Jornal de Pomerode


Segurança e prevenção em primeiro lugar

Palestra sobre animais peçonhentos foi tema da VIII Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho da Netzsch Moagem. O foco é difundir o conhecimento aos funcionários sobre as espécies de cobras e debater com mais profundidade as medidas preventivas.

a6638f4b9552e97fea8a83b712643418.jpg Foto: Matheus Martins/JP

Animais peçonhentos foi o tema de uma palestra que fez parte da VIII Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho, Sipat, da Netzsch  Moagem, intitulada “Respeito ao próximo”. A intenção era mostrar os cuidados e prevenções que podem ser tomados para evitar contatos com as espécies venenosas, principalmente as cobras. 

Quem esteve no comando na palestra, foi o Sargento da Reserva da Polícia Militar e Instrutor da Corrente da Vida Treinamentos, Marcos Aurélio Batista. Em formato de aula, com apresentação de slides, o Sargento mostrou algumas espécies de cobras peçonhentas e as que não apresentam o perigo de injetar o veneno no ser humano, através da picada. Além disso, foram mostradas medidas de primeiros socorros para os que possam sofrer algum tipo de ataque das cobras. 

“Primeiro, você deve manter a calma, a grande maioria das cobras da nossa região não são peçonhentas. Se você for frequentar áreas de mata, nunca vá sozinho, ou então, avise a alguém que você está indo nesses locais mais isolados. Caso for picado no braço, levante-o para cima da cabeça, pois isso diminui a circulação do sangue que têm o veneno. Na sequência, ligue para os bombeiros ou o Samu da sua região. Caso encontre alguma cobra em seu quintal ou terreno, faça uma ligação ao Corpo de Bombeiros para a retirada do animal, que será solto em áreas afastadas de residências”, explica.

A presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e supervisora de materiais da empresa, Aline Rothbarth, diz que o foco é difundir o conhecimento aos funcionários sobre as espécies de cobras e debater com mais profundidade as medidas preventivas. “Levar o conhecimento é o principal objetivo da semana. A partir do momento que os funcionários conhecem as espécies, os tipos das cobras que temos na região, eles acabam perdendo um pouco do medo”, enfatiza.

A Netzsch conta com uma equipe de brigadistas preparada e treinada para esse tipo de situação. Em caso de aparecimento de algum tipo de cobra dentro da empresa, ela é capturada pela equipe e solta em áreas de mata, longe da área empresarial.

Além de palestras, gincanas e sorteios foram realizados pela empresa, para promover a integração de todos os funcionários da Netzsch Moagem.

 



Tags:
Veja também:
Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: Matheus Martins/JP Matheus Martins/JP









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg