Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Sebrae promove workshop de culinária pelo Pomerode Experience

Atividade teve como objetivo apresentar meios de modernizar a prática da culinária alemã, a fim de trazer ainda mais sabor e qualidade ao alimento.

a50f966e5cb446f9e38565dd39f26fe6.jpg Foto: -Chef Rodrigo Martins, que ministrou o workshopIsadora Brehmer/JP

Oferecer capacitação para os restaurantes de Pomerode. Este foi o objetivo do workshop promovido pelo Sebrae/SC, através do Projeto Pomerode Experience, realizado na segunda-feira, 23 de abril, no Restaurante Wunderwald, e que contou com a presença de diversos donos de restaurantes da cidade, a fim de se prepararem para o 14º Festival Gastronômico de Pomerode. 

Entre os temas abordados, estavam cozinhando com cerveja e elaboração de degustações criativas, cozinhando com alimentos premium de Pomerode e sobremesas e doces da cozinha alemã moderna. 

O workshop foi ministrado pelo Chef Rodrigo Martins e sua equipe, que já prestaram consultoria para mais de 70 empreendimentos gastronômicos no Brasil e no exterior, ao longo de 20 anos. Na atividade, o foco foi mostrar maneiras de tornar os processos de produção dos pratos mais modernos.

“O programa ‘a nova culinária alemã em Pomerode’ busca fazer com que os pratos sejam modernos, renovados e deliciosos. O nosso intuito, nesse momento, é utilizar dos nossos ingredientes, conhecer os novos ingredientes que entraram no mercado e iniciar a produção de alimentos bons que ainda não fazem parte do nosso dia a dia, ou seja, trazer modernização.  Modernizar nada mais é do que trazer o que nós precisamos hoje, atualizar o que fazemos e não há como fazer diferente, senão por meio da atualização das técnicas. Será o mesmo Eisbein, o mesmo chucrute, a mesma batata, mas com técnicas aprimoradas”, afirma o Chef.

Martins já contribuiu para alguns dos restaurantes mais renomados do país, sendo chef Consultor de 10 restaurantes no Brasil. Além disso, também chefiou a equipe técnica de programas de culinária e entretenimento na TV.

“O enfoque da capacitação é destacar os produtos locais, buscando manter a autenticidade e as tradições culturais, ao mesmo tempo que trabalha novas alternativas gastronômicas, proporcionando ao turista a experiência da gastronomia local”, explica Aloisio Vicente Salomon, analista do Sebrae/SC, que promove o Pomerode Experience.

A proprietária do Restaurante Wunderwald, Evanilde Geiger, diz que a expectativa dos participantes, num total de 12 empreendimentos, era grande com a vinda do Chef. “Sentimos a necessidade de inovar, de apresentar uma cozinha alemã mais moderna, mas sem abrir mão do gostinho tradicional. E o Chef, com toda sua experiência, nos ajudou neste sentido”, comenta.

Essa será a primeira de três capacitações que o Chef e sua equipe farão com os estabelecimentos do município. As próximas estão marcadas para maio e junho.

Sobre o Chef Rodrigo Martins 

Considerado um artesão da gastronomia brasileira, é formado, desde 1995, como Cozinheiro Chef Internacional The Culinary Institute of America e Senac Águas de São Pedro. Em 1997 e 2003, representou o Brasil no Bocuse D’Or, o mais importante torneio de gastronômico do mundo, realizado em Lyon na França, conquistando o décimo lugar, ainda hoje, o melhor posicionamento brasileiro na competição. Discípulo do mestre Laurent Suaudeau, já realizou mais de 70 empreendimentos gastronômicos no Brasil e no exterior.

Saiba mais sobre o Pomerode Experience 

O projeto do Sebrae/SC, ocorre na cidade desde o ano passado. No total, 34 empreendedores dos segmentos hoteleiro, gastronômico, comércio e outros negócios ligados ao turismo, participam de uma consultoria, com 20 meses de duração.

O treinamento busca fortalecer a presença dos visitantes na cidade, proporcionando experiências sensoriais, que aumentem a competitividade do município como destino turístico.



Galeria de fotos: 4 fotos
Créditos: Isadora Brehmer/JP Divulgação Isadora Brehmer/JP Isadora Brehmer/JP
Tags:
Veja também:









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg