Jornal de Pomerode


Secretário de Saúde participa de Assembleia da Ammvi

Os prefeitos do Médio Vale do Itajaí se reuniram na tarde de quarta-feira, 02 de agosto, na sede da Ammvi, em Blumenau. Na oportunidade, o Secretário de Saúde de Pomerode, Rafael Ramthun, representou os secretários de saúde dos municípios integrantes da instituição.

9476f8136708064648147200b4dfecfa.jpeg Foto: Divulgação

Os prefeitos do Médio Vale do Itajaí se reuniram na tarde de quarta-feira, 02 de agosto, na sede da Ammvi, em Blumenau. Na oportunidade, o Secretário de Saúde de Pomerode, Rafael Ramthun, representou os secretários de saúde dos municípios integrantes da instituição e realizou um debate sobre a saúde pública na região. 

“Conscientizar é um dos papéis mais importantes de um gestor. Sempre digo que, para que se fale sobre determinado assunto, é preciso ter propriedade para tal, conhecimento. Participei ontem, representando os Secretários de Saúde dos municípios da Ammvi, da 455ª Assembleia Geral de Prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí. Entre os diversos assuntos abordados, priorizei o debate sobre os exames não padronizados, questionando sobre o bloqueio de compras de exames e procedimentos de alto custo. Esse bloqueio foi aprovado pelos Secretários de Saúde da região, no entanto, existem exames que não são padronizados pelo SUS, mas são expressivamente utilizados pelos usuários. Passamos mais de 30 dias sem autorizar angiotomografias e algumas ultrassonografias, por exemplo. A demanda, neste período, acabou acumulando. Temos, hoje, cerca 170 pessoas esperando a normalização do fornecimento via Município, destes exames. Os prefeitos entenderam a reivindicação, que também é de outros municípios, e votaram a favor do retorno na compra destes sete exames e procedimentos, pelo Consórcio de Saúde que nos atende. Por fim, fica registrado o sentimento de dever cumprido. Saúde é prioridade e deve ser tratada como tal”, ressalta Ramthun.

Durante a assembleia, foi comemorado, ainda, os 48 anos de Ammvi e discutidos assuntos como a duplicação da BR-470, finanças municipais, saneamento básico, transparência e demais assuntos de interesse dos municípios. 



Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • b24e1f3813003e2cb3b72b7c37281d09.jpg