Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Sinal analógico será desligado nesta quarta-feira

Canais analógicos irão sair fora do ar na noite de quarta para quinta-feira. Em Pomerode, já há duas emissoras operando no sistema digital, são elas, NSC TV, que pode ser captada através do canal 12.1 e SBT SC pelo 20.1

d0d71a4364dd99103fe0f3f2110a3279.jpeg Foto: Pond5

Se você ainda assiste televisão via canais analógicos, não poderá mais assistir dessa maneira, a partir de 23h59min de quarta-feira, dia 05 de dezembro. Afinal, o sinal analógico, em Pomerode, será desligado, processo que será feito em mais 12 cidades de Santa Catarina e milhares pelo Brasil, onde o sinal já foi ou ainda será desligado. 

Em Pomerode, até o momento, duas emissoras estão operando na cidade, no sistema digital. São elas, NSC TV, que pode ser captada através do canal 12.1 e SBT SC pelo 20.1. A RICTV Record deve entrar em operação ainda este ano, e poderá ser captada através do canal 8.1. Dependendo da região em que mora, é possível captar o sinal da NSC TV, SBT e RIC, das retransmissoras do Morro do Cachorro em Blumenau e Morro Azul, em Timbó.

O sinal digital leva uma melhor qualidade de imagem e som. Mas, para isso, é necessário ter uma TV com conversor digital embutido, ou se você possui uma televisão antiga, como as populares de “tubo”, é possível captar o sinal, através de um conversor digital que pode ser adquirido em qualquer loja de material de construção, eletrônicos e, até mesmo, em alguns supermercados. Para o uso do conversor, é necessário a instalação de uma antena externa, que deverá ficar apontada em direção às antenas, que, no caso de Pomerode, ficam no Morro da Turquia.

Kit digital 

A programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital, com imagem e som de cinema. Para continuar assistindo à programação, todas as residências da região precisam ter uma antena digital e um aparelho de televisão preparado para receber o sinal digital.

Pessoas que não sabem se têm direito ao kit com antena digital e conversor, devem ligar gratuitamente no 147 com Número de Identificação Social (NIS) em mãos.
Outra opção é acessar o site da Seja Digital para verificar e agendar a retirada dos equipamentos em um dos pontos disponibilizados.

Motivo do desligamento 

O desligamento do sinal analógico de televisão ocorre em razão da implantação do sistema de TV digital no Brasil, determinado pelo decreto 5.820, de 19 de junho de 2006. Outro motivo é a venda feita pelo governo federal de uma faixa de canais usada pelas TVs para empresas de telecomunicações, que servirá para a ampliação do 4G no país.

Sendo assim, as emissoras devem desocupar esta faixa e migrar seus canais digitais e analógicos para outra. Diante disso, os canais analógicos deverão ser desligados para comportar todos os canais digitais.

O prazo foi estipulado pelo governo federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e está regulamentado pela portaria número 3.493, de 26 de agosto de 2016, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.



Veja também:









Publicidade

  • 
    eb224b55631b8f403d168a912e1f6fb6.jpg4b580c53dad677f2141dea5ad908465d.jpg