Jornal de Pomerode


Serviços que promovem a cura

Os setores de Assistência Farmacêutica e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NAFS), serão os dois assuntos abordados pela quinta matéria da série sobre a Secretaria de Saúde. O objetivo é esclarecer para a população qual é a complexidade e abrangência das funções de cada área da secretaria.

b79e6f228764936c574690c5f971ba7b.jpg Foto: Isadora Brehmer/JP

Os setores de Assistência Farmacêutica e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NAFS), serão os dois assuntos abordados pela quinta matéria da série sobre a Secretaria de Saúde. O objetivo é esclarecer para a população qual é a complexidade e abrangência das funções de cada área da secretaria, para que haja coerência em cobranças e, também, para facilitar o trabalho de procura dos serviços pelas pessoas. 

Confira, agora, um pouco mais sobre a atuação destes setores, suas obrigações e funções no atendimento aos cidadãos. 

Setor de Assistência Farmacêutica 

É o responsável pelo gerenciamento completo de medicamentos, começando pela seleção dos itens que precisam ser adquiridos, junto a uma comissão de médicos, seguindo com a montagem do edital, compra, conferência do que foi entregue e, por fim, a dispensação dos medicamentos para as unidades de saúde e pacientes. Também verifica a documentação das empresas fornecedoras. 

Nele atuam três farmacêuticos e uma assessora de farmácia, que realizam, também, o acompanhamentos dos usuários, não encerrando o trabalho com a entrega dos medicamentos. O setor também realiza palestras sobre o uso racional dos medicamentos. 

Quanto ao controle da entrada e saída de medicamentos, hoje, existem poucos itens, que são de obrigação do município, que estão em falta na farmácia. Tal eficiência na gestão faz com que Pomerode seja referência no setor em Santa Catarina.

O setor tem dados a respeito do número de atendimentos por mês, número de medicamentos dispensados, quantas receitas foram atendidas, o custo financeiro total do setor, quantidade de medicamentos que é entregue nas unidades de saúde e realização de testes rápidos para as DST’s. 

Recentemente, o município investiu 300% a mais no orçamento da saúde, devido a uma deficiência no repasse estadual e federal. A coordenação do setor de Assistência Farmacêutica é realizada pela farmacêutica Lígia Hoepfner.

Núcleo de Assistência de Saúde da Família (NASF) 

O setor é formado por uma equipe multidisciplinar, reunindo profissionais de várias especialidades, sendo eles, um médico pediatra, um nutricionista, dois psicólogos, um professor de educação física, um terapeuta ocupacional, uma farmacêutica e um coordenador de equipe.

A principal função do Núcleo é apoiar os profissionais das Unidades de Saúde da Família no atendimento aos pacientes, quando elas solicitarem. A ideia central é orientar o melhor atendimento a ser realizado em determinado caso. Este auxílio é chamado de apoio matriarcal. 

O trabalho é totalmente voltado à saúde coletiva, visando a promoção da saúde e a prevenção de doenças, ou seja, aumentar a resolubilidade dos problemas de saúde da família ainda na atenção básica, para evitar que o paciente precise procurar o atendimento em um especialista da rede particular. 

Para realizar este trabalho, os membros da equipe do NASF se deslocam, diariamente, às Unidades de Saúde, com cada profissional realizando os atendimentos de acordo com a sua demanda. Todos os postos são assistidos pelo serviço, inclusive o Caps. Os especialistas, também, entre si, conversam sobre as situações, os casos, para encontrar sempre os melhores caminhos a serem seguidos.

O setor trabalha com duas metodologias, a Clínica Aplicada e o Projeto Terapêutico Singular. O primeiro se resume a fazer um acordo entre equipes de saúde e o paciente, explicando a importância de cada um fazer a sua parte bem feita no tratamento. Já o Projeto Terapêutico Singular, como o próprio nome já diz, significa traçar um plano único de tratamento para cada situação, exclusivamente pensado para aquele paciente. 

Com isso, o núcleo prioriza a abordagem mais ampliada do problema, mais aprofundada, para descobrir as suas causas e solucioná-lo com mais eficiência. 
Também são realizadas capacitações ministradas pelos profissionais do NASF, nas quais, todos os funcionários das unidades de saúde participam, sem exceção. 



Tags:
Veja também:
Galeria de fotos: 2 fotos









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg