Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Segurança e beleza

Quem lida diariamente com escadas, sabe das delícias e perigos que ela pode proporcionar. Por se tratar de um ponto de destaque dentro dos ambientes, ela deve ser bem pensada e projetada, seja no modelo escolhido até aos acabamentos.

742e7bb52d517b0b808ea159a19710d3.jpg Foto: Divulgação

Quem lida diariamente com escadas, sabe das delícias e perigos que ela pode proporcionar. Por se tratar de um ponto de destaque dentro dos ambientes, ela deve ser bem pensada e projetada, seja no modelo escolhido até aos acabamentos. A coluna de hoje falará sobre a iluminação das escadas, dando dicas sobre tipos de luz e modelos e locais de instalação das mesmas.

Geralmente, a escada recebe uma iluminação básica, na laje ou forro. Esta iluminação pode ser através de pendentes, que irão direcionar melhor o facho de luz para a área da escada, ou podem ser feitas através de luminárias de embutir ou sobrepor no próprio forro ou laje. No decorrer do uso, muitas vezes nota-se uma necessidade de ampliação desta iluminação geral, seja por segurança, decoração com efeitos luminosos ou necessidade de mais luz nos períodos noturnos.

Para isso, podemos ampliar a iluminação de teto, adicionando mais pontos de luz através da colocação de novas luminárias. Outra alternativa para a área de teto, é a colocação de trilhos com spots direcionáveis. Assim, é possível colocar quantas luminárias forem necessárias e direcioná-las para áreas específicas. Para uma iluminação que tenha um caráter de efeito decorativo e que proporcione, ao mesmo tempo, mais luminosidade, é possível adicionar arandelas nas paredes ao longo do trajeto da escada.

A iluminação decorativa pode estar em conjunto com uma iluminação de segurança, se usarmos spots nas paredes, próximo aos degraus. O efeito de iluminação em fachos de luz laterais, gera um destaque e, ao mesmo tempo, garante a segurança pois ilumina todos os degraus. Outra iluminação de destaque pode ser com o uso de mangueiras de LED em toda a extensão do desenho da escada, muitas vezes, acompanhando o próprio desenho do rodapé.

A iluminação com mangueira de LED em nichos nas paredes, acompanhando o desenho da escada, serve como decoração e corrimão ao mesmo tempo. Para os corrimãos é possível fabricar peças especiais com as mangueiras embutidas, ou adicionar a mangueira ao próprio corrimão já existente na sua escada, garantindo um efeito diferente e trazendo segurança visual. 

Através de projetos bem detalhados - ainda em fase de obras -, é possível fazer escadas especiais, onde a iluminação é instalada dentro do próprio degrau, com luminárias embutidas. Independente da escolha do tipo de iluminação, a segurança é sempre vista como a questão mais importante, mas isso não impede que você tenha uma escada segura, bem iluminada e bonita ao mesmo tempo. Contate um profissional, e mãos à obra!

 



Galeria de fotos: 4 fotos
Créditos: Divulgação Divulgação Divulgação Divulgação
Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg