Jornal de Pomerode - Santos-historia-registrada-na-arquitetura-66163 
Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Santos: história registrada na arquitetura

Ainda no Centro Histórico, o turista tem como opção o passeio de bonde, que era usado para o transporte de pessoas no fim do século XVIII até metade do século XIX

517c99a1c5d0fcb5f50e960b190321ee.jpg Foto: Divulgação

Uma cidade com 472 anos de história. Santos, situada no litoral de São Paulo, fica localizada a 75km da capital paulista e chama a atenção por registrar, em sua arquitetura, a história do Brasil. O munícipio abriga o maior porto da América Latina e por isso, muitos imigrantes vieram se instalar na cidade. No Centro Histórico de Santos é possível encontrar, em sua arquitetura, a decoração rústica de construções com mais de 200 anos de existência. Foi lá que foi construída a primeira estação de trem do Estado de São Paulo e, hoje, é um dos principais atrativos turísticos da Baixada Santista. Ainda na região do Valongo, fica localizado o Museu do maior jogador de todos os tempos: Pelé. O museu foi instalado nos antigos Casarões do Valongo, que foram reconstruídos e restaurados.

Ainda no Centro Histórico, o turista tem como opção o passeio de bonde, que era usado para o transporte de pessoas no fim do século XVIII até metade do século XIX. O bondinho, como é conhecido na cidade, inclui em seu roteiro uma volta por todo o Centro Histórico Santos. Ainda nessa região, o Museu do Café também é uma ótima opção para se visitar. O local era conhecido, antes, como Bolsa do Café, inaugurado em 1922, tinha a presença da elite cafeeira paulista. E você sabia que muitas novelas e, até mesmo filmes, já utilizaram como cenário as ruas do Centro Histórico de Santos? Terra Nostra, teledramaturgia lançada em 2000 pela Globo, utilizou o lugar para realizar algumas de suas cenas. A série JK, também da Rede Globo, que conta a história de Juscelino Kubitschek, também usou a localidade como cenário para algumas cenas.

Saindo um pouco do centro da cidade, Santos chama a atenção pela grande extensão de suas praias, abrigando o maior jardim praiano do mundo, com mais de 5km de extensão, homologado pelo World Guiness Records. O local é uma grande fonte de recursos biológicos e espécies de flores e pássaros. A preservação e o cuidado com a flora do ambiente praiano santista, permeado de palmeiras e amendoeiras, são resultados de um trabalho em conjunto dos departamentos de meio-ambiente da região, muitas vezes ligados à universidades ou à instituições biológicas. Toda a praia possui uma faixa para ciclovias e caminhadas, fazendo a festa dos amantes do esporte. Também se destaca na questão de infraestrutura e possui uma grande quantidade de quiosques e barracas, para quem não quer sair da praia para comer ou beber algo. Além disso, a praia se destaca por sua grande faixa de areia, boa para quem gosta de jogar um futebol, disputar uma partidinha de vôlei ou bater um frescobol.

E, continuando a falar de esportes, Santos é a cidade onde Pelé se destacou jogando futebol. E foi no Santos Futebol Clube que o jogador fez história no Brasil. A Vila Belmiro, casa do “Peixe”, conhecida assim por seus torcedores, foi inaugurada no ano de 1916 e é considerada pelos amantes do esporte, como um dos estádios que não perderam a essência do futebol raiz. A “Vila Famosa” tem um memorial do clube, com um passeio pelo estádio, acesso aos vestiários e sala de imprensa, perfeito para os torcedores do Alvinegro Praiano e também para quem ama o futebol por si só.

E, como dito no começo do texto, Santos abriga o Maior Porto da América Latina. E é de lá que saem a grande maioria dos cruzeiros em direção às Américas, Europa e outros continentes, pois, a cidade também é dona do Maior Terminal Náutico de Passageiros do Brasil e quase um milhão de passageiros passam pelo local.

 



Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos: Divulgação
Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg