Jornal de Pomerode


Nascimento de duas bezerras gêmeas surpreende donos do local

Na noite de sábado, 11 de outubro, a propriedade do Sr. Ingo Hedel, localizada na Rua Erwin Ewald, no Ribeirão Souto, teve uma curiosa surpresa. A vaca, que havia sido comprada há pouco tempo, deu à luz a duas bezerras gêmeas idênticas.

40227f5e77e473cb94a8c2cc5f0e76d5.jpg Foto: Raphael Carrasco/JP

Na noite de sábado, 11 de outubro, a propriedade do Sr. Ingo Hedel, localizada na Rua Erwin Ewald, no Ribeirão Souto, teve uma curiosa surpresa. A vaca, que havia sido comprada há pouco tempo, deu à luz a duas bezerras gêmeas idênticas, fenômeno raro de se acontecer sem intervenção artificial. 

Elas nasceram no rancho da propriedade, que fica no alto do morro, pesando cerca de cinco quilos cada uma. Agora, com o auxílio do técnico agrícola Miguel Henrique Schikorski, elas estão na fase de ganhar peso, para poderem se sustentar sozinhas. 

Aos poucos, as duas já começam a caminhar, mas ainda com as patas um tanto fracas e trêmulas. Mesmo assim, este não é um empecilho para que as irmãs se deixem levar pela curiosidade e comecem a caminhar pelos arredores do rancho, querendo descobrir cada detalhe do local. 

O dono das duas gêmeas afirma que foi uma bela surpresa. “Tínhamos três vacas e uma morreu, então, decidi comprar outra. Quis comprar uma vaca leiteira e veio a surpresa de que ela estava grávida de gêmeos. No dia que elas nasceram, assim que o senhor que cuida do sítio me chamou, subi correndo para vê-lo”, conta o empresário.

A probabilidade de ocorrer o nascimento de mais de um filhote em uma mesma gestação nos bovinos fica entre os 0,3% e 0,9% ao ano em um rebanho. Mais rara, ainda, é quanto a incidência de gêmeos idênticos, que representa apenas 5% deste tipo de gestação. 

O parto gemelar, no entanto, também pode ser induzido artificialmente por meio da aplicação de hormônios na vaca antes da monta ou da inseminação artificial. Bezerros gêmeos normalmente nascem com baixo peso e precisam de maior atenção. Quando os filhotes são de sexos opostos, há, aproximadamente, 90% de chance da ocorrência de freemartismo, síndrome que leva a bezerra a ter um aparelho reprodutor atrofiado e a ser estéril.

O técnico agrícola ressalta, ainda, que a gravidez de gêmeos, para os bovinos, pode ser mais complicada e exige mais cuidado. “Pode ser uma monta natural ou então a inseminação artificial para gerar uma gravidez de gêmeos. Para que a gestação ocorra bem, a vaca precisa estar muito mais preparada, porque ela precisará carregar mais peso. Sobre os filhotes, eles podem demorar mais a ganhar peso e a se levantarem sozinhos, além do fato de que, para as fêmeas, há o risco de nascerem estéreis”, finaliza. 



Tags:
Veja também:









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg