Jornal de Pomerode


Pomerode recebeu o Secretário de Saúde do estado para firmar convênio de repasse

Após seis meses de negociações, Pomerode recebeu o Secretário de Saúde do estado, Vicente Caropreso, na tarde de segunda-feira, 14 de agosto, para firmar e assinar o convênio de repasse para a obra de ampliação, reforma e construção do Posto de Saúde do Centro.

ee4f4575c028965637ac49eb1f6fa0cf.jpg Foto: Tatiane Hansen/JP

A espera acabou. A frase não poderia ser melhor para enaltecer o longo período em que a burocracia foi o principal empecilho. Após seis meses de negociações, Pomerode recebeu o Secretário de Saúde do estado, Vicente Caropreso, na tarde de segunda-feira, 14 de agosto, para firmar e assinar o convênio de repasse para a obra de ampliação, reforma e construção do Posto de Saúde do Centro.

O valor de R$ 412 mil é proveniente do Fundo Catarinense para Desenvolvimento da Saúde e será destinado ao Fundo Municipal de Saúde, que efetuará a gestão do dinheiro.

A unidade de saúde Alwin Klotz foi desativada há cerca de quatro anos, quando o prédio foi interditado pela administração pública à época, sob alegação de riscos aos colaboradores, bem como, de queda.

Os anos passaram e a unidade foi - e ainda é - a principal promessa de campanha da atual gestão, Ércio Kriek e Gladys Sievert, que teve o prazo inicial de conclusão ampliado para fim deste ano. “A burocracia e a necessidade de fazer um projeto completo e que atenda a população a longo prazo nos fez compreender que o prazo inicial, que era julho deste ano, não seria atendido. Sendo assim, a unidade se transformará, agora, em uma policlínica, atendendo aos anseios da comunidade.

Lamentamos que essa obra ainda não possa ser entregue, mas enaltecemos que, com sua conclusão nos próximos meses, Pomerode será muito bem atendida pelos próximos anos. Aqui, nossa prioridade foi pensar no futuro e na população. Afinal, a política é isso, gerir por pessoas”, reitera o prefeito Ércio Kriek.

As obras de reforma já foram iniciadas, mesmo sem a confirmação da verba estadual. No entanto, recentemente, estiveram paradas por falta de verba. “Estamos imensamente felizes com a assinatura e confirmação deste convênio. Com isso, as obras podem continuar e, com certeza, em breve, a população poderá ser beneficiada com a nova policlínica. Eu aproveito, ainda, para agradecer a empresa que deu início às obras, mesmo sem a certeza do repasse, mostrando que Pomerode é uma cidade com crédito e boa reputação, baseada na confiança e honestidade”, completa Kriek.

Caropreso também comemora o repasse. “Na primeira visita em busca do recurso, eu me comprometi a trazer o dinheiro a Pomerode, tendo em vista a importância e necessidade desta obra. Hoje, após toda a burocracia, eu posso vir aqui, assinar e garantir que o dinheiro será depositado na conta do município. É com imensa alegria que firmo este convênio”, ressalta o secretário.

O presidente da Câmara, Rafael Pfuetzenreiter, lembrou, ainda, o valor gasto com aluguéis. “Nestes quatro anos, infelizmente, foram gastos mais de um R$ 1 milhão em aluguéis e adequações com os espaços que foram locados para atender a população. Dinheiro público, dinheiro que poderia estar sendo investido em outro lugar.

Esse dinheiro não volta mais, então, precisamos comemorar o que nos foi repassado hoje, acelerar as obras para que, enfim, a policlínica possa estar à disposição da comunidade pomerodense”, frisa.

Rafael Ramthun, secretário de Saúde de Pomerode, agradeceu o repasse e enalteceu a obra. “Hoje eu quero agradecer a presença de nosso secretário estadual e o cumprimento de sua palavra. Essa reforma, além de ser uma promessa de campanha, é, acima de tudo, um anseio de nossa comunidade e profissionais, que, em breve, poderão contar com um amplo espaço, moderno, adequado e dentro de todas as normas para um atendimento de qualidade. Estou imensamente honrado e feliz em poder fazer parte deste novo capítulo”, finaliza.

O encontrou contou com a presença, ainda, de secretários, vereadores, presidentes de partidos e imprensa.



Veja também:
Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos: Tatiane Hansen/JP









Publicidade

  • f782967c3aaf9debcc3e55baaade247c.jpg