Jornal de Pomerode


Um novo gerente para o Samu no Estado

Na terça-feira, 04 de julho, o Secretário de Saúde, Vicente Caropreso, apresentou o novo gerente estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Decisão gera discussão e, em todo o estado, houve protestos por parte do Samu.

1ccae5ebae5c4ec09ee96f259824d13e.jpg Foto: James Tavares/Secom

O secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, apresentou, na terça-feira, 04 de julho, o novo gerente estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Júnior. Um novo modelo da estrutura do Samu está sendo construído pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado da Fazenda.

O secretário, após apresentar o novo gerente, ainda disse que o atual momento do Samu é de renovação e aprimoramento do sistema, que já é muito bem avaliado, com excelentes profissionais exercendo uma tarefa árdua. 

O secretário da Saúde comunicou uma novidade para o serviço móvel. “Além da participação do tenente-coronel, iremos agregar uma coordenação médica por parte da SES, de dois médicos emergencistas que farão um contraponto com a empresa que está prestando o serviço do Samu, no caso, a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM)”, complementou o secretário.

A superintendente de Serviços Especializados e Regulação, Karin Geller, explicou que está sendo realizado um trabalho de profunda discussão sobre o modelo do Samu catarinense. “O Estado conta com 97 ambulâncias de Suporte Básico distribuídas e organizadas junto aos municípios catarinenses. Os bombeiros possuem 120 unidades, temos 23 Unidades de Suporte Avançado e oito Centrais de Regulação do Samu. Somos o estado pioneiro na construção desta política de regulação das urgências. Somos um dos poucos estados que possui cobertura em 100% dos municípios catarinenses. E a intenção é aprimorar o Samu e torná-lo ainda melhor no comando da SES”, explicou a superintendente.

O gerente do Samu, tenente-coronel João Batista Cordeiro Júnior, garantiu que os serviços irão melhorar. “É um momento de esclarecimentos e estamos trabalhando na definição desse novo modelo, que busca construir algo ainda melhor para a população catarinense”, concluiu.

Decisão gera discussão

O novo modelo de gestão, porém, gera discussão e não foi aprovado por todos. No dia em que o novo gerente era apresentado, um protesto era realizado pelos integrantes do Samu, em todas as cidades catarinenses que possuem o serviço.

Em Pomerode, não foi diferente. Às 11h, as sirenes das duas ambulâncias foram acionadas e, durante alguns minutos, chamaram a atenção da população.  O objetivo da ação foi mostrar o descontentamento com a decisão de centralizar o serviços, bem como o novo modelo de gestão.



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Créditos: James Tavares/Secom Divulgação/via WhatsApp









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