Jornal de Pomerode


Cartório Eleitoral de Pomerode realiza atendimento aos eleitores de Rio dos Cedros

Eleitores do município vizinho devem vir a Pomerode para realizar os serviços relacionados ao assunto. A medida é resultado do processo de rezoneamento eleitoral que ocorreu em todo o estado e que ameaçava extinguir algumas zonas eleitorais em todo o estado.

0a42349da5250d125f04de3d43f26a63.jpg Foto: Matheus Martins/JP

A partir de segunda-feira, dia 13 de novembro, o Cartório Eleitoral de Pomerode passará a realizar, também, o atendimento aos eleitores da cidade de Rio dos Cedros, que só poderão realizar os serviços de novos títulos, transferências, cadastros de partidos políticos, cadastramento biométrico, entre outros, no Cartório pomerodense. No total, 8.291 habitantes de Rio dos Cedros precisarão se deslocar a Pomerode para realizar estes serviços. 

A medida é resultado do processo de rezoneamento eleitoral que ocorreu em todo o estado e que ameaçava extinguir algumas zonas eleitorais em todo o estado. O município de Pomerode, para manter a sua zona eleitoral, precisou incorporar o atendimento a Rio dos Cedros. 

Ao todo, além de Pomerode, outras 42 zonas eleitorais sofreram modificação após a aprovação da Resolução TSE nº 23.520/2017, que apontou as diretrizes para extinção e remanejamento de zonas eleitorais em todo o país, e que tem o objetivo de promover economia de recursos e equilíbrio na distribuição das unidades e do atendimento pelo país.

O equilíbrio tem a ver com situações detectadas pelo TSE, que observou municípios com o mesmo número de eleitores, mas quantidade de zonas eleitorais muito diferentes. Já a economia viria porque, sem zona eleitoral, também não há juiz, promotor, chefe de cartório e assistente de chefe de cartório, entre outros cargos designados exclusivamente para estas estruturas.

Antes do rezoneamento, os eleitores de Rio dos Cedros faziam parte da zona eleitoral de Timbó, que, a partir de agora, passará a atender, além dos eleitores da própria cidade, as pessoas de Doutor Pedrinho e Benedito Novo. 

Cadastramento biométrico 

O Cartório Eleitoral de Pomerode, anexo ao Fórum da cidade, relembra que tanto os eleitores pomerodenses, como os de Rio dos Cedros, precisam se programar para fazer o cadastramento biométrico para a próxima eleição. O Chefe de Cartório de Pomerode, Rafael Leon Menezes Sanches, ressalta que a população precisa aderir ao programa, devido à meta estipulada pelo Tribunal Eleitoral Regional, que exige o cadastramento de 25% da população até maio de 2018.

Para fazê-lo, o eleitor deve ir até o Cartório Eleitoral com a identidade e um comprovante de residência. O atendimento pode ser agendado no site do TRE (www.tre-sc.jus.br), o que garante preferência na hora do atendimento, que acontece de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, no Fórum de Pomerode. É recomendado que os eleitores se cadastrem o quanto antes para evitar filas. 

Os eleitores de Rio dos Cedros também deverão fazer o cadastro biométrico aqui, bem como, outros serviços ligados aos trâmites eleitorais. 



Tags:
Veja também:









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg