Jornal de Pomerode


Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Pomerode – 29 de agosto de 2017

A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Pomerode foi aberta pelo presidente do Legislativo, Rafael Pfuetzenreiter, que cumprimentou os presentes, em especial aos visitantes, imprensa e ouvintes via online.

dd2bbb608cfbd11dc7556f82e91672c7.jpg Foto: Divulgação

Moção de Homenagem Póstuma 

A vereadora Cleide Kamchen apresentou a Moção de Homenagem Póstuma nº 8/2017 pelo falecimento da jovem jornalista, Francielle Andressa Pereira Furtado Ferreira. Segue na íntegra:

Através desta Moção, externo, assim como os demais vereadores, o profundo pesar pelo falecimento da jovem jornalista, Francielle Andressa Pereira Furtado Ferreira. Nasceu no dia 23 de novembro de 1985 e partiu da vida terrena no dia 23 de agosto de 2017. Alcançou a idade de 31 anos, ou seja, tinha toda uma vida pela frente. Deixou enlutados seu esposo, Luís Felipe Ferreira; sua mãe, Janete Luíza Wollick; seu irmão, Felipe Luís Wollick de Souza; seus avós maternos, Edeltraut e

Alidor Wollick, a Omi e o Opi, assim carinhosamente chamados pela Fran; sua dinda do coração, Mônica Wachholz; demais familiares; equipe Testo Notícias, amigos e conhecidos. Francielle era jornalista reconhecida pelo seu significativo trabalho a frente do Jornal Testo Notícias; um veículo de comunicação de extrema relevância para a sociedade pomerodense. O nome Francielle Furtado Ferreira é parte importante da história da comunicação em Pomerode e no Médio Vale do Itajaí. Qualquer cidadão que vive em Pomerode ou na região se dá conta disso. Francielle era delegada da Associação de Imprensa do Médio Vale do Itajaí em Pomerode. Trabalhou em diversos veículos de comunicação do Vale do Itajaí, tais como: Rádio Nereu Ramos, RIC Record, Band, TV Galega, Jornal de Pomerode e como anteriormente mencionado, seu último trabalho, Jornal Testo Notícias. Francielle lutou veementemente contra o câncer e incentivou demais pessoas. Destaco um trecho publicado nas redes sociais: “Se eu conseguir, gostaria de plantar uma sementinha no coração e na cabeça de cada um que tirar um tempo lendo esse ‘desabafo reflexivo’! Aí vai (sem lamentação, sem tristeza, sem ‘mimimi’, mas com MUITA verdade): Câncer, minha gente, não é contagioso. Não se ‘pega’ ou ‘contrai o vírus’ do câncer. Os portadores dessa doença continuam sendo tão humanos como sempre fomos. Câncer não ‘passa’ em beijo, abraço, aperto de mão.

Não passa para pessoa que respirar ou sentar ao lado de quem tem. O câncer não torna a pessoa repugnante. Repugnante é quem acha que essa doença tão cruel é transmissível”! E Francielle continua! Continua com questionamentos, continua com uma mistura de revolta, esperança, gratidão e principalmente amor. Esse amor!

Fato é que sem amor, sem esperança, nada seríamos. Seguem mais palavras de Francielle Furtado Ferreira: “Você se questiona, questiona a vida, questiona sua crença, sua religião. Questiona Deus. É... Questiona mesmo! Porque parece que tudo de ruim acontece de uma vez e o barco vai afundando no meio do oceano de esperança e fé. Eu choro, grito (mesmo que por dentro), sinto medo, raiva, revolta. Eu sinto dor. E a dor na alma dói mais do que aquela do corpo, que só morfina dá jeito. Mas para emoção, para os sentimentos, para alma, não há morfina, não tem remédio. Nesses momentos carinho, afagos, amor, mensagens de preocupação, de ‘estamos contigo’, amenizam aquele sentimento que vai corroendo por dentro e parece nunca ter fim. Embora o caminho mais cheio de pedras esteja quase lá.

Mesmo diante do medo, da desconfiança, às vezes da descrença, da derrota de muita gente frente a essa doença tão, tão cruel.  

Diante desse relato de hoje, mesmo ainda bem abalada, massacrada por dentro, eu quero vencer. Eu VOU vencer! Por mim, pela minha família, pelos meus amigos, pelos meus sonhos e planos: VOU VENCER! E eu só posso agradecer todas as pessoas, todos vocês que de longe ou de perto estão comigo. Obrigada a cada um de vocês, do fundo do meu coração. Vocês me animam e me encorajam. Vocês são especiais”! Lindas palavras! Bela mensagem a todos nós! E assim Francielle passou!

Passou como uma estrela em nossas vidas! Um ser humano qualificado, preparado. Um ser humano claro, objetivo na arte de trabalhar as palavras. Pomerode! Ah, Pomerode está de luto ao perder esta excelente profissional da comunicação! Pomerode está de luto ao perder uma pessoa tão jovem e tão especial! Porém, a nossa eterna boneca Barbie, assim por muitos era conhecida e como se autodenominava, não será esquecida, mesmo tendo uma passagem breve em nosso horizonte. Mas, nesta breve passagem, essa guerreira, a Fran, espalhou sua luz e o seu brilho. Brilho este que é e será duradouro! Francielle Furtado Ferreira continuará a viver no coração de todos aqueles que a amaram e que ainda a amam. Francielle Furtado Ferreira, que Deus, com sua imensa sabedoria e misericórdia, possa confortar seus familiares e amigos nesse momento de dor e de saudades. Descanse em paz! E que a arte de trabalhar as palavras, dom ímpar de Francielle, continue em outro lugar, onde você Fran estiver! Uma pessoa nunca morre realmente, se a mantivermos viva na nossa mente e no nosso coração.

Sentimento de pesar I

Na sequência, o vereador Aldino Oldenburg cumprimentou a todos e expressou os seus sentimentos à família da jornalista Francielle Furtado Ferreira. “Conheço a sua família e amigos de longa data. Vejo que seus familiares perderam um pedaço de si. Assim, como a família Testo Notícias. Lembro quando ela fazia os primeiros vídeos sempre com uma alegria contagiante. Isso é importante. Manifesto os meus sentimentos a todos”, falou.

Possibilidade de fechamento dos zoológicos I

Em seu discurso, o vereador Aldino Oldenburg reiterou que a Região Metropolitana foi analisada como não tendo benefícios para Pomerode. “Se não bastasse isso, vemos agora uma senadora investigada pela Lava Jato querendo acabar com os nossos zoológicos. Tenho certeza que ela não conhece Santa Catarina, muito menos Pomerode. Se sim, saberia como os animais são bem tratados. Por isso, o presidente da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, Cláudio Hermes Mass, e o diretor do Zoo de Pomerode, Maurício Bruns, estiveram em Brasília para solicitar o apoio do deputado, Rogério Peninha Mendonça, do PMDB de Santa Catarina, contra o fechamento de mais de 100 zoológicos no país. O diretor do Zoo de Brasília, Gerson Norberto também participou. A preocupação do grupo é com o Projeto de Lei 150/2015, de autoria da senadora Gleide Hoffmann, do PT do Paraná. Como visto, não conhece o nosso Estado. Investigada pela Lava Jato e quer acabar com os zoos fora das capitais. Se aprovado todos serão fechados no prazo máximo de dois anos. A medida acarretará na remoção de mais de 4 mil animais que vivem em Pomerode, Balneário Camboriú, Penha e Brusque. Peninha assumiu o compromisso de exigir mudanças no texto do projeto. Nós sabemos o trabalho sério feito nestes locais. No bom atendimento dos animais, inclusive potencial econômico que estes espaços promovem para as suas cidades. Temos que aprovar uma legislação justa para o bem estar animal. Por isso, é preciso no mínimo conhecer a realidade antes de apresentar um projeto absurdo como este. O fechamento dos zoológicos podem gerar um grande impacto para Santa Catarina que só no ano passado recebeu mais de 2,5 milhões de visitantes em seus zoos. A maior perda será para os animais, pois os locais são centros de reabilitação, onde são tratados e devolvidos ao seu habitat. Os zoológicos se tornam a sua única fonte de sobrevivência.

Recebem animais apreendidos e muitas espécies foram salvas através do esforço deste profissionais. Com programas de integração para as espécies e ao seu habitat de origem. Tido como a maior rede de educação ambiental do mundo, os zoos e aquários são focos de informações para sensibilizar a população para mudanças de atitudes. Nós temos 85 anos de historias, de lutas e reconhecimento, inclusive internacional. Pela qualidade que alcançamos. Nãos podemos simplesmente abrir mão disso... Para onde vão estes animais? Estamos falando de aproximadamente 50 mil, de acordo com diretor do Zoo de Pomerode. Os zoos de Santa Catarina que serão fechados caso o projeto seja aprovado: Zoo de Pomerode tem 85 anos de história e atualmente é o maior de Santa Catarina. Foi o primeiro da região sul do Brasil e abriga mais de 1,1 mil animais e 270 espécies. Muitas delas em risco de extinção. Uma pesquisa do Instituto Blumenauense de Ensino Superior aponta que 92% dos turistas visitam Pomerode com a intenção de conhecer o espaço. O Zoo Beto Carrero World, de Penha, abriga um pouco mais de mil animais em áreas que simulam o habitat natural. Inclusive, com a possibilidade de o visitante caminhar em trilhas dentro de um viveiro natural. Foi no Beto Carrero que nasceu a única leoa branca em um zoo brasileiro. Vemos que em todos estes estabelecimentos de Santa Catarina o trabalho sempre foi muito bem feito. Um trabalho sério e honesto. Com certeza esta senadora não conhece Pomerode e nem Santa Catarina. Para fazer um projeto como este... Isso é até crime... Querer levar os animais para as grandes cidades... Hoje vimos que a poluição nestes centros é enorme. Fica aqui o meu repúdio”, concluiu.

Passagem do caminhão pipa 

O vereador Aldino Oldenburg também registrou que a comunidade da Rua Otto Muller, no Wunderwald, solicita a passagem do caminhão pipa no local. “Vimos que a ponte na região está pronta com suas cabeceiras finalizadas, mas com o trabalho dos caminhões a poeira aumenta mais ainda”, disse. 

Placas indicativas de direção na cidade 

O vereador Aldino Oldenburg informou que fará um ofício do seu gabinete referente às placas indicativas de direção na cidade. Como exemplo, apresentou imagem em slide de uma placa existente antes de uma sinaleira, na Rua Presidente Costa e Silva, que se encontra escondida. O parlamentar solicitou a recolocação da placa em local mais visível. Informou também, que outra placa, localizada na Rua Luiz Abry, precisa ser maior para melhor ser visualizada por quem dirige na referida via.  

Reforma na Creche Reimar Ehlert 

Em seu discurso, o vereador Marcos Dallmann cumprimentou a todos e informou que enviou um e-mail à secretária de Educação, Neuzi Schotten, em virtude da necessidade de construção de mais duas salas de aula na Creche Reimar Ehlert. Nesse sentido, informou que reuniões também já foram realizadas há dois anos para a construção das salas, reformas de telhado e um toldo para o acesso das crianças que saem da topic. “Após a eleição foi realizada uma reunião com a presença do prefeito Ércio Kriek e da APP da creche. O prefeito tomou nota dos pedidos, mas ainda não houve retorno. Por isso enviei este e-mail com estas solicitações. Hoje tive a resposta que as reformas do telhado e toldo estão previstas para o orçamento de 2018, pois o deste ano já está comprometido com outras obras”, explicou.

Campanha Bota Fora I

Em relação à Campanha Bota Fora, o vereador Marcos Dallmann salientou a importância da reciclagem de materiais. “A campanha do ano passado foi um sucesso. Sabemos que reciclar e reaproveitar objetos de forma sustentável é ter visão de futuro. Já estamos chegando ao final do ano, mas espero que no ano que vem o projeto aconteça. Todos os anos, as pessoas eliminam objetos que não precisam mais... Então, esta é uma forma saudável de não prejudicar a natureza. O material é selecionado e disponibilizado para quem precisa. Vimos muitos voluntários participando e fica aqui a minha provocação para que aconteça novamente” disse. 

Auxílio para análise de projetos 

Por fim, o vereador Marcos Dallmann solicitou a presença de um representante do Executivo, quando forem enviados projetos polêmicos e complexos, para a prestação de esclarecimentos aos parlamentares. “Digo isso como forma de alertar, a exemplo o de nº 2774/2017, que trata de um financiamento... É interessante que este tipo de encontro aconteça como já vinha sendo feito na gestão anterior. O secretário de Governo se fazia presente quando havia necessidade de mais esclarecimentos. Para que a discussão não seja vazia e sem argumentos e não percamos os prazos da análise e votação. Fica a minha dica para que volte como era antes”, solicitou. 

Agradecimentos à Secretaria de Obras

Em seu discurso, a vereadora Cleide Kamchen teceu alguns agradecimentos à Secretaria de Obras pelo excelente trabalho que está sendo realizado na cidade. “Essa secretaria está dando um show e parabenizo toda a equipe”, disse.

Iluminação pública

Cleide Kamchen agradeceu ao servidor, Stolf Júnior, responsável pelo Setor de Iluminação Pública. “Já até o apelidamos como ‘o homem lâmpada’ pelo belo trabalho que vem fazendo em Pomerode. Várias solicitações estão sendo atendidas”, mencionou.  

Ofícios respondidos pelo Executivo

Em relação às respostas recebidas pelo Executivo Municipal, Cleide informou: “Em resposta, o Executivo informou que na Estrada Otto Mohr será analisada a viabilidade da instalação do ponto de ônibus. Já na Rua Ricardo Zastrow é inviável, pois trafegam apenas ônibus escolares. Também foi solicitada a instalação de um portão no cemitério público municipal. Em resposta, o Executivo informou que também será analisada a viabilidade pelos setores competentes. E sobre a possibilidade de redução da taxa de licença e localização e da taxa do alvará sanitário aos microempreendedores individuais, pois estes contribuintes, conforme a legislação vigente tem isenção no primeiro ano, o Executivo informou que a Legislação Federal prevalece sobre a municipal. Logo se entende que a Lei Complementar Municipal nº 75 deverá ser alterada, observando o que determina a legislação federal. Essa alteração ocorrerá em breve. Então, ficamos no aguardo”, pontuou.

Causa animal

A seguir, Cleide abordou sobre a causa animal. “Não podemos deixar este assunto morrer. Esta nobre causa vem ganhando força com o passar dos tempos. Esta luta deve ser reconhecida como política pública. Recentemente houve visitas nas instalações do que era para ser o abrigo de animais em Pomerode. E observando a viabilidade legal, este imóvel pode vir a ser o Centro de Saúde Animal, com trabalho de castração, chipagem, entre outros. Infelizmente, o imóvel está sendo usado como depósito, apenas a roçada ocorreu. Espero seriedade do Executivo para que, em breve, esteja em perfeitas condições de uso para o centro animal. Ressaltando que deverá ser observada a viabilidade legal. Mas é oportuno ressaltar que é necessário o Município de Pomerode ter conhecimento da quantidade populacional de animais domésticos na cidade. Principalmente cães e gatos, que é a situação mais crítica hoje em Pomerode. Ouvindo a Ama Bichos, a única ONG de proteção aos animais devidamente constituída na cidade, está sendo realizado um trabalho paralelo com a Secretaria de Saúde, para a realização de um censo animal através dos agentes comunitários de saúde. Quantas são fêmeas, quantos são machos, quantos castrados, e se a comunidade tem interesse em participar do mutirão de castração.

Lembrando que estes mutirões não serão gratuitos. Então, como também é uma questão de saúde pública, os agentes comunitários de saúde que já participaram de uma reunião sobre este tema, receberão no próximo encontro o formulário para a coleta de dados. Espero que a comunidade colabore, pois o censo contribuirá para a eficácia da causa animal e também para um ambiente saudável e equilibrado”, asseverou.

Criação do Projeto Escola do Legislativo

Por fim, Cleide Kamchen manifestou sua preocupação com o cenário político e a ausência de conscientização política por parte da população. “A maioria do povo menciona que todo político não presta, que todo político é golpista, que partido A é corrupto e que partido B é responsável pela crise brasileira. Mas, eu gostaria de fazer a seguinte indagação: De onde vem os nossos políticos? Acredito que extraterrestes não são. Os políticos vêm das nossas escolas, das nossas universidades, das nossas empresas, das nossas igrejas, das nossas TVs, das nossas casas, da nossa sociedade. Então, o político vem do nosso povo! Ou seja, os políticos são reflexos do que nós fazemos, do que produzimos e do que oferecemos. São reflexos, muitas vezes, das nossas condutas. E se a nossa conduta é a alienação, é o silêncio, é a colaboração com a corrupção, com certeza não teremos bons políticos. Também não teremos instituições sólidas e muito menos uma justa distribuição de riqueza social. E como sempre destaco, a mudança depende de cada um de nós. Cada um de nós deve fazer o seu papel. E para isso ocorrer devemos ser um povo político. A política precisa de político. E o que seria um povo político? É aquele que dispõe de todas as condições materiais e intelectuais para participar conscientemente da vida pública. Um povo político é aquele que vota, que adere a partidos, protesta, manifesta nas ruas, nas redes sociais, nos meios de comunicação. É um povo que participa, mas de forma madura e consciente. E esta formação de um povo político exige um longo processo. Porém, com o implemento de ações efetivas, concretas, gradativamente, aos poucos, avançaremos nesta situação e o Brasil terá o respeito que merece”, explicou. Cleide Kamchen disse que, analisando este contexto, ela e o vereador Deoclides estão propondo à Casa Legislativa a criação da Escola do Legislativo. “Com a criação deste projeto ocorrerá a aproximação da Câmara com o cidadão pomerodense. Esta aproximação favorecerá o debate político e o processo legislativo. Capacitar servidores, agentes políticos e cidadãos para participar de decisões que afetam e envolvem a nossa comunidade, a nossa Pomerode. É importante registrar que este programa, que já ocorre em outros municípios, desenvolve projetos de educação para a cidadania. A Escola oferecerá cursos, seminários, palestras com servidores públicos municipais, com servidores do Tribunal de Contas, com servidores do Tribunal de Justiça, membros da Ammvi, da Fecam, entre outros. Além do mais, o cidadão terá conhecimento de como funciona a estrutura da Câmara e qual é o verdadeiro papel do vereador. E pensando em nossos jovens, será proporcionada aos estudantes da rede pública e privada de ensino a oportunidade de conhecer as funções dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e do Ministério Público. E não somente através do Projeto Câmara Mirim, mas criando um Legislativo vai à Escola, o Prêmio Jovem Autor. E hoje, o projeto Aluno Nota 10, de autoria do vereador Rafael Pfuetzenreiter, vem colaborar com esta iniciativa. Aqui, terminando o pronunciamento de hoje, falando em Câmara Mirim, o vereador Deoclides e eu apresentamos um requerimento nesta Casa Legislativa solicitando algumas informações sobre o projeto desde o seu início. Quantos estudantes participaram, quantos participaram de uma campanha política, quantos de fato ocuparam um cargo político, entre outros. Destaco que em breve teremos notícias do retorno deste projeto. Porém, lembro que este programa deve ser aprimorado. E com a criação da Escola do Legislativo, este aprimoramento pode vir a ocorrer. Na vida nada é estanque, tudo é modificável, sempre visando o melhor resultado para a comunidade. Portanto, o vereador Deoclides e eu, ficamos no aguardo para discutirmos sobre a proposta apresentada e que a criação deste projeto se concretize aqui na Câmara Municipal”, concluiu.

Sentimento de pesar II

Em seu pronunciamento, o vereador Amarildo da Silva cumprimentou a todos, em especial aos familiares da jornalista Francielle Ferreira. “Manifesto aqui os meus sentimentos à equipe do Testo Notícias, à sua família e que o Pai Celestial acolha esta jovem no lugar que preparou para ela. O que nos resta é dizer à Francielle o nosso muito obrigado pelo brilhante trabalho prestado à nossa cidade”, mencionou. 

Mudança do local de boca de lobo

O vereador Amarildo da Silva apresentou a Indicação nº 90/2017, que solicita ao Executivo a mudança do local de boca de lobo. “Os moradores da Rua Vitória, no Bairro Testo Rega, reivindicam a mudança do local da boca de lobo instalada na via em frente ao imóvel de número 1050. Esta medida se justifica em razão da mesma encontrar-se atualmente na entrada da rua que dá acesso às residências, o que causa dano aos veículos que transitam pelo local, bem como dificulta o acesso dos moradores às suas residências. Por este local ser indevido e atrapalhar o trânsito, a própria boca de lobo corre o risco de também ser seriamente danificada”, disse.

Desassoreamento de ribeirão

O vereador Amarildo da Silva apresentou a Indicação nº 91/2017, que solicita ao Executivo o desassoreamento de ribeirão. “No intuito de resguardar a segurança dos cidadãos, solicito que o Executivo efetue o desassoreamento do ribeirão próximo ao imóvel de número 611, na Rua Augusto Krueger, bem como, para que o curso deste rio se projete novamente no trecho antigo, evitando assim, futuros desmoronamentos próximo às residências”, falou.

Proteção em academia ao ar livre

O vereador Amarildo da Silva apresentou a Indicação nº 92/2017, que solicita ao Executivo a colocação de proteção em academia ao ar livre. “No intuito de resguardar a segurança das crianças de nossa cidade, solicito que o Executivo Municipal providencie a colocação de uma proteção na lateral do playground da academia ao ar livre localizada na Rua Vitória”, falou.

Troca de tubulação de águas pluviais

O vereador Amarildo da Silva apresentou a Indicação nº 93/2017, que solicita ao Executivo a troca de tubulação de águas pluviais. “Os moradores da Rua Rodolfo Utech, no Bairro Testo Rega, reivindicam, mais uma vez, a troca da tubulação por tubos com maior vazão e colados de maneira transversal à via, a fim de evitar problemas de alagamentos nas residências, situação que ocorre sempre que chove forte no local”.

Instalação de rede de esgoto

O vereador Amarildo da Silva apresentou a Indicação nº 94/2017, que solicita ao Executivo a conclusão de obra de instalação de rede de esgoto. “Em visita realizada à Rua Gustav Rauh, verifiquei que moradores aguardam a conclusão da tubulação da rede de esgoto do início até o final da rua”, falou.

Construção de nova ponte

O vereador Amarildo da Silva apresentou a Indicação nº 95/2017, que solicita ao Executivo a construção de nova ponte. “Os moradores da Rua Alvin Jandre reivindicam a construção de uma nova ponte no local, pois a atual é muito antiga e encontra-se extremamente precária. A medida se justifica em face do grande fluxo de veículos no local, haja vista existir empresas, igreja e campo de futebol na localidade”, falou.

Instalação de faixa elevada

O vereador Amarildo da Silva apresentou a Indicação nº 96/2017, que solicita ao Executivo a instalação de faixa elevada. “Os Moradores da Rua Luiz Abry, transversal com a Rua Independência, solicitam a colocação de uma faixa elevada nas proximidades da Farmácia Farmalan e do Laboratório Sandrini, devido ao grande fluxo de veículos aliado ao abuso de velocidade dos motoristas nesse local”, disse.

Instalação de toldo

O vereador Amarildo da Silva apresentou a Indicação nº 97/2017, que solicita ao Executivo a instalação de toldo no CEI Reimar Ehlert. “Os pais e motoristas que levam e buscam as crianças do CEI Reimar Ehlert reivindicam a colocação de um toldo no corredor que dá acesso à entrada do CEI Reimar Ehlert, haja vista que em dias de chuva muitas crianças se molham devido à falta de cobertura no local”, disse.

Recolocação de placa identificadora

O vereador Amarildo da Silva apresentou a Indicação nº 98/2017, que solicita ao Executivo a recolocação de placa identificadora da rua. “Os Moradores da Rua Travessa Kuhlewein, no Bairro de Testo Central, cobram a placa de indicação do nome da rua. Ocorre que a placa foi retirada do seu local e colocada a de uma empresa no lugar, o que não pode ocorrer, pois a placa particular encontra-se em uma via pública e sobre a calçada”, concluiu.

Associação de Moradores de Testo Rega

O vereador Amarildo da Silva parabenizou a Associação de Moradores de Testo Rega, em especial ao senhor Ivanir da Costa e a diretora que organizou um torneio de encerramento do mandato. “O torneio foi um sucesso, sendo que a diretoria agradece a todos os atletas, equipe técnica e diretoria. Parabéns aos que organizaram o evento”, falou.

Possibilidade de fechamento dos zoológicos II

O vereador Amarildo da Silva apresentou o seu repúdio em relação ao Projeto de Lei 6.650 que está tramitando no Senado Federal. “Vem realmente contra o turismo e o progresso de muitas cidades, principalmente as do interior. Este projeto visa acabar com os zoológicos das cidades que não são capitais. Então, fica aqui o meu repúdio, porque não é desta forma que devemos trabalhar e sim, visando todas as regiões e todas as cidades. E não é justo que isso ocorra. Tem senadores já articulando a nível federal para que isso não ocorra. Com certeza a pressão é muito grande, inclusive a do diretor do Zoo de Pomerode. Fica aqui a minha indignação por não pensarem no turismo e nas cidades menores de nosso país. Com certeza, muitas regiões serão atingidas”, frisou.

Campanha Bota Fora II

Em relação à Campanha Bota Fora, realizada pelo Samae, o vereador Amarildo da Silva disse que este foi um projeto aprovado pela Câmara e com certeza será executado anualmente. “Este projeto é uma lei municipal aprovada na gestão anterior”, falou.

Cirurgias de média e alta complexidade

O vereador Amarildo da Silva manifestou a sua indignação com o Governo do Estado em relação às cirurgias de média e alta complexidade. “Somos cobrados pela comunidade. Diariamente existem muitas pessoas aguardando por cirurgias e o gargalo só aumenta. Lamento esta situação, mas precisamos atender a nossa população. Existem pessoas que já estão há quatro anos na fila de espera aguardando uma cirurgia, o que não é justo. Todos somos contribuintes e não podemos ficar nesta situação. Precisamos fazer uma moção de repúdio ao Estado, e peço o apoio dos demais vereadores. Isso é uma vergonha e precisamos tomar providências mais drásticas”, terminou.

Possibilidade de fechamento dos zoológicos III

Em seu discurso, o vereador Jean Nicoletto pediu uma moção de repúdio pela possibilidade de fechamento do Zoológico do município. “O Zoo de Pomerode corre o risco de fechar. Através de um projeto de lei, a senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR), quer acabar com os zoológicos instalados fora das capitais, através do Projeto de Lei (PLS 650/2015), que altera a Lei nº 7.173/83, que dispõe sobre o estabelecimento e funcionamento de jardins e zoológicos. Na nova regra, os zoológicos instalados fora das capitais, serão fechados no prazo de até dois anos. Digo que isso seria um caso de calamidade pública, além de gerar desemprego, ainda tiraria uma grande fonte de renda do município. Não podemos nos calar. É preciso o apoio maciço de toda a população de Pomerode no sentido de vetar tal projeto, que geraria uma crise econômica em nossa cidade. O Zoo de Pomerode tem 85 anos de história e atualmente é o maior de Santa Catarina. Foi o primeiro zoológico da região sul do Brasil. Abriga 1,1 mil animais de 270 espécies, muitas delas em risco de extinção. O zoológico de Pomerode tem o compromisso com o bem-estar animal. Quando você vai ao zoo por lazer, com a família, você também aprende, mas acima de tudo, esses recursos gerados ajudam muitos projetos e ações para animais que não estão nos zoos”, disse. Na sequência, o vereador Jean apresentou um vídeo sobre o assunto, em que participou o diretor do Zoo de Pomerode. Informou que o material já teve 6.200 mil visualizações e 230 compartilhamentos. E agradeceu à comunidade pelo apoio maciço pedindo a continuidade na divulgação como apoio para o Zoo de Pomerode. “Também estive com a prefeita em exercício para conversar sobre o assunto, sendo que ela me expôs que está muito preocupada com o assunto e já se fez presente em uma reunião no Beto Carrero, com a presença do Ministro de Turismo, Marx Beltrão, o secretário de Turismo, Leonel Pavan, o presidente da Santur Valdir Walendovsky, e representantes do Conselho de Turismo. Também acompanhado do nosso saudoso senador Dalírio Beber, que acompanhou o Ministro até o estado de Santa Catarina, preocupado com esta ação. Para que possamos em conjunto com as entidades citadas não deixar que esta situação se concretize!”, frisou. O vereador Jean pediu que seja feita uma moção de apoio ao Zoo de Pomerode para que o diretor do Zoo possa levar na próxima semana à Brasília. “Mostrar que a população de Pomerode, o Executivo e Legislativo estão unidos para que se tenha a permanência dos zoológicos em nosso país. Fica a pergunta: Por que nas cidades pequenas não pode e nas grandes sim? Não consigo ver explicação”, defendeu. 

Sentimento de pesar e agradecimento

O vereador Jean Nicoletto manifestou seus sentimentos à família da jovem jornalista Francielle Furtado Ferreira e parabenizou a Associação de Moradores do Bairro de Testo Rega pela ação social realizada através de sua diretoria. 

ORDEM DO DIA

Aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei do Executivo nº 2775/2017, que anula parcialmente dotação orçamentária e abre crédito adicional suplementar no orçamento em vigor da Unidade Gestora Samae, e dá outras providências, no valor de R$ 910 mil. 

Aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei Legislativo nº 411/2017, de autoria do vereador Deoclides Correa, que proíbe a denominação e a inauguração de obras públicas incompletas ou que não atendam ao fim que se destinam no âmbito do município de Pomerode. 

Aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei Legislativo nº 412/2017, de autoria dos vereadores Amarildo da Silva e Cleide Mara Kamchen, que dispõe sobre a necessidade de publicação e envio de relatório de viagem oficial pelo Poder Executivo de Pomerode. Aprovada também, a inclusão da Emenda nº 1 ao referido Projeto, de autoria do vereador Deoclides Correa, que acrescenta o parágrafo único no Artigo 1º (Serão consideradas viagens oficiais, aquelas além dos limites geográficos da região da Ammvi). 

Aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei Legislativo nº 416/2017, de autoria dos vereadores Rafael Pfuetzenreiter, Ademar Marquardt, Sírio Jandre, Jean Nicoletto e Amarildo da Silva, que dispõe sobre a divulgação da lista de espera para vagas nas creches municipais e dá outras providências. Aprovada também, a inclusão da Emenda nº 1 ao referido Projeto, de autoria da vereadora Cleide Kamchen, que assegura a divulgação da lista contendo ordem de espera para vagas nos CEI’S; devem conter, no mínimo, o nome, a data do nascimento e a data do requerimento; e deverá ser disponibilizado no site oficial do Município de Pomerode. 

Próxima Sessão 

A próxima Sessão da Câmara Municipal de Vereadores será realizada na terça-feira, dia 05 de setembro de 2017, às 18 horas. Nesta ocasião, o Poder Legislativo Municipal convida a comunidade para a Sessão Solene alusiva à Semana da Pátria, que abre oficialmente as comemorações festivas do Município. 

Acesse

Acesse as informações e notícias da Câmara Municipal de Vereadores, na íntegra, através do site http://www.cmpomerode.sc.gov.br



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • f782967c3aaf9debcc3e55baaade247c.jpg