás. O roteiro inclui visitações às cidades de Tiradentes, Congonhas, São João Del Rei e Ouro Preto, municípios que possuem mais 300 anos de existência. 

Primeiramente, vamos falar de Tiradentes. Após receber algumas denominações, a cidade recebeu esse nome em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier. Considerada um dos centros históricos do Brasil, marcado pela preservação da arte barroca, a cidade foi considerada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, após recuperar partes históricas das igrejas como as do século XVIII, casas e monumentos. A Matriz de Santo Antônio é parada obrigatória, pois carrega traços de Aleijadinho e é a segunda igreja em ouro do país. 

Congonhas, em Minas Gerais, foi um importante centro de mineração. A região era conhecida como “Congonhas do Campo”, devido a uma planta medicinal encontrada no local . Pessoas de diversas partes do mundo visitavam a região, em busca de cura para doenças. Até hoje, é considerado centro de peregrinação, reunindo fiéis que procuram o fim de suas aflições. Com o passar dos anos, passou a ser apenas Congonhas. Chegando na cidade, já é possível observar monumentos do barroco. No alto de uma colina está a riqueza barroca de Aleijadinho, marcada no conjunto arquitetônico da cidade.

 Declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, em 1980 com sua arquitetura colonial, Ouro Preto atrai muitos turistas durante o ano. Após a Inconfidência Mineira e a Independência, a cidade recebeu o nome de Ouro Preto, baseada nas riquezas que existiam no local. Além da arte barroca que reflete principalmente nas igrejas, que foram transformadas por importantes escultores, como o Aleijadinho, a cidade fica bastante movimentada durante o Carnaval e a Semana Santa, quando são realizados desfiles e exposições que fazem a diversão dos turistas e das famosas repúblicas estudantis. A viagem também inclui passagem pela capital mineira, Belo Horizonte.

Saindo de Minas Gerais, partimos em direção ao litoral capixaba para passar a tão esperada virada de ano. Em Vitória, capital do Espírito Santo, serão realizados passeios pelo Centro Histórico da cidade e as praias que cortam o município, além de um passeio por Vila Velha, que fica na região metropolitana. 

Nessa cidade, um dos passeios que mais chamam a atenção, é a visita do Convento da Penha, considerado um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil. situado no alto de um penhasco, a 154 metros de altitude, sendo uma das igrejas mais antigas do estado, cujas obras avançavam aos poucos e tiveram início por volta de 1558.

Volkstur Turismo 

Localizada na Rua Presidente Costa e Silva, 729, em Testo Rega. Aberta das 8h às 12h e das 13h às 17h30min, a agência preza pelo planejamento conjunto, no qual, o cliente plajena sua viagem com tranquilidade. 

Para mais informações, acesse www.volkstur.com.br ou (47) 3394-8700. Boa viagem! 



Localização:

Volkstur, Pomerode

Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg