Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Saiba mais sobre o Dekton e os Escovados, da Marmoraria Hardt

Dois revestimentos apostam na tecnologia para oferecer mais qualidade a quem os utiliza

6122493241ad344370f0f729e6bcf9b4.jpg Foto: Divulgação

O Dekton é um material industrializado inovador, uma mistura sofisticada das matérias-primas utilizadas para fabricar vidro, porcelana de última geração e superfícies de quartzo. Para sua fabricação, é utilizada a exclusiva tecnologia “TSP” (Tecnologia de Partículas Sintetizadas), um processo tecnológico que implica uma versão acelerada das alterações metamórficas que a pedra natural sofre ao ser exposta à alta pressão e à alta temperatura durante milênios, garantindo uma maior adesão das partículas minerais umas às outras e tornando, assim, a estrutura interna mais compactada.

Produto desenvolvido pela Cosentino (mesma empresa proprietária da marca Silestone) em 2013 e beneficiada pela Marmoraria Hardt desde então, o Dekton é uma superfície ultracompacta, com espessura a partir de 8mm, que oferece aplicações praticamente ilimitadas: escadas e pisos de alto tráfego, bancadas e pias de cozinha e banheiro, fachadas ventiladas, revestimento de paredes internas e externas e até mesmo piscinas.

Para sua utilização, não é possível fazer cubas esculpidas, já que, por ser um material mais seco, o mesmo não aceita cantos retos. Também não é possível fazer rebaixo usinado, por sua estampa ser superficial e, além disso, tratando-se de peças em L, não é possível fazê-las inteiras, exigindo emendas.

Sobre suas diversas vantagens, destacamos a resistência aos raios UV, o que permite sua utilização tanto em áreas internas como externas, não sofrendo alterações de cor ao longo do tempo; e a resistência à riscos, sendo recomendada, apesar disso, a utilização de tábuas de cortar para proteger os seus utensílios domésticos.

A superfície Dekton é, também, completamente à prova de manchas, até as mais difíceis de remover normalmente, como vinho, café, marcadores ou ferrugem. Considerando sua porosidade extremamente baixa (facilitando a limpeza e prevenindo, naturalmente, a penetração de líquidos e gases) e o fato de não conter resinas, possui alta resistência a químicos.

O baixo coeficiente de expansão térmica do Dekton torna-o à prova de choques térmicos, tanto em condições de calor extremo quando de frio extremo, além de suportar temperaturas elevadas sem queimar ou rachar. 

Escovado

Unindo rusticidade e suavidade, o acabamento escovado vem sendo cada vez mais explorado por profissionais da área. Com ele, a superfície da pedra aparenta estar sem brilho, mas ainda com aspecto macio ao toque e bastante impermeável, além de exaltar a coloração original do material e ser levemente mais antiderrapante que o acabamento polido. Assim, ele pode ser utilizado em área para churrasco, espaços gourmet e outros ambientes, principalmente, não molhados. 

A pedra, com ele, apresenta uma textura única, o que exige mais tempo de produção, mas transforma o material e torna-o mais versátil ainda, sendo utilizado em bancadas, pisos, painéis, bordas de piscinas, etc.



Galeria de fotos: 3 fotos
Créditos: Divulgação Divulgação Divulgação
Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg