Terca-Feira, 20 de Agosto de 2019

facebook_icon

Hoje: Máx 15Cº / Min 10°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Tem início a Campanha de Mudas Frutíferas

Teve início, no mês de abril, a Campanha Municipal de Árvores Frutíferas, edição 2019. A campanha é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da fruticultura no município, com aumento na variedade, produção comercial, caseira e orgânica

80b4876c8a488cdeda3084b2640b4e5b.jpg Foto: Arquivo Jornal de Pomerode

Teve início, no mês de abril, a Campanha Municipal de Árvores Frutíferas, edição 2019. A campanha é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da fruticultura no município, com aumento na variedade, produção comercial, caseira e orgânica. Com isso, visa, também, aumentar o consumo de frutas entre os munícipes.

O prazo para que as encomendas sejam feitas iniciou no dia 23 de abril e segue até o fim deste mês, no dia 31 de maio. As mudas serão comercializadas a preço de custo e as encomendas podem ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento Rural, prédio nos fundos da Prefeitura, além da Casa do Produtor Rural, em frente à Praça Erwin Zastrow, em Testo Rega.

Para fazer o pedido formal, é preciso preencher o formulário de solicitação, que pode ser retirado na secretaria, na Casa do Produtor ou por meio do site da Prefeitura. Nesta edição, estão disponíveis para encomenda mais de 100 variedades de plantas frutíferas e ornamentais.

“Neste ano, também acrescentamos três variedades de chá e plantas comestíveis, que foram pedidos no ano passado, durante a outra campanha. Com isso, temos uma variedade considerável de plantas para oferecer à população”, afirma Sirio Jandre, secretário da pasta.

A expectativa para este ano é comercializar cerca de duas mil mudas, resultado não tão bom quanto o do ano passado. Elas serão entregues entre os dias 12 a 14 de junho, no Pavilhão Municipal de Eventos. É importante lembrar que, para retirar as mudas adquiridas, o interessado deve apresentar cópia do pedido. 

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Pomerode, que organiza a ação, foram vendidas mais de 3.100 plantas em 2018. “Esta foi a melhor venda dos últimos anos e estamos muito contentes com o resultado final da campanha. A prorrogação do prazo ajudou e os produtores tiveram mais tempo de fazer suas encomendas, o que fez com que ninguém saísse prejudicado”, ressalta.

De acordo com o secretário, a campanha abrange mais as pessoas que desejam ter plantas frutíferas, comestíveis ou ornamentais para consumo próprio. “Apenas cerca de 20% dos que adquirem mudas usam as frutas para fazer doces ou vendê-las. O restante utiliza para consumo próprio, atendendo ao objetivo da campanha”, finaliza Jandre.

 



Veja também: