Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Tem início mais uma edição do Festival Gastronômico

Evento recebe grande público já na noite de abertura e promete ser, mais uma vez, um sucesso

47fa73e2ba9f0239e8aa38cf0031aca7.jpg Foto: Tatiane Hansen/JP

Comida de qualidade, acompanhada de delciosas bebidas, em um ambiente agradável e aconchegante. Tudo isso você pode encontrar na 14ª edição do Festival Gastronômico de Pomerode, que iniciou na quarta-feira, 04 de julho, no Pavilhão de Eventos da cidade. 

A noite de abertura já foi uma prévia do sucesso que promete ser o Festival. O espaço ficou cheio e, praticamente, todas as mesas foram ocupadas durante a noite, demonstrando o quanto o público aprecia e espera pelo evento. Muitos se surpreenderam com a decoração deste ano, que trouxe um ar de modernidade ao espaço, com talheres, objetos de cobre e luminárias especiais.

A programação, que segue até o dia 15 de julho, traz como tema “Sabores da Nova Cozinha Alemã”, que desafiou os chef’s participantes a oferecer criações alinhadas com a gastronomia moderna da Alemanha e, ainda, releituras de pratos tradicionais germânicos.

Além disso, essa edição do evento tem uma preocupação especial com inclusão. O cardápio está disponível em braille e haverá uma oficina gastronômica de cucas áudio-descritiva, executada em parceria com a Associação de Cegos do Vale do Itajaí.

Os restaurantes participantes desenvolveram mais de 80 pratos para o evento, uma diversidade de receitas que promete proporcionar experiências gastronômicas para todos os gostos. Para aumentar a imersão, serão oferecidas, também, oficinas culinárias gratuitas para o público. 

Além de todo o cuidado na parte culinária, existe também uma grande preocupação com a ambientação. Por isso, o Parque Municipal de Eventos recebeu uma decoração charmosa e iluminação especial, para criar um clima aconchegante. Inclusive, para aquecer os visitantes do frio intenso da região nesta época, serão disponibilizadas mantas, que podem ser “alugadas” durante o período que o visitante estiver no Festival.

Segundo Gicele Lanser Correa, presidente da Associação Visite Pomerode (Avip), a busca pela máxima qualidade é um dos principais diferenciais de Pomerode. “Uma característica dos eventos realizados na cidade mais alemã do Brasil é que procuramos receber o público com excelência, e, a cada edição, trazer novidades e diferenciais. Este ano, buscamos valorizar inclusão e, também, oferecer opções no cardápio para diferentes perfis de visitantes. Além disso, teremos novidades no Espaço Mueller, que receberá diversos chef’s, entre eles, a vencedora do MasterChef 4, Michele Crispim, o chef Rusty Marcellini, um pesquisador da gastronomia mundial, o renomado chef Rodrigo Martins, e muitas outras atrações”, ressalta a presidente da Avip.

Entre os restaurantes participantes, os restaurantes Wunderwald e Torten Paradies estão presentes desde a primeira edição do festival, há 14 anos. O Restaurante Wunderwald oferece, além dos pratos com tendências mais modernas, o tradicional Schwarzsauer, receita icônica do norte da Alemanha, região de onde vieram os colonizadores de Pomerode. 

Já a Torten Paradies valoriza um ingrediente típico de Pomerode no Penne ao Kraeuterkaese, utilizando um queijo fabricado na cidade há quase 100 anos.
A expectativa da Avip, responsável pela organização do evento, é atrair cerca de 40 mil pessoas para Pomerode durante o período do evento. Os visitantes costumam conciliar a ida ao festival com visitas pela cidade. Aproveitando o movimento turístico, foram lançadas rotas especiais de passeios guiados e visitas a propriedades rurais, produções locais e construções históricas.

Schweinwagen 

Uma das novidades dessa 14ª edição é a participação do Schweinewagen (Carro do Porco), através de uma parceria com a empresa pomerodense Olho Embutidos e Defumados. A atração, famosa nos desfiles da Oktoberfest, estará presente em todos os dias do evento. 

“A ideia é que os visitantes possam conhecer e tirar fotos. No carro também haverá distribuição da nossa Linguiça Húngara. Desde que nos tornamos patrocinadores do Schweinewagen, a ideia sempre foi levá-lo para outros eventos em SC e, por onde ele passa, atrai um grande público”, comenta o sócio da Olho, Luiz Antonio Bergamo. O 14º Festival Gastronômico de Pomerode é realizado no Parque Municipal de Eventos, de segunda a quarta, das 18h às 23h, de quinta a sábado, das 18h às 24h, e aos domingos, das 11h às 16h.



Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg