Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Solidariedade não tem gênero

Rapaz pomerodense doa cabelo para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pomerode. O assistente de marketing comenta que resolveu fazer a doação porque o cabelo comprido sempre foi algo que lhe deixou feliz e esperava poder proporcionar o mesmo às mulheres

779207f4ac5badf6738ac612b8b8a6e8.jpg Foto: Divulgação

O Outubro Rosa, graças ao trabalho de conscientização promovido, principalmente, pela Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), tem sensibilizado diversas pessoas no município a contribuírem de alguma forma. Algumas destas contribuições são por meio de doações de cabelo, que será usado para a confecção de perucas destinadas às mulheres que estão em tratamento.

Muitas mulheres e até crianças já doaram mechas de cabelo para a RFCC, mas, no dia 23 de outubro, foi um homem que chamou a atenção ao decidir contribuir, desta forma, com a instituição e com as mulheres que procuraram o auxílio das voluntárias de Pomerode. Geovane Teske, de 33 anos, foi quem decidiu, também, ajudar com esta causa, doando cerca de 40 centímetros de seu cabelo para a Rede.

O assistente de marketing comenta que resolveu fazer a doação porque o cabelo comprido sempre foi algo que lhe deixou feliz e esperava poder proporcionar o mesmo às mulheres. “Foi mais por deixar a história continuar. Foi algo que sempre me trouxe autoestima, e isso deve ser repassado”, conta o rapaz.

Ele revela que a decisão de doar o cabelo para a instituição foi repentina, sendo que no dia que resolveu cortar o cabelo, lembrou da Rede Feminina e, no salão, pediu para que separassem o cabelo, para ser levado à sede da RFCC. Teske afirma que já sabia da existência da Rede em Pomerode, mas que só conheceu melhor o trabalho realizado pelas voluntárias após uma apresentação feita na empresa em que trabalha, no ano passado.

Muitas são as pessoas que incentivam a doação de cabelo para a Rede Feminina, mas o assistente de marketing revela que a ideia de doar o seu cabelo partiu dele mesmo. “Foi algo espontâneo, mas, com certeza, cada um que falei apoiou a ideia, incluindo o próprio cabeleireiro Marco, da Nova Geração”, diz Teske.

Mesmo com a decisão um tanto repentina, o voluntariado não é uma novidade na vida do rapaz, uma vez que já fez outros trabalhos em prol de pessoas que nem mesmo conhece. “Já fiz outros trabalhos voluntários, mas é a primeira vez que consigo fazer algo pela Rede Feminina. Para eu fazer mais contribuições, irá depender da próxima oportunidade, mas também é provável que, com cabelo, não será novamente”, comenta Teske, rindo.

O rapaz reconhece, porém, que sabe do valor de seu gesto e admite que não é possível mensurar a importância da doação para uma outra pessoa. “Pode ser pequeno para mim, mas sinto que será maior para quem for receber. Isso que importa”, ressalta.

Ele destaca também que, mesmo não sabendo quem será a beneficiada, a felicidade em poder ajudar é muito grande. “Difícil saber quem irei ajudar, mesmo assim, tem a ver com empatia. Fico feliz que posso trazer a sensação de confiança para a pessoa novamente”, pondera.

A segunda vice-presidente da Rede Feminina, Marineuza Henschel, afirma que, para a instituição, é sempre uma alegria poder contar com a solidariedade das pessoas. “Valorizamos muito o recebimento de cada cabelo e ficamos gratas com o cuidado, carinho e atenção de cada pessoa para com os cabelos que são doados. Ficamos felizes quando vemos um homem também sensibilizado com a causa.  Ajudar e fazer a alegria de alguém, através da doação do cabelo, não é tão comum para os homens. E, para a doação, necessita de comprimento e esse é o maior desafio, cuidar, por tanto tempo, do cabelo”, coloca.

O assistente de marketing finaliza argumentando que a divulgação maior do trabalho da Rede ainda é necessária em Pomerode. “Algo que me impressionou no momento da doação foi a Silvana Zonta comentar que ainda há pessoas que desconhecem o trabalho da Rede Feminina. O trabalho de divulgação feito nas empresas é importante, e mais empresas devem disponibilizar esse espaço”.

 



Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos: Divulgação
Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg